Lago di Como

Seguimos viagem a partir do Lago Garda, pelo vale do rio Pó, a caminho do Lago di Como. Este lago localiza-se entre os Alpes e o vale do rio Pó, perto da fronteira com a Suíça e tem o formato de um "Y" invertido.

O nosso passeio foi realizado pela estrada escavada na encosta rochosa das montanhas que o circundam, com muitos pequenos túneis  e uma das faixas de rodagem que cai a pique sobre o lago. Para nós essa faixa ficava do nosso lado (o lado direito de quem circula de Lecco para Bellagio),  Esta estrada circunda as margens, na zona interior do “Y” invertido, a sul do Lago di Como, unindo as cidades ribeirinhas de Lecco, Bellagio e Como.

Com uma área de 146 km², é o terceiro maior lago da Itália. Desde os tempos romanos o Lago di Como é conhecido como Lario, nome que deriva do latim Larius Lacus. Hoje em dia o termo mais empregado é lago di Como, referindo-se à cidade mais populosa que existe junto ao lago, Como situada a sudoeste do lago.

As cidades de Lecco e Como estão situadas nas pontas do "Y" invertido, a sudoeste e sudeste respetivamente. As pequenas cidades de Bellagio, Menaggio e Varenna, estão situadas na intersecção dos três ramos do lago e podem também ser visitadas facilmente através de barcos ou balsas, para quem não se quiser aventurar por estreitas estradas, em precipício.
O Lago de Como é circundado por montanhas altíssimas, com altitudes cima de 2.000 m e também por serras baixas bastante arborizadas. As cidades maiores concentram-se nos vales mais largos de clima ameno e nas planícies são encontradas em alguns lugares em redor do lago.
A paisagem observada das margens do Lago di Como, como é habitual nos lagos de montanha, possui singularidades ambientais e paisagísticas de grande beleza cénica. Ao final da tarde, quando fixemos o percurso turístico, em alguns locais, uma leve camada de nevoeiro elevava-se do enorme espelho de água, ficando confinada entre as montanhas e conferindo uma atmosfera mística ao lugar. O pôr-do-sol é de uma beleza ímpar e absolutamente inesquecível.

As enormes montanhas escarpadas que cercam o lago crescem vertiginosamente junto às suas margens, permitindo apenas uma breve linha de casarios brancos na sua base. Em alguns lugares as casas trepam pelas encostas, em ingremes levadas quase a partir do nível da água do lago.

O Lago di Como é um exemplo vivo da ação dos glaciares que outrora existiram, responsáveis por um valioso conjunto de acidentes orográficos que caracterizam a geografia do lugar onde se encontra e que são responsáveis pela sua particular beleza. Por estas razões o lago é um destino romântico, charmoso, agradável e tranquilo, com a vantagem de estar muito próximo de Milano (Milão).

Na zona angular (formada pelo “Y” invertido) localizada no ponto extremo do triângulo lariano, na península que divide o Lago di Como em dois braços meridionais, situada na margem sul do lago, encontra-se a povoação de Bellagio, “la perla del lago” (a pérola do lago).

É uma cidade que se encontra sobre o promontório do Monte Nuvolone com seus 1.094 m de altura, que outrora era um antigo vilarejo de pescadores. O seu nome significa "belo lago" e é uma atração turística, desde o século XIX.

Graças às suas estreitas ruas de paralelepípedos, vistas deslumbrantes e casas de fachadas impecáveis, esta gloriosa villa ajardinada, é considerada a cidade mais bonita de toda a Europa. Do passeio público à beira do lago vê-se ao norte, o impressionante maciço alpino.

Fonte: Wikipédia.org / http://www.initaly.com/

Nenhum comentário: