Visita a Milano – 1º Dia – Parte III

Voltámos novamente à Piazza del Duomo e dali, seguimos em direção à chamada Piazzetta Reale, que se encontra à direita da fachada do Duomo, em posição oposta à Galeria Vittorio Emanuele II.
Ali se encontra a fachada principal do Palazzo Reale, que segue a linha de um antigo pátio demolido, formando uma entrada à Piazza del Duomo.
Este palácio foi sede do governo da cidade desde a baixa Idade Média, quando era designado por Palazzo del Broletto Vecchio e também como Palazzo dell'Arengo. O velho palácio viu o seu papel de centro político ser reforçado após a ocupação pelas famílias, della Torre (ou Torriani), Visconti e Sforza.
A partir de então, tornou-se cenário do pomposo cotidiano da corte, testemunhando nomeações e receções solenes. Mais tarde sob domínio da Áustria, o Palazzo Reale foi então revestido com ornamentos e decorações inspiradas no barroco tardio, antes de ser submetido a uma grande remodelação neoclássica no fim deste século, idealizada por Giuseppe Piermarini, tornando-se a partir daí na residência oficial dos regentes.
Caminha-se pela Piazza del Duomo em direção à Via Mercanti. A Via Mercanti é uma rua só aberta a peões, que liga a Piazza del Duomo à Piazza Cordusio.
O início da Via Mercanti, fica a Piazza dei Mercanti escondida a noroeste, em frente ao Duomo. A Piazza dei Mercanti era o centro das atividades oficiais durante a era medieval e ali existem, em seu redor, alguns antigos e belos edifícios. É limitada nos quatro lados por esses edifícios e suas entradas são estreitas. Este é um local cheio de história, uma vez que é um lugar remanescente da Milano medieval, e vale a pena um olhar atento, por essa mesma razão.
Ao longo de suas laterais os palácios são uma presença que se nota e outrora abrigavam lojas antigas, pertença dos artesãos, daqueles tempos e em tempos medievais este era o centro comercial de Milano. Até ao início do séc. XX, a bolsa de valores esteve ali alojada desde o séc. XVI, no Palazzo dei Giureconsulti, também situado na Via Mercanti.
O edifício mais atraente da Via Mercanti é o Palazzo della Ragione. No primeiro andar, o “Broletto”, funcionava a Câmara Municipal medieval e por baixo dela, um espaço aberto por baixo de pórticos, era usado para os mercados. Um baixo-relevo por cima das arcadas, representa Oldrado di Tressano, o prefeito milanês, que organizou a construção do palácio em 1228.
A seguir a Via Mercanti, desemboca na Piazza Cordusio, principal centro de transportes elétricos da cidade. A Piazza Cordusio está situada no centro de Milano, entre a Via Mercanti e a Via Dante e no centro de um cruzamento de outras ruas que ali se cruzam.
Na Piazza Cordusio, ficámos um bocado de tempo, vendo um artesão chinês de meia-idade, possivelmente um artista cozinheiro, que habilidosamente fazia maravilhas cortando legumes.
Toma-se de novo a caminhada pela Via Dante, uma comprida e charmosa rua localizado entre a Piazza Cordusio e o Largo Cairoli, que nos leva até ao Castelo de Milano, o famoso Castello Sforzesco. Esta é uma rua sempre cheia de turistas, que em todas as épocas visitam Milano e onde se pode desfrutar de um bom almoço ou jantar, bem como de um lanche ou cappuccino, num dos muitos restaurantes e cafés localizados ao longo do seu calçadão. E foi precisamente o que nós fizemos...
Passa-se o Largo Cairoli, que possui ao centro um grande e imponente monumento dedicado a Garibaldi, uma das mais notáveis figuras da unificação italiana. Dali tem-se uma visão magnífica do Castelo Sforzesco, que se destaca dominando o topo da Via Dante.
O Castello Sforzesco é um antigo castelo medieval de Milano, construído no séc. XV por Francesco Sforza, que se tornou pouco depois Duque de Milano, sobre restos duma fortificação anterior datada do século XIV. Atualmente acolhe várias coleções dos museus e galerias de arte da cidade.

Fonte: http://www.virtualtourist.com / Wikipédia.org

Nenhum comentário: