Antes da partida de Milano no dia seguinte, e após a saida do parque de campismo, ainda fomos até ao centro da cidade para a compra de novas bicicletas (que já nos faziam falta), no Decatlon da cidade, situado no Largo Cairoli no final da Via Dante e perto do Castelo Sforzesco.
A chegada a Torino (Turin, em piemontês), foi realizada ao princípio da noite. Como a cidade não possui parques de campismo proximos da cidade, nem áreas de serviço para autocaravanas, colocámos o GPS à procura de um bom local para a pernoita, que fosse utilizado por autocaravanistas. Essa zona estava situada na periferia de Torino, a este da cidade, onde se encontrava um descampado, situado perto de uma feira de diversões e onde se encontravam já alguns caravanistas.
A noite decorreu calma e sem qualquer sobressalto e no dia seguinte fomos até ao centro da cidade e ali iniciámos a visita aos locais mais emblemáticos da cidade.
A cidade de Torino fica na extremidade ocidental da planicie do rio Pó e localizada no noroeste da Itália. É cercada a oeste pelos Alpes e a leste pelos morros de Monferrato.
É a capital e maior cidade da região do Piemonte, tendo sido a capital de Itália, entre 1861 e 1864. Foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.
Três grandes rios passam pela cidade: o Pó e dois de seus afluentes, o Dora Riparia (do celta duria, água, mais tarde alterado para "Duria Minor" pelos romanos) e o Stura di Lanzo e Sangone. Na riva oriental, o Pó tem como afluentes riachos que nascem nos morros Monferrato.
Torino é uma das cidades industriais mais importantes da Itália, sendo considerada a capital do automóvel. Nasceu como uma antiga colónia romana com o nome de Augusta Taurinorum, e tornou-se importante a partir do séc. XII, graças ao poder dos Savoia que a engrandeceram até transformá-la em capital do reino no séc. XVI.
A transformação da cidade teve depois outras fases importantes: em 1500, em 1600 com a presença do arquiteto Guarino Guarini e após em 1700 com o arquiteto Iuvarra. O momento histórico mais importante de Torino foi o situado entre os anos 1861 a 1865, quando a cidade foi a capital da Itália unificada.
O seu meio urbano é muito diferente das outras cidades italianas, uma vez que por vontade dos Savoia a cidade ficou organizada como as cidades francesas, apresentando um aspeto francês severo, com largas ruas de paralelepípedos, que se encontram em ângulos retos, sendo cortadas por inúmeras linhas de elétrico, que fazem o seu piso muito desconfortável, para quem se desloca pela cidade de carro ou autocarro.
A mais importante das suas ruas centrais é a famosa Via Roma que se encontra situada entre praças espaçosas, caracterizadas por uma geometria regular, entre as quais se encontra a muito central Piazza Castello, onde se encontra a histórica estação ferroviária Porta Nuova, incluindo no seu caminho a Piazza CLN e terminando na Piazza Carlo Felice.
Fonte: http://www.oyo.com.br/ / http://www.initalytoday.com/ / Wikipédia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário