Visita a Torino - Parte II - Palazzo Madama

Ao chegarmos ao centro da cidade, deixámos a autocaravana num estacionamento do Corso Regina Margherita, um pouco antes da Piazza della Repubblica e seguimos a pé até à central Piazza Castello, onde ficam situados os alguns dos principais ícones da cidade.
O Corso Regina Margherita (conhecido simplesmente como o Corso Regina) é uma das principais avenidas da cidade de Torino, que a atravessa de leste a oeste, delimitando a área norte do centro histórico da cidade. Maria Teresa Giovanna di Savoia, a primeira rainha da Itália, esposa do rei Umberto I de Itália, o segundo soberano da Itália unificada. A avenida foi traçada no séc. XIX, quando a cidade ultrapassou o perímetro das muralhas da cidade antiga, quando começou a tornar-se uma cidade industrial.

A partir da praça octogonal, agora chamada Piazza della Repubblica, seguimos a partir da Contrada di Porta Palazzo, pela Via Milano, até à Via Garibaldi. Este primeiro trecho por onde se caminha, mantém a uniformidade arquitetónica nas fachadas dos edifícios situados na praça, embora sem pórticos.

A partir da Via Garibaldi, segue-se a Via Milano debaixo dos porticos de belos edifícios. Entre pórticos e ao aproximarmo-nos da Piazza Castello, observa-se a fachada do Palazzo Madama, do séc. XVII. O seu curioso nome deve-se ao fato de ter sido a morada da “Madama Reale” Maria Cristina, regente de Carlo Emanuele II di Savoia.

O Palazzo Madama é um dos edifícios mais representativos da história milenar de Torino. Este belo palácio possui uma fachada barroca de 1721, feita por Filippo Juvarra, que infelizmente se encontrava com obras de limpeza.

Hoje o Palazzo Madama, é a sede do Museu de Arte Antiga da cidade, que abriu as portas do palácio após um fechamento de 18 anos.
Uma visita ao seu interior, proporciona admirar a maravilhosa escada desenhada por Juvarra, fazendo um itinerário que nos mostra as escavações arqueológicas do Tribunal Medieval, os apartamentos barrocos de duas das reais senhoras, Cristina de França e Maria Giovanna Battista de Sabóia, o Salão do Senado, que sediou as Câmaras do Parlamento, após a unificação italiana, e as três grandes salas no segundo andar, que abrigam a coleção de artes decorativas do museu.

Nenhum comentário: