Joseph Mallord William Turner (1775 – 1851)


Londres, 23 de Abril de 1775 - Chelsea, 19 de Dezembro de 1851

Turner foi um pintor romântico londrino, considerado por alguns, um dos precursores do Impressionismo, em função dos seus estudos sobre cor e luz. Sobre Turner escreveu muito bem Richard Lacayo, na revista TIME de 2 de novembro de 2007, afirmando que “embora pudesse desenhar com precisão molecular, seu impulso não era delinear a forma mas sim dissolvê-la.”
Este é o quarto de vários documentários realizados pela BBC, subordinados ao tema “O Poder da Arte e que nos revelam a vida e obra de alguns dos grandes mestres da arte universal.


Fonte: http://www.youtube.com/ http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Turner

O Tarzan só existe no cinema, não na vida real!?...

"É preciso ler histórias de crimes e descrições de situações anárquicas para saber do que o homem é realmente capaz no que diz respeito à moral. Esses milhares de indivíduos que, diante dos nossos olhos, se empurram desordenadamente uns aos outros no trânsito pacifico, devem ser vistos como tigres e lobos, cujos dentes são protegidos por fortes focinheiras."
 
Arthur Schopenhauer, in "A Arte de Insultar".

«Aprender uns valores morais? Para quê? Não quero que me imponham o que acham que está bem ou mal. Não desejo ser dominado nem manipulado por ninguém. Na minha opinião, cada um de nós deve escolher livremente os seus próprios valores. Não aceito as pessoas que se armam em sabichões e que tentam impor aos outros o seu modo de ver a vida. Prezo muito a minha independência para me deixar influenciar por quem quer que seja».

São palavras de um jovem dos nossos dias. Manifestam uma mentalidade muito difundida na cultura atual: pensar que qualquer influência dos outros no nosso modo de pensar debilita a nossa personalidade. Por isso, entre outros motivos, a formação moral é vista com receio. Parece um modo de nos roubarem a liberdade e a independência. Ora, esta mentalidade é profundamente simplista e superficial ? e é muito pouco séria.

Toda a nossa existência está influenciada diretamente por aqueles com quem convivemos. Basta considerar o nosso crescimento desde que nascemos. Viemos ao mundo como o mais dependente dos seres vivos. Éramos incapazes de quase tudo durante vários anos ? e não sabíamos nada. Tivemos que aprender todas as coisas, começando pelas mais simples. Fomos influenciados diretamente por aqueles que estavam ao nosso lado.

O nosso desenvolvimento corporal não se teria efetuado sem a alimentação que outros nos proporcionaram. Algo similar aconteceu com a nossa inteligência. Não teríamos conseguido progredir na vida intelectual e moral se não tivéssemos sido ajudados pelos nossos pais, professores e amigos. Muita da experiência acumulada pelas gerações passadas foi-nos transmitida com toda a naturalidade. E nessa altura, nem nos dávamos conta de como toda essa “informação” influenciaria o nosso modo de pensar e, consequentemente, de viver.

Infelizmente, existem alguns exemplos na História da Humanidade de crianças “educadas” diretamente pelos animais. Penso que nenhum de nós inveja tal “educação” por estar isenta de influências e de imposições de “valores acumulados”. O mito do bom selvagem é isso mesmo: um mito. O Tarzan só existe no cinema ? não na vida real.

A pretensão de pensarmos de um modo totalmente independente procede do esquecimento ingénuo das nossas limitações como seres humanos. E convém recordar que não é por esquecermos as nossas limitações que elas desaparecem. É um triste erro considerar que o modo como pensamos deve ser alheio a toda a influência ou colaboração dos outros. É verdade que podem existir influências negativas. Mas é um reducionismo pensar que todas as influências o são. E é, muitas vezes, uma injustiça atribuí-las às pessoas em quem dizemos confiar.

Resumindo: receber dos outros ? pessoas que merecem a nossa confiança ? uma boa formação não pode ser identificado de modo algum com ser dominado ou manipulado por eles. Muito pelo contrário. A verdadeira formação, na qual se incluem os valores morais, torna-nos mais livres e menos manipuláveis. Aprendemos, com a ajuda de outros, a pensar com a nossa própria cabeça, e não a partir de “slogans” superficiais que estão muito difundidos.


Pe. Rodrigo Lynce de Faria, in A Aldeia (http://educacao.aaldeia.net/)


Nota do autor deste blogue: A televisão por exemplo inicia o público infantil na socialização e nela se faz a apresentação da criança ao mundo do consumo e vice-versa. Quando completa seis/sete anos e entra pela primeira vez numa sala de aula, a criança já chega mais ou menos socializada (pela cultura do consumo), mais ou menos educada (pelo consumo) e, pior, mais ou menos vacinada contra a educação que procura cultivar os valores éticos próprios de um projeto de democracia e de cidadania.
 
É pouco, muito pouco, o que o professor ainda pode fazer!…

No entanto, mesmo com muito pouco, tenho testemunhado uma educação para a perversidade, cada vez mais comum. É um tipo de deseducação que na prática se traduz pelo estímulo à fraqueza de caráter. E como aquilo que deseduca, também educa, teremos por certo daqui a alguns anos muitíssimos adultos naturalmente perversos. E tal como os primeiros hominídeos, passavam as formas de trabalhar os materiais de geração em geração, teremos nas próximas gerações, sem dúvida nenhuma, uma sociedade de valores cruéis ou mesmo sem nenhuns valores.

Será que já não é assim???...

“Subir a pulso na vida”


 “Subir a pulso na vida” era uma expressão laudatória que se ouvia, aqui há uns anos atrás, a propósito de alguém que, de origem humilde, partindo do nada ou de quase nada conseguia, por mérito próprio ir subindo na vida, degrau a degrau, penosamente, mas corajosamente, até ao fim de alguns, bastantes anos, atingir uma posição de destaque na sociedade: fosse na ciência, fosse na arte, fosse nos negócios, fosse na política.
Essas pessoas eram raras (o exercício não era fácil) e, por isso, também eram conhecidas e célebres.
Só que a expressão caiu em desuso porque de repente, muitas pessoas começaram a subir rápida e facilmente na vida. Ontem funcionários de balcão de qualquer banco de província, técnicos de câmara remota, maus estudantes envolvidos em juventudes partidárias, hoje são administradores de grandes empresas estatais, ministros, deputados.
Começa-se no ensino secundário em qualquer juventude partidária e, na maior parte dos casos, aí se fica. Transita-se para a Universidade e se for em agitação e propaganda (o curso pouco importa) pode chegar-se a deputado e daí a ministro. Dos bancos da escola para o governo sem passar por um daqueles empregos onde se tem que ganhar a vida e a aprender o que ela é.
Em cinco ou seis anos passaram, por prestidigitação política, do zero ao topo de escala. Sem esforço nem mérito visível.
Sem truques políticos, mas por um processo artificioso, hoje chega-se a juiz aos 24 e 25 anos, sem experiência de vida nem amadurecimento de carácter. Não são maus os jovens juízes: são só inexperientes e, principalmente, imaturos. O mesmo se diga da carreira docente.
Resumindo: hoje poucos são os que têm o mérito de ter subido a “pulso” na vida. Mas muitos têm o demérito de terem subindo, muito é certo, mas sem pulso. Não na vida, mas na carreira.
Os primeiros – raros – lá andam a labutar em atividades diversas, todas privadas. Os segundos andam a (des) governar-nos, a julgar-nos, a maçar-nos e a sugar-nos.
Precisamos, urgentemente, de voltar a ser dirigidos, em todos os escalões da vida pública por quem nela tenha subido "a pulso" isto é, por mérito, com esforço e competência. E com todo o trabalho honesto que isso implica.


Por M. Moura-Pacheco, Professor Universitário aposentado, Diretor do Jornal “A Ordem”, do Porto.

Publicado por: http://canticosdabeira.blogs.sapo.pt/76975.html


Nota final: Quando se chega a uma certa idade, o mínimo que nos é devido, é o respeito. Mas infelizmente nestes tempos que vivemos, nem mesmo a isso temos direito!...

Marte: O Planeta Vermelho

"Marte: O Planeta Vermelho" é 3º e mais um dos episódios de uma série de 12 documentários relativos ao tema geral “O Universo”.

Marte é o quarto planeta a contar do Sol e é o último dos quatro planetas telúricos no sistema solar, situando-se entre a Terra e a cintura de asteroides.

Marte tem calotes polares que contêm água e dióxido de carbono gelados, o maior vulcão conhecido do sistema solar, o Olympus Mons, um desfiladeiro imenso, planícies, antigos leitos de rios secos, tendo sido recentemente descoberto um lago gelado.

Os primeiros observadores modernos interpretaram aspetos da morfologia superficial de Marte de forma ilusória, que contribuíram para conferir ao planeta um estatuto quase mítico: primeiro foram os canais; depois as pirâmides, o rosto humano esculpido, e a região de Hellas no sul de Marte que parecia encher-se de vegetação sazonalmente, o que levou a imaginarem a existência de marcianos com uma civilização desenvolvida. Hoje sabemos que outrora poderia ter existido água abundante em Marte e que possivelmente se tivesse surgido vida primitiva.

Vale a pena ver, de preferência em tela cheia.



Fonte: http://pt.wikipedia.org/ http://www.youtube.com/

Braga - 2º Dia - Feira Medieval - Parte IV



Ao caminharmos pelas ruas do centro histórico de Braga apreciando a Feira Medieval, observamos que é uma cidade bastante jovem, mas também bem tradicional, repleta de tradições e repleta de locais a visitar.
Braga é talvez o principal centro religioso do país, sendo conhecida pelas muitas igrejas barrocas, esplêndidas casas do séc. XVIII, jardins e parques bonitos e bem elaborados.
Já em pleno centro histórico caminha-se pela rua Eça de Queirós, onde a animação de rua relativa às várias atividades da feira se encontrava no seu auge. Essa animação camuflava naquele dia alguns dos recantos mais bonitos da cidade, que passavam quase despercebidos porque tapados pelas indumentárias. O Jardim de Santa Bárbara é um desses lugares, que se encontrava quase encoberto pelas barracas dos feirantes.

O Jardim de Santa Bárbara é um dos mais belos de Portugal e fica localizado na parte de trás do Paço Episcopal. É um local de influência renascentista do séc. XVI, que reúne nos seus muitos canteiros, uma grande variedade de flores multicores num resultado quase divino. No centro do jardim encontra-se uma fonte, com imagem que representa Santa Bárbara, que lhe deu o nome. É uma verdadeira surpresa descobrir em pleno centro histórico da cidade, esta sucessão de talhões floridos a ocupar o espaço de um quarteirão, felizmente resistindo à construção desenfreada desta última vintena de anos.
No fim da rua Eça de Queirós, abre-se a magnífica Praça do Município. Nela encontra-se o bonito Paço Episcopal Bracarense, atual Biblioteca Pública de Braga, e na sua frente do outro lado da praça o Domus Municipal, construído em 1753. Separando os dois edifícios, um largo empedrado com uma área razoável está rodeado por um singelo jardim com a Fonte do Pelicano ao centro.
A feira vai-nos mostrando as suas iguarias e no caminho vamos encontrando bracarenses vestidos a rigor, para combinar com a feira medieva.
Caminha-se depois para a e já nas suas proximidades encontramos a Igreja da Misericórdia, que é um dos únicos monumentos renascentistas da cidade, encontrando-se incluída no conjunto de edificações da própria Sé Catedral de Braga. É uma construção do séc. XVI, iniciada em 1562. No portal é visível uma escultura, da Escola Coimbrã, subordinada ao tema da Visitação.

Procuramos em seguida uma entrada para a , entrando-se pela parte de trás, com ligação ao claustro e sacristia. A Sé Catedral de Braga situa-se entre a rua Dom Paio Mendes e o Rossio da Sé. É o monumento mais importante da cidade e um dos símbolos de sua história.
O edifício atual foi mandado construir no séc. XII sobre os restos de um templo anterior, por D. Henrique e D. Teresa, os pais do nosso primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, cujos sepulcros estão guardados em seu interior.
É um templo de três naves que combina vários estilos arquitetónicos como o românico, gótico e barroco. Do estilo românico são o portal sul, conhecido como Portal do Sol, e o pórtico principal, onde se sobressaem duas torres sineiras barrocas do séc. XVIII. No exterior da capela-mor encontra-se a imagem do séc. XVI de Nossa Senhora do Leite, representada no escudo da cidade. No claustro da Catedral está o Museu do Tesouro da Sé, a Capela dos Reis, a Capela de Nossa Senhora da Piedade e a Capela da Glória. No seu interior conservam-se em perfeito estado os órgãos, um deles com 2.400 tubos, ainda em funcionamento.
Fonte: http://blogcasabonita.com.br/ http://www.igogo.pt/ http://www.trivago.pt/ http://pt.wikipedia.org/http://www.aportugal.com/

É mentira que seja um combate sem quartel...



Se o conhecimento traz problemas, não é a ignorância que os resolve...

Na luta de classes o filho da puta tenta parecer que está do teu lado. Saltita para administrar os interesses da sua classe. É verdade que Portugal não pode manter todos os privilégios e ineficiências que alimentam tantos filhos da puta. É mentira que seja um combate sem quartel. O nosso quartel é a rua. Amanhã sai de casa. Vem fazer a luta. Rua a rua. Corpo a corpo.

Só os cobardes se movem no escuro...
 


Fonte: http://5dias.net/2011/09/30/como-se-combate-um-filho-da-puta/

Braga - 2º Dia - Feira Medieval - Parte III


 
Deixamos o Café A Brasileira e seguimos pela Rua do Souto a caminho do centro histórico de Braga. A meio caminho enveredámos pela Rua do Castelo e caminhando protegidos por compridos pórticos de vários edifícios “Arte Deco”, fomos até à Praça do Castelo.

Dali até à Praça da Republica é um saltinho e lá encontramos a Igreja dos Terceiros. A fachada, onde já desponta o barroco, apresenta um frontão quebrado, encimado por uma cruz e as armas de São Francisco. A Torre Sineira é traseira à igreja. No interior o teto é abobadado em pedra, os altares são em talha dourada e as paredes estão azulejadas, com motivos hagiográficos assinados por Nicolau de Freitas.

Bem perto da Igreja dos Terceiros, aparece-nos o Largo do Terreiro do Castelo, com a sua emblemática Torre de Menagem. Esta Torre de Menagem, localiza-se em pleno centro histórico de Braga, por detrás das famosas arcadas, e é visível logo a partir da Avenida Central.

É a única torre que testemunha a existência do antigo Castelo de Braga (construído no reinado de D. Dinis e demolido nos princípios do séc. XX), mandada construir por D. Fernando I. Esta torre está delimitada pela Praça do Castelo e a Praça da República, e a leste pela Rua do Castelo. É uma grande torre defensiva coroada por ameias, que foi construída em granito com uma altura aproximada de 30 metros. Fazia parte das cinco torres situadas nas muralhas medievais, que serviam de vigilância à cidade e atualmente funciona como miradouro e como espaço cultural, acolhendo exposições de pintura e fotografia entre outras iniciativas culturais.

Continuou-se caminhando por baixo de pórticos, até encontrarmos novamente as bancas da Feira Medieval, que se desenrolava pelas várias ruas do centro histórico. Ali a encenação característica de uma feira medieval era mais próxima da realidade, com uma mais cuidada recriação dos quadros próprios daquela época.

Importa salientar o que eram as feiras na época medieval. Correspondiam a uma das instituições mais curiosas da época e tinham sobretudo uma função económica, que consistia fundamentalmente na localização em prazos e termos determinados, onde produtores, consumidores e distribuidores, se encontravam para comercializar os seus produtos, corrigindo assim a falta de comunicações fáceis e rápidas.

Embora remontem à Idade Média, as feiras em Portugal tiveram sempre uma enorme importância ao longo dos séculos, para a economia do país. Depois de uma notória decadência, nos dois últimos séculos, ainda hoje é possível a existência dessas reuniões periódicas um pouco por todo o território português. Assim o comércio errante, os feirantes e as feiras, representam ainda hoje, o seu papel na economia da Nação e vários pequenos produtores ainda encontram nelas, a melhor forma de colocação e distribuição dos seus produtos e artefactos.

Fonte: http://www.trivago.pt/ http://pt.wikipedia.org/http://www.aportugal.com/

Rembrandt (1606 – 1669)



Leida, 15 de julho de 1606 — Amsterdam, 4 de outubro de 1669

Rembrandt Harmenszoon van Rijn foi um pintor e gravador neerlandês. É geralmente considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia e o mais importante da história neerlandesa. É considerado, por alguns, como o maior pintor de todos os tempos.
As suas contribuições para a Arte Universal surgiram num período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro dos Países Baixos", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura neerlandesa, particularmente a pintura, atingiram o seu apogeu.


Fonte: http://www.youtube.com/share_popup?v=tiJf3N3QgSI

Mandar não é servir-se, mas sim servir!


 
Mandar é servir. O chefe está ao serviço da comunidade, mas não quer isto dizer que deva estar às suas ordens: estas não são muitas vezes senão a expressão de seus caprichos ou fantasias, quando não são o fruto de sugestões estranhas, mais ou menos interessadas. Com razão, deve dizer-se do chefe que ele deve ser o intérprete do bem comum; não significa isto, porém, que deva ser o intérprete da vontade geral. Esta, dadas as variações de sensibilidade próprias da psicologia das multidões, não é muitas vezes outra coisa senão a inconstante opinião pública, em frequente contradição com o verdadeiro bem superior do conjunto.
 
O chefe não é um simples delegado da comunidade, mas o seu guia em prossecução dos seus mais altos fins. Mesmo eleito e designado por seus pares, a autoridade de que é o depositário confere-lhe o direito de mandar sem que tenha de usar sempre, para se fazer obedecer, de persuasão e de argumentos pessoais.

In A Aldeia (http://lideranca.aaldeia.net/mandar-e-servir/)

Braga - 2º Dia - Feira Medieval - Parte II




Após o almoço levámos a autocaravana até ao centro de Braga, tendo-a deixado estacionada do lado direito, na Rua 25 de Abril, um das perpendiculares à Av. da Liberdade.

Braga situa-se no coração da verdejante região do Minho, no Noroeste de Portugal, rodeada por uma paisagem de montes ondulantes e florestas. A cidade, um dos maiores centros religiosos de Portugal, é reconhecida pelas suas igrejas barrocas, pelos esplêndidos solares do séc. XVIII e pelos seus belos parques e jardins.
A parte antiga da cidade é solene, embora naquele dia a Feira Medieval lhe desse um colorido diferente, mais popular e divertido, mas invocando no entanto, a beleza do seu passado. Ali no centro histórico, a história da cidade reflete-se nas inúmeras igrejas e monumentos, entre os quais se destacam a imponente Sé Catedral e a Igreja de Santa Cruz, datada do séc. XVII.
Deixada a autocaravana em lugar seguro, subimos depois a pé a Avenida da Liberdade, e prosseguimos pela Avenida Central até ao centro da cidade. Naquela Primavera a Av. Central encontrava-se belíssima, com os seus canteiros centrais, cheios de amores-perfeitos multicoloridos.
No fim desta Avenida, encontrámos a Praça da Republica, onde fomos acolhidos pelas primeiras bancas da Feira Medieval. A feira estendia-se pelas ruas, um pouco por todo o lado da cidade antiga, ocupando os passeios com muitas e diversas bancas, que ladeavam as ruas e ruelas, com os comerciantes participantes vestidos a rigor.
Após a visita às bancas da Praça da Republica, seguimos pela Rua do Souto a caminho da zona mais antiga da cidade. Logo no início desta rua encontra-se do lado esquerdo, o café mais emblemático da cidade, A Brasileira.

Ali parámos, pois não se deve passar por um destes cafés, sem experimentar o seu espirito nobre e antigo. Naquele dia a esplanada estava muito convidativa, uma vez que a Feira Medieval e os trajes usados pelos “figurantes”, fazia a zona transbordante de animação, dando ao lugar um encanto particular.

O mobiliário da esplanada tem praticamente o mesmo conforto do interior do café, transmitindo a nobreza da sua tradição. Do interior chegavam os aromas e falas anónimas, enquanto diante de nós os passantes e os figurantes vestidos a rigor, nos entretinham, no seu vai e vem de beleza fugaz…

Fonte: http://www.portugal-live.net/ http://www.cafe-abrasileira.com/ Google maps