Braga - 2º Dia - Feira Medieval - Parte IV



Ao caminharmos pelas ruas do centro histórico de Braga apreciando a Feira Medieval, observamos que é uma cidade bastante jovem, mas também bem tradicional, repleta de tradições e repleta de locais a visitar.
Braga é talvez o principal centro religioso do país, sendo conhecida pelas muitas igrejas barrocas, esplêndidas casas do séc. XVIII, jardins e parques bonitos e bem elaborados.
Já em pleno centro histórico caminha-se pela rua Eça de Queirós, onde a animação de rua relativa às várias atividades da feira se encontrava no seu auge. Essa animação camuflava naquele dia alguns dos recantos mais bonitos da cidade, que passavam quase despercebidos porque tapados pelas indumentárias. O Jardim de Santa Bárbara é um desses lugares, que se encontrava quase encoberto pelas barracas dos feirantes.

O Jardim de Santa Bárbara é um dos mais belos de Portugal e fica localizado na parte de trás do Paço Episcopal. É um local de influência renascentista do séc. XVI, que reúne nos seus muitos canteiros, uma grande variedade de flores multicores num resultado quase divino. No centro do jardim encontra-se uma fonte, com imagem que representa Santa Bárbara, que lhe deu o nome. É uma verdadeira surpresa descobrir em pleno centro histórico da cidade, esta sucessão de talhões floridos a ocupar o espaço de um quarteirão, felizmente resistindo à construção desenfreada desta última vintena de anos.
No fim da rua Eça de Queirós, abre-se a magnífica Praça do Município. Nela encontra-se o bonito Paço Episcopal Bracarense, atual Biblioteca Pública de Braga, e na sua frente do outro lado da praça o Domus Municipal, construído em 1753. Separando os dois edifícios, um largo empedrado com uma área razoável está rodeado por um singelo jardim com a Fonte do Pelicano ao centro.
A feira vai-nos mostrando as suas iguarias e no caminho vamos encontrando bracarenses vestidos a rigor, para combinar com a feira medieva.
Caminha-se depois para a e já nas suas proximidades encontramos a Igreja da Misericórdia, que é um dos únicos monumentos renascentistas da cidade, encontrando-se incluída no conjunto de edificações da própria Sé Catedral de Braga. É uma construção do séc. XVI, iniciada em 1562. No portal é visível uma escultura, da Escola Coimbrã, subordinada ao tema da Visitação.

Procuramos em seguida uma entrada para a , entrando-se pela parte de trás, com ligação ao claustro e sacristia. A Sé Catedral de Braga situa-se entre a rua Dom Paio Mendes e o Rossio da Sé. É o monumento mais importante da cidade e um dos símbolos de sua história.
O edifício atual foi mandado construir no séc. XII sobre os restos de um templo anterior, por D. Henrique e D. Teresa, os pais do nosso primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, cujos sepulcros estão guardados em seu interior.
É um templo de três naves que combina vários estilos arquitetónicos como o românico, gótico e barroco. Do estilo românico são o portal sul, conhecido como Portal do Sol, e o pórtico principal, onde se sobressaem duas torres sineiras barrocas do séc. XVIII. No exterior da capela-mor encontra-se a imagem do séc. XVI de Nossa Senhora do Leite, representada no escudo da cidade. No claustro da Catedral está o Museu do Tesouro da Sé, a Capela dos Reis, a Capela de Nossa Senhora da Piedade e a Capela da Glória. No seu interior conservam-se em perfeito estado os órgãos, um deles com 2.400 tubos, ainda em funcionamento.
Fonte: http://blogcasabonita.com.br/ http://www.igogo.pt/ http://www.trivago.pt/ http://pt.wikipedia.org/http://www.aportugal.com/

Nenhum comentário: