Avenida dos Champs-Élysées




Les Champs-Élysées (Campos Elísios) é uma larga avenida em Paris. Com os seus cinemas, cafés, e lojas de artigos de luxo, a Champs-Élysées é uma das ruas mais famosas no mundo. O seu nome refere-se aos Campos Elísios, o "reino dos mortos" na mitologia grega, e tem 71 metros de largura por 1,9 km de comprimento.

A Avenida inicia-se na Place de la Concorde, junto ao Museu do Louvre e Jardins das Tulherias, segue a orientação Sudeste-Noroeste e termina na praça Charles de Gaulle, onde está o Arco do Triunfo. O prolongamento para Noroeste, na direcção do Grande Arco de la Défense, é efectuado pela Avenida de la Grande Armée.

Os primeiros projectos de construção de uma grande Avenida em linha recta, no que é hoje o Champs-Élysées, datam de 1667, pelo arquitecto Le Nôtre. A Avenida foi sendo prolongada ao longo do século XVIII. É actualmente o local dos grandes desfiles militares e patrióticos franceses, como o da comemoração do armistício da Primeira Guerra Mundial.

O ideal para se ver bem esta avenida, é percorre-la a pé, partindo do Arco do Triunfo (metro Charles de Gaulle-Etoíle), descendo todo o Champs-Elysées, o boulevar mais chique e caro de Paris. No final do ano, época em que lá estivemos, o visual é espectacular, com as luzes de Natal, em todas as árvores que ladeiam a Avenida.

Chegando até a Place de la Concorde, onde o rei Luis XVI e sua mulher, Maria Antonieta, foram guilhotinados e enquanto se atravessa a praça, pode observar-se, à esquerda, a belíssima Igreja da Madeleine ao fundo, que também vale a pena visitar.

Da Place de la Concorde, pede seguir-se pelo Jardim des Tulheries, onde já existiu um imponente palácio, derrubado durante a Revolução Francesa.

No verão, as Tulheries abriga um parque de diversões e converte-se numa badalada área de lazer. Uma volta na roda-gigante da Place de la Concorde, para se observar os telhados de Paris, é programa a não perder. No fim das Tulheries, já se vê a Pirâmide do Museu do Louvre.

A moderna pirâmide de vidro faz um contraste gritante com o antigo Palais do Louvre, sede da corte francesa desde o século XII. A obra motiva até hoje polémica inflamada entre os franceses, e debates teóricos entre arquitectos de diferentes correntes. Mas quem gosta de contrastes, como eu, achará de perfeito bom gosto.

A não perder, (uma visita): 1. Lojas de Luxo: Louis Vuitton, impressionante megastore (nº 101), a bela loja Sephora (nº 70), Charles Jourdan (nº 86), Guerlain (nº 68), Yves Rocher (nº 92) entre muitos outros.

2. Lojas especializadas: a muito animada Virgin Megastore (nº 52) a FNAC (nº 74), a Disney Store (nº 44) e o Lido Musique, casa de espectáculos (nº 68).

3. Car show-rooms: Citroën (nº 42), Mercedes (nº 118), Peugeot (nº 136), Renault no nº 53.

4. Cinemas: Os Champs-Elysées são o reino da UGC (nº 65, 92, 116, 146) e Gaumont (nº 27, 50, 66, 129), os dois grandes distribuidores de filmes franceses, sempre com uma grande variedade de filmes franceses, americanos e ainda filmes internacionais.

5. Cafés e restaurantes: A Champs-Elysées tem muitos restaurantes de três estrelas, e os melhores restaurantes de fast food, como o Planet Hollywood ou o Hard Rock Café. Além destes e ainda nesta avenida, está incluido o famoso Fouquet's (nº 99), o Ladurée, sala de chá (nº 75), o Häagen-Dazs geladaria (nº 49 e 144), o Nordic Restaurante Copenhague (nº 142), a Brasserie Löwenbrau (nº 84), o Chez Clément (nº 123 ), Batifol (nº 76) e Bistro de la Gare (nº 73), todos restaurantes franceses famosos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei seu post!

Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois

sites interessantíssimos:

www.meus3desejos.com.br e

www.videoflix.com.br.

Abs.