Pigalle






Montmartre é um campo fecundo onde floresce a arte em todas as suas nuances. Pintores menores desembocam, em busca de inspiração, no mercado de modelos da Praça Pigalle.

Na sua história encontram-se os primeiros círculos poéticos, o Club des Hydropathes e o Chat Noir, que se transformaram em salas de espetáculos populares, onde surgiram as canções de Aristide Bruant, os poemas eternos de poetas eternos, os desenhos de Caran d´Ache e de André Gill, este último tendo realizado um cartaz para o então chamado Cabaret des Assassins. Tratava-se de um coelho fugindo da caçarola. Coelho, em francês é lapin; este coelho esperto ou fujão, ficou conhecido como o coelho do André Gill – Le Lapin à Gill, hoje a casa nocturna chama-se Au Lapin Agile (ao coelho ágil) e mantém a sua tradição, em canções, no sucesso e na frequência de personalidades.

De 1908 a 1914 escritores e artistas debutantes frequentavam o cabaré. Entre eles, Francis Carco e Picasso. Em Montmatre, “Cada casa é um caso” que renderia alguns livros... O Château des Brouillards, antiga “folie” do século dezoito, baile popular mais tarde, teve a honra de acolher o poeta Nerval como morador. O parque tornou-se Square Susanne-Buisson. Note-se a estátua de Saint-Denis, no local até onde ele teria lavado sua cabeça decepada e ensanguentada.

Zona famosa pelo seu Moinho Vermelho, o Moulin Rouge, com as suas asas, ou pás, que domina a Praça Blanche, tão antigo como a Torre Eiffel (1889), é uma casa de espectáculos que fez furor em Paris na Belle Époque, e que atrai, ainda hoje, milhares de turistas para suas apresentações das bailarinas de Cancan. Foi imortalizado nas telas de Toulouse-Lautrec, seja no "french-cancan" desenfreado, ou nas cenas da vida nocturna desta paragem, fotografias fiéis de seus personagens, dançarinas, figuras ilustres, modelos que suscitaram outras telas e muitos romances. Le Bateau-lavoir, viu nascer a história da arte e da literatura modernas nesta França gloriosa.

Na Place Émile-Goudeau, nº 13, por volta de 1900 a pintura e a poesia modernas surgiram pelas mãos de Picasso, Van Dongen, Braque, Juan Gris. Estes criaram o cubismo. Já, Max Jacob, Apollinaire e Mac Orlan iniciaram as vertentes novas da expressão poética.

O Pigalle, é um local de vida nocturna imperdível, é o lar dos mais famosos cabarés, o epicentro das sexshop, com seus néons a cintilarem, as bonitas mulheres de Pigalle, a convidarem para entrar os transeuntes masculinos, as "nude topless" e "sex-shows". É hoje um lugar surpreendente onde se misturam turistas, artistas, prostitutas e residentes num ambiente do século passado. Neste local, não há um mês sem que faça um filme, se anime uma rua, sem que uma fanfarra passe, que uma festa seja organizada.

Entre tantos, cada restaurante tem o seu charme, no entanto, há um excelente restaurante nas cercanias da Basílica. Trata-se do conhecido e elegante Moulin de la Galette, famoso por seus bailes populares, muito em voga no final do século XIX, e que inspirou Renoir, Van Gogh, Willette e muitos outros pintores. O antigo moinho domina a colina há sete séculos.


Mundo dos Gifs - Um mundo com mais vida!!!

Nenhum comentário: