A chegada a Aracena

Após o jantar e depois de uma passeata pela cidade de Serpa, seguimos viagem com rumo a Espanha e à cidade de Sevilha. Durante a viagem que foi decorrendo sem qualquer sobressalto, houve tempo para conversa e galhofa, mas o sono acabou por se fazer notar e resolvemos mesmo em andamento fazer os preparativos para a deita.

Já deitadas e embaladas pela autocaravana em andamento, rapidamente adormecemos. Que sorte haver na família um elemento mais resistente ao sono, podendo assim continuar caminho, mesmo enquanto se dorme!
Por volta da 01h30 da madrugada o resistente condutor resolveu exclamar: - Olhem para isto! Venham ver Aracena à noite, parece um presépio!... E acordámos para ir ver o presépio...

Realmente Aracena estendendo-se desde o cimo da sua colina, coroada e protegida pelos restos de um castelo mouro e a presença de uma igreja ali construída pelos cavaleiros templários, descendo suavemente pela encosta até ao vale, resulta numa visão de encantar!

Depois deste encantamento colectivo, decidimos a partir daquele momento ali ficar, e pernoitar na cidade, para no dia seguinte visitarmos a cidade e as sua bela Gruta de las Maravilhas.

O lugar de pernoita foi num parque de estacionamento, junto do Centro Hospitalar da cidade, que tinha mesmo à nossa frente um restaurante, onde na manhã seguinte tomámos o pequeno almoço e onde se serviam bons e baratos almoços.

A primeira coisa que vemos quando nos aproximamos da cidade, é uma torre Almohad toda iluminada que suportou durante quase duzentos anos, o padrão dos cavaleiros da ordem dos templários. Do castelo mouro podem apreciar-se esplêndidas panorâmicas e o bairro histórico, bem como a Gruta de las Maravillas, a maior gruta de Espanha, são as suas principais atracções.

Aracena é a cidade mais alta na Sierra Morena, a ser encontrada na parte ocidental das cordilheiras que fazem fronteira com Portugal. A cidade fica na extensão da cordilheira, chamada Serra de Aracena, que faz parte do Parque Natural de la Sierra de Aracena y Picos de Aroche, óptima para praticar caminhadas e escaladas.

A gastronomia da região baseia-se nos presuntos pata negra e excelentes enchidos, cogumelos e espargos frescos. Esta é a zona de produção do famoso Jamón Serrano, e perto de Aracena as povoações de Jabugo, Cortegana e Cumbres Mayores são os seus maiores produtores.

Junto à gruta, que fica por baixo da colina que suporta o castelo e parte da cidade, podemos encontrar muitos restaurantes e lojas gourmêt com vários produtos gastronómicos da região.

Pela sua rica gastronomia, pelo seu singular encanto ou pela atracção principal da cidade, a Gruta de las Maravillas, esta pequena localidade no coração da Sierra de Aracena conseguiu ser muito popular entre os adeptos do turismo em geral e em especial do turismo rural.


Site: Aracena Travel Guide

Nenhum comentário: