Museu ao ar livre de Aracena


Aracena foi a primeira povoação da Andaluzia que querendo ampliar o seu património cultural, situou nas suas ruas um autêntico Museu de esculturas ao ar livre, sendo pioneira nesta modalidade.

Na Plaza de San Pedro, pela rua Pozo de la Nieve que vai dar à entrada da gruta e noutros locais de Aracena, encontram-se espalhadas várias obras de arte contemporânea, pertencentes ao Museu de Arte Contemporânea da Andaluzia, formando um autêntico museu ao ar livre. Entre muitos outros artistas, ali são encontradas obras de vários artistas plásticos espanhóis, como Teno, Alberdi, Abigail Varela e Pepe Noj.

Este conjunto de obras destaca-se pela beleza e movimento das figuras e segundo a ideia original do promotor deste museu, o escultor aracenense Pepe Noja, cada uma das esculturas cumpre a função de memória de um acontecimento histórico.

Na Plaza de San Pedro, existe ainda um lavadouro público, designado "Fonte do Concelho", uma obra civil de 1923, realizada por Aníbal González e que aproveita um dos mananciais naturais de água da Gruta de las Maravillas, e que corre por uma calha aberta no meio da rua Pozo de la Nieve, desde a gruta até ao lavadouro.
No final da tarde e depois de um excelente lanche num dos cafés da Plaza de San Pedro, de tapas regionais de queijo, presunto e morcela, fizemos a caminhada de volta à autocaravana, para seguirmos viagem até Sevilha.
Site: sierradearacena.net

Um comentário:

Camila... disse...

Cheguei aqui buscando umas fotos de Braga, Portugal. Gostei de tudo. Viajar é meu verbo preferido - pena que não pratico tanto. Só questão de tempo. :)

Abraço do Brasil