Igreja de Santa María la Antigua

Também situada na Praça Portugalete tal como a Catedral de Valladolid, mas no topo oposto da praça, encontra-se a Igreja de Santa Maria la Antigua. Em estilo românico, foi erigida por ordem do Conde Ansurez, repovoador da cidade, no séc. XI.

Esta igreja destaca-se pela sua bonita torre românica, rematada por um capitel em forma de pirâmide, que se destaca ao longe, chamando os visitantes que não lhe resistem. Belo também é o seu pórtico, também românico, que foi realizado numa época posterior (séc. XIII).

No lugar ocupado por esta igreja, existiu outrora outra igreja primitiva que foi substituída pela actual, em estilo gótico, no séc. XIV. Dessa construção, a igreja actual conserva a bela torre, tendo o seu antigo retábulo, de Juan de Juni, sido transferido para o altar-mor da Catedral de Vallodolid.

Esta torre, é um dos símbolos de Valladolid, sendo conhecida pela sua elegância, pela nobreza das suas proporções e pela atractiva organização de suas janelas, que vão criando uma tensão ascensional que enfatiza ainda mais a sua elegância.

O edifício sofreu múltiplas reformas, devido ao seu carácter de paróquia populosa e pela deficiente cimentação do edifício, construído mesmo ao lado de um dos ramais do rio Esgueva.

Em meados do séc. XVI, o célebre arquitecto Rodrigo Gil de Hontañón, devido à ameaça de ruína do edifício, reestruturou o sistema sapatas do edifício, construindo novos contrafortes, sendo o resto do templo reedificado, segundo o estilo gótico, sendo as últimas reformas neogóticas.

Este novo templo, está interiormente organizado em três naves, rematadas por três absides poligonais. No entanto e com muita pena nossa, o seu interior não pôde ser admirado por nós, uma vez que a igreja se encontrava fechada.

A visita a Valladilid tinha chegado ao fim e depois de se pedalar até á autocaravana, através das belas ruas da cidade antiga e após um pequeno lanche, partimos a caminho de casa.

Site usado: Wikipédia

Nenhum comentário: