La Barceloneta

O bairro de La Barceloneta ou Pequena Barcelona foi construído depois do rei Felipe V, ter ordenado a construção de uma nova fortaleza, La Ciutadella (hoje um parque), afim de controlar e punir os cidadãos da cidade de Barcelona, que lutaram contra ele durante a guerra da sucessão espanhola.

A fortaleza foi planejada muito perto da cidade, de modo que um décimo de Barcelona foi demolida, e as pessoas que habitavam essa zona da cidade foram obrigadas a deixar demolir as suas casas.

Os ex-moradores da zona demolida de Barcelona, tiveram que se mudar para um novo bairro construído pelo exército francês, que ficou a chamar-se de La Barceloneta (Pequena Barcelona). La Barceloneta foi construída 1753, a partir de um projecto do engenheiro militar Juan Martín de Cermeño.

Este bairro que foi construído durante o século XVIII para os moradores do bairro da Ribeira, deslocados pela construção da Cidadela, é aproximadamente triangular e limitado pelo mar Mediterrâneo, o Muelle de España (molhe de Espanha), do Port Vell e do bairro el Born.

As casas estreitas de dois e três pisos têm quartos com uma única janela para a rua. Existem ainda algumas casas deste período, fáceis de reconhecer, porque são prédios muito mais baixos do que os outros e têm uma simples decoração neoclássica.


Na pequena praça de la Barceloneta, no centro do bairro, encontra-se a igreja barroca de Sant Miquel del Port, também projectada por Juan Martín de Cermeño.

Historicamente um bairro de pescadores, Barceloneta sempre foi um bairro pobre, com ruas escuras e estreitas, embora esteja a ser lentamente modificado a partir dos Jogos Olímpicos de 1992. No entanto esta modificação é mais visível ao longo da orla marítima.

Nenhum comentário: