Praça de las Catedrales


Estacionada a autocaravana em lugar recatado e seguro, do outro lado do rio Ebro, iniciámos a visita à cidade com vigorosas pedaladas que nos permitiram o vento fresco do andamento, ficando tudo mais fácil e depressa chegámos à Plaza de las Catedrales que se encontrava cheia de gente de todas as partes.

A visita a esta bela praça começou num dos seus topos, com a observação detalhada de La Seo ou Catedral de San Salvador, com um belo e harmónico conjunto de estilos arquitectónicos, onde se destaca o românico de seu abside, o mudéjar de toda a parede lateral exterior, o gótico do seu retábulo, o barroco da sua elegante torre e o neoclassicismo da sua fachada principal.

Atrás de La Seo, o museu de tapeçarias, um dos melhores do mundo, esperava por turistas que se quisessem ali refugiar do calor excessivo, mas nós preferimos a sombra e os granizados que nos oferecia uma esplanada da Plaza de San Bruno, por trás de La Seo.

Com mais uma refrescada na fonte do Fórum, em frente de La Seo, a nossa seguinte paragem foi a Basílica del Pilar, um grande templo com 11 coloridas cúpulas de azulejos. Uma vez no recinto interior da basílica podemos mais uma vez admirar a magnífica cúpula Regina Martirum, obra do pintor Francisco de Goya.

Ainda no interior da basílica, temos a Santa Capela, de Ventura Rodríguez, onde se vê a pequena estátua da Virgem del Pilar, com um manto que é mudado todos os dias. Depois é obrigatória a passagem por trás da capela, afim de beijar ou simplesmente tocar a zona exposta do pilar dos milagres.(1)

Dentro da basílica podemos visitar ainda o Museu Pilarista (séc. XVI–XX), onde contemplamos a sua afamada colecção de mantos e jóias, doados à Virgem del Pilar.

À saída podemos passear pela Plaza de las Catedrales, onde se observa a seguir à Catedral La Seo e do mesmo lado da Basílica do Pilar, o Palácio Episcopal e La Lonja, esplêndido edifício do séc. XVI que foi convertido em espaço de exposições temporárias e ainda antes da basílica, o edifício da Câmara Municipal.

Esta praça é muito animada, com cafés, esplanadas "actores de rua", lojas de "recuerdos", geladarias e muitos turistas… No topo poente da praça encontra-se uma fonte/lago/cascata, onde nos podemos voltar a refrescar antes de continuarmos a visita à cidade.

Nenhum comentário: