Um passeio por Lausanne - Vidy (Parte I)

A chegada a Lausanne fez-se ao final da tarde, mas o sol ainda ia alto. Fomos direitos ao parque de campismo, o “Camping de Vidy”, bonito, arrumado e a confinar com o lago Lèman (lago Genebra).

Depois de arrumarmos a autocaravana num relvado, perto dos balneários, aprontámos o jantar, que foi degustado na esplanada improvisada por nós e ali ficámos em amena cavaqueira até nos dar o sono.

Pertendíamos ficar na cidade dois dias, afim de a conhecer-mos bem. No dia seguinte, resolvemos conhecer a praia e as zonas de Vidy e Ouchy, junto ao lago Lèman. Depois do almoço, agarrámos nas bicicletas e lá fomos nós, por beira lago desde Vidy até Ouchy.

O pedalar ou caminhar pelas margens do lago Genebra, com seus jardins maravilhosos, as suas marinas e portos, a observar os lindos barcos a vapor que cruzam o lago a todas as horas durante o Verão, resulta num passeio inesquecível.

Foi nestas duas zonas à beira lago que há muito, muito tempo, os romanos construíram um acampamento militar, a que chamavam Lousanna, no local de um assentamento celta.

A zona de Vidy, em Lausanne, era na época galo-romana, um porto, o “Porto de Lousanna”. Hoje, nesta zona nas margens do lago, encontra-se um porto de barcos de recreio e iates, uma escola de remo, extensos campos relvados de lazer, zonas desportivas e o parque de campismo de Vidy, escolhido por nós.

A confinar com o lago existe a "Promenade Archéologique", uma estreita estrada, só usada por peões e ciclistas, patinadores e scooters, que pode ser encontrada logo no início da zona lacustre. É um belo passeio pavimentado, entre praias e relvados, onde se fazem belas caminhadas de horizontes abertos.

Era sábado e mais parecia que toda a cidade, tinha descido até ao lago para se refrescar ou espreguiçar tranquilamente. Lausanne é uma cidade de jovens bem dispostos, com hábitos interessantes e salutares, que preservam a vida ao ar livre.

Nos lindos relvados à beira lago ou na praia, encontravam-se imensos grupos de jovens deitados em toalhas, conversando e ouvindo música sem perturbar os vizinhos e todos tinham algo em comum, pequenos fogareiros a carvão fumegantes, onde assavam suculentos pedaços de carne condimentada, que o vento dava a cheirar a quem por lá passasse.

Os relvados, intercalados com pequenos bosques, são de livre acesso e são fustigadas muitas vezes por pequenas tempestades nos dias quentes de Verão, o que felizmente não aconteceu nos dias da nossa visita à cidade.

É também aqui que se encontra a maior praia e a maior área verde do Lago Genebra. Os arranjos à beira lago datam da época da Exposição Nacional Suíça de 1964. Esta grande área de lazer está localizada entre a marina e o pequeno porto de Vidy, onde desagua o rio Chambron.

Lugar de encontro familiar de todos os que residem em Lausanne, a praia está dividida em enseadas de areia, com diferentes zonas lacustres, separadas por diques de rochas, onde aves de várias espécies encontram o seu habitat preferencial.
Depois de varias paragens, para sentir a alma destes lugares, partimos rumo a Ouchy...

Nenhum comentário: