Marennes - 8º Dia - Parte I




Deixámos Royan ao final da tarde e posemo-nos à estrada, com rumo a La Rochelle. Depois de alguns quilómetros feitos, e chegada a meia-noite, aparcamos junto da entrada de um parque de campismo, já fechado, onde pernoitámos.

 
No dia seguinte partimos em direção a La Rochelle onde queríamos ir pernoitar, mas no caminho iríamos fazer algumas incursões por lugares imperdíveis, quer pelo seu interesse turístico ou histórico.


O caminho aproxima-se do litoral, percorrendo o "Vallée de la Seudre" situado no estuário do rio Seudre, que historicamente, sempre foi importante, não apenas por ser uma zona de produção de ostras, mas também à sua histórica produção de sal. Nestas salinas, chamados "Salants Marais", produz-se a flor de sal mais preciosa de França.

Depois veem-se zonas de terras baixas, hoje destinadas à produção de ceriais e mais a norte veem-se zonas de sapal. A primeira paragem aproxima-se, sendo realizada um pouco mais a norte, numa vila litoral mundialmente famosa pelo cultivo de ostras, Marennes, que está ainda localizada na região francesa de Charente-Maritime.

Situada na foz do rio Charente, mais a sul, mas bem próxima da ilha de Oléron ("Ile d'Oléron"), Marennes também chamada a capital das ostras, possui uma enorme abundância de hotéis, casas de férias e muitos parques de campismo.

Marennesfica localizada no coração dos pântanos salgados, numa zona de produção de sal que outrora foi um dos alimentos mais populares e uma grande fonte de riqueza. Hoje, a povoação deve a sua fama à produção de ostras, tornando-se um importante centro de produção e comercialização e exportação através do Porto de La Cayenne, que é um dos mais ativos da bacia.

Chegados a Marennes procurámos um restaurante bem típico para degustarmos as famosas ostras da região. Esse lugar foi encontrado junto da praia, em lugar muito sossegado, numa tasca/barraca à beira de estrada e situada ao lado do viveiro de produção particular.

Ali na barraca de praia, as ostras são quase ao preço de tremoços, e degustadas vivas…, tendo a nossa escolha recaído no tamanho quatro,que equivale a quatro anos de crescimento da ostra em viveiro. Segundo o viveirista, homem de meia-idade onde já se notava algum cansaço, é “muito tempo de crescimento”, que assim vê a idade passar, sem conseguir passar o negócio…O que não dirão os produtores de vinho do Porto!...

A zona de Marennes-Oléron é, de longe, a maior área de cultivo de ostras de toda a Europa. Os viveiros de ostras da região espalham-se um pouco por todo o lado, numa extensão de cerca de 6.000 hectares. Anualmente são ali produzidas de 45.000 a 60.000 toneladas de ostras. Mas a zona de Marennes-Oléron por ser uma zona litoral de águas calmas, é também o destino de férias favorito para inúmeros turistas de toda a Europa.

Depois da comezaina, seguimos para Brouage, uma vila medieval situada ali perto, mas mais para o interior.
Fonte: http://www.oysters.us/marennes.html ; http://www.nombalais.fr/ http://fr.wikipedia.org/

Dia Mundial da Justiça Social



Hoje 20 de fevereiro é Dia Mundial da Justiça Social. Todos temos direito a igualdade social.

A justiça social é um princípio fundamental para a convivência pacífica e próspera entre, e nas nações.



Promovemos a justiça social quando eliminamos as barreiras enfrentadas pelas pessoas por motivos de género, idade, raça, etnia, religião, cultura ou por portar alguma deficiência.

O Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, abrange este ano o tema da "Proteção Social", destacando especialmente a vulnerabilidade da mulher neste contexto.


Ban Ki-moon cita as 18 políticas de proteção social inovadoras lançadas este ano pela OIL (Organização Internacional do Trabalho) e o PNUD (Programa das NNUU para o Desenvolvimento); e recorda que para obter os Objetivos do Milénio, é necessário reduzir as desigualdades e a exclusão social, o que se faz somente com sistemas de proteção social.

“A justiça social é mais do que um imperativo ético, é um alicerce para a estabilidade nacional e a prosperidade global” - frisa. E neste sentido, Ban Ki-moon pede ao mundo ações firmes, contra toda forma de discriminação religiosa, étnica e económica.


O Secretário-geral da ONU conclui: “A justiça social é fundamental para maximizar o potencial de crescimento com igualdade e minimizar o risco de desordem social. Juntos, devemos acolher este desafio e garantir que o nosso trabalho pelo desenvolvimento sustentável assegure a justiça social para todos”.

Fonte: http://umasalaespecial.blogspot.pt/ ; http://www.adital.com.br/

Royan - Les Jardins du Monde - 7º Dia - Parte II

 
O conhecimento de Royan não estaria completo sem uma visita aos seus famosos Les Jardins du Monde, e foi para lá que nos encaminhámos. Estes famosos jardins visitam-se em cerca 2horas e 30 minutos e contam com mais de sete hectares, onde se podem ver muitas plantas e estilos de jardim de todo o mundo, incluindo um jardim japonês e uma floresta da Indonésia, um labirinto de bambu e coleções de orquídeas e uma sala envidraçada com muitas borboletas.

Para descrever Les Jardins du Monde de Royan não se poderá dizer que é somente um parque botânico, porque não se lhe faria justiça. Na área de Marais Pousseau, em terrenos que outrora eram de sapal, é constituído por um complexo de estufas envidraçadas, rodeadas de terrenos com jardins temáticos e canais cheios de água que os rodeiam.

Para adultos e crianças há barcos elétricos que navegam através nos canais e que os jovens a partir dos 16 anos podem tripular.

Numa das estufas, designadaserre aux papillons” ou casa das borboletas, onde nos sentimos absolutamente fascinados por estarmos cercados por borboletas exóticas de todo o mundo.

A estrela desta exposição é na verdade uma mariposa - a gigante do Atlas (Attacus atlas), uma traça da Ásia, que tem uma envergadura de até 30cm. Mas não é apenas o tamanho da mariposa que é impressionante, é também a forma de suas asas em ponta, que lembram a cabeça de uma cobra para deter os predadores.

As principais atrações, no entanto, são, naturalmente, as variadíssimas espécies de plantas,. Além disso possuem uma grande variedade de estilos diferentes de jardim para admirar, sendo o jardim japonês e o jardim Inglês de enorme beleza. Tem também um labirinto de bambu, uma floresta inundada, uma coleção maravilhosa grandes bonsais.

Lá também podemos observar uma bela oliveira de 1.800 anos. No contexto histórico esta árvore, que tem uma copa que faz uma circunferência de 7 metros e segundo consta foi originalmente plantada numa vila espanhola de nome Cálig, no auge do Império Romano, de onde veio.

Os Jardins du Monde também são conhecidos por ter uma enorme coleção de orquídeas, que se encontram todas numa grande e bela estufa dedicada às mais exóticas orquídeas da Europa. Nela podemos ver cerca de 3.000 plantas que se encontram em exposição no orquidário, mas nele também existe um lago cheio de peixes das mais variadas cores.

Fonte: http://www.discover-poitou-charentes.com/ ; http://www.jardinsdumonde.com/ http://pt.wikipedia.org/

Royan - 7º Dia - Parte I



Pelas 11h00 da manhã saímos de autocaravana a caminho da Igreja de Notre-Dame de Royan, situada no centro da cidade.Um bom parque de estacionamento situado junto da igreja acolheu-nos e dali nos encaminhámos para iniciarmos a visita à imponente igreja.
 
Ao contrário do estilo românico da região, esta igreja é definitivamente modernista, e tem um interior imponente. Construída entre 1952 e 1956, para substituir a igreja original que foi destruída durante o bombardeio aliado, é toda em betão à vista e aparentemente parece maior no seu interior do que no exterior e sua nave é tão alta como Notre-Dame de Paris. No interior, os vitrais contam a história de Royan.
 
Seguimos depois para um reconhecimento de Royan. A cidade é também um resortchique, possuindo cinco praias em meia-lua, uma marina e um porto de pesca. É a capital da "Côte de beauté" também designada Charente-Maritime, e está localizada na foz do Estuário do Gironde, o maior da Europa.
 
Ruas primorosamente pavimentadas, largos passeios, candelabros, cafés,casinos e vilas daBelle Epoque, é a atmosfera da cidade. Esta é também a alma da praia de Le Conche Grande, uma meia-lua gigantesca de areia branca e mar muito calmo, situada no coração da cidade.
 
La Grande Conche virada a sul é agradabilíssima e é também a sua maior praia. Na marginal, podem ver-se alguns dos seus muitos prédios, com arquitetura Belle Époque, que outrora caracterizou Royan.
 
A cidade foi arrasada em janeiro de 1945 pelos bombardeios aliados, durante a 2ªGuerra Mundial, no entanto este ataque que causou enormes danos à cidade, parece ter sido desnecessário, pois, e de acordo com os historiadores, os alemães já haviam deixado a cidade.

Uma equipa de arquitetos do movimento moderno, inspirado em Le Corbusier, veio então para a cidade. Claude Ferret, um de seus discípulos, ousadamente impõe o famoso princípio de ar-luz do sol. A cidade foi assim reconstruída em estilo modernista na década de 1950, e hoje é uma combinação atraente de velho e novo, tendo restado também algumas velhas moradias coloridas, perto do porto de pesca.
 
A partir de meados do séc. XX a cidade passou a ser o local de férias de veraneio, preferido de muitos franceses famosos. Primeiro a burguesia de Bordeaux, logo seguidos pelos parisienses. Pablo Picasso, Sacha Guitry, Emile Zola, vinham para ali saborear as alegrias dosbanhos de mar e dos prazeres mundanos.
 
 
Outra peça marcante da arquitetura modernista da cidade é o mercado coberto de Royan, um edifício em forma de concha invertida, que também foi criado durante a reconstrução da década de 1950. Está aberto sete dias por semana, das 07:00 às 13:00, e vale a pena entrar para vê-lo no seu melhor, muito movimentado como os moradores da cidade, que vêm para comprar não apenas frutos e legumes frescos, mas também o mais fresco peixe do dia.


Fonte: http://www.tourmagazine.fr/Royan ; http://en.wikipedia.org/ ; http://www.discover-poitou-charentes.com/

A Saúde Mental no séc. XXI



A saúde mental (ou sanidade mental) é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. Na perspetiva da psicologia positiva ou do holismo, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as suas atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.

Mas o que é que significa ser “mentalmente saudável” na atualidade? Como podemos acompanhar as rápidas transformações do mundo de hoje, sem que a nossa saúde mental seja abalada?
A tratar destas questões temos o médico e psicanalista Nahman Harmony, que nos apresenta neste episódio do Café Filosófico, a psicanálise de Donald Woods Winnicott.

 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/ ; http://www.youtube.com/

A violência na comunidade escolar


No final da semana passada a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa divulgou alguns dados sobre a actividade do Ministério Público em 2012. Entre outra informação lê-se que se registaram 245 processos de violência nas comunidades escolares, mais 86 que em 2011, um aumento de 54%. O Distrito Judicial de Lisboa abrange os círculos judiciais de Almada, Caldas da Rainha, Cascais, Sintra, Lisboa, Loures, Oeiras, Amadora, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, além das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, o que traduz um retrato significativo do país.


Estes números referem-se, evidentemente, a episódios reportados sendo que, como acontece em múltiplas áreas, muitos outras ocorrências não serão contabilizadas. Estranhamente, do meu ponto de vista, esta informação não passou, que desse conta, de uma nota de rodapé em alguma imprensa, o aumento do fenómeno da violência na comunidade escolar parece já não merecer mais do que uma referência breve, sem um sobressalto. Creio, no entanto, que se justificam algumas notas.


Os comportamentos agressivos em contexto escolar, bullying por exemplo, são tão antigos quanto a instituição escolar, sendo certo que os estudos destes fenómenos são mais recentes. Actualmente, estes fenómenos são também mais objecto de referências fora dos contextos escolares dado o volume e a gravidade de algumas situações, bem como a divulgação de estudos e a fortíssima mediatização advinda do papel das novas tecnologias de informação. Todos recordamos variadíssimos episódios de violência que surgiram no YouTube registados em salas de aula, recreios escolares ou fora da escola e que tiveram ampla divulgação.


Em vários estudos muito recentes constata-se que os adolescentes tendem a encarar a violência entre si, e de uma forma geral, como normal, o que não surpreenderá os mais atentos. A sociedade da informação e os sistemas de valores actuais banalizaram a violência, não são os adolescentes que a banalizaram, acompanham o tempo.


Por outro lado, a escola, por ser o espaço onde os adolescentes passam a maior parte do seu tempo é, naturalmente, o espaço onde emergem e se tornam visíveis os problemas e inquietações que os alunos carregam. No entanto, não é possível considerar-se que a escola é mágica e omnipotente pelo que tudo resolverá. “Tudo” pode envolver a escola, mas nem “tudo” é da exclusiva responsabilidade da escola. A escola não tem meios, recursos e competências para “resolver” um problema que é, sobretudo, da comunidade. Aliás, a violência é apenas um dos vários aspectos em que sendo certo que a escola pode fazer parte da solução, não é, não pode e não consegue ser A solução, admitindo que existe uma solução, algo de improvável nos nossos tempos.


Apesar disso, no que respeita à violência envolvendo jovens e outros elementos das comunidades escolares, um fenómeno complexo, duas questões que me parecem essenciais e contributivas para a reflexão. Em primeiro lugar é importante criar nos alunos, ou adultos, vitimizados a convicção de que se podem queixar e denunciar as situações e encontrar dispositivos de apoio que garantam protecção, o medo de represálias é o principal motivo da não apresentação da queixa, sobretudo entre os mais novos. É importante também que os actores da escola e pais e encarregados de educação saibam detectar nos alunos sinais que indiciem vitimização.


Em segundo lugar, é preciso contrariar no limite do possível a ideia de impunidade, de que não acontece nada ao agressor, seja aluno, pai ou encarregado de educação, funcionário, professor, etc. As escolas, tal como a comunidade em geral podem e devem assumir atitudes, discursos e montar dispositivos que, visivelmente, mostrem com clareza que não existe tolerância para determinados comportamentos. Os efeitos de uma certa cultura de impunidade que de mansinho se instalou em múltiplos sectores da nossa sociedade são devastadores da sua qualidade ética e cívica.


Por outro lado e no que respeita à violência que envolve professores, o desgaste, intencional ou não, da imagem dos professores produzido por discursos de responsáveis, incluindo parte do discurso de responsáveis da tutela, algum do discurso produzido pelos próprios representantes dos professores e também o discurso que muitos opinadores profissionais, mais ou menos ignorantes, produzem sobre os professores e a escola, contribuíram para um risco evidente de desvalorização da imagem social dos professores, fragilizando-a seriamente aos olhos da comunidade educativa, designadamente de alunos e pais. Esta fragilização, para além das alterações nos modelos que regulam as interacções sociais, tem, do meu ponto de vista, graves e óbvias consequências, na relação dos professores com alunos e pais, sobretudo porque mina a percepção da autoridade e do papel regulador dos professores.


Um professor ganha tanta ou mais autoridade quanto mais competente e apoiado se sentir. É também importante não esquecer a formação de professores. As escolas de formação de professores não podem “ensinar” só o que sabem ensinar, mas o que é necessário ser aprendido e reflectido pelos novos professores e pelos professores já em exercício. Problemas "novos" carecem também de abordagens "novas". São recorrentes as referências a falta de formação para lidar com algumas situações de maior tensão.


As escolas devem poder usar a sua autonomia para desenvolver dispositivos de apoio, por exemplo, o recurso a outros técnicos ou a utilização regular de dois professores em sala de aula que pode ser uma medida de contenção de problemas de natureza disciplinar que não raramente se transformam em episódios de violência, no momento ou algum tempo depois no recreio ou à saída da escola. Não é necessário aumentar o número de professores, é imprescindível que os recursos sejam geridos de outra maneira e aproveitar os professores experientes que já estão no sistema. Parece também claro que escolas e turmas sobredimensionadas são um enorme factor de risco em muitas escolas, em sala de aula ou no recreio. Este risco, entre outros, tem sido, aliás, pouco considerado, nas decisões do Ministério da Educação e Ciência em matéria de organização da rede escolar, na gestão do número de professores e na definição do número de alunos por turma.


Escolas organizadas, com cultura institucional sólida traduzida na adequação e consistência dos seus projectos educativos e com lideranças eficazes são mais organizadoras dos comportamentos de quem nelas habita, como qualquer outra organização.


Os discursos demagógicos e populistas, ainda que eventualmente bem-intencionados, não são um bom serviço à minimização destes incidentes que minam a qualidade cívica da nossa vida.


José Morgado, in Público (Foi mantida a ortografia original)

José Morgado é Professor universitário no Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Mistérios da Lua


Vista a olho nu a Lua é cinzenta e cheia de manchas escuras. Mesmo assim encanta os observadores que se admiram sempre ao vislumbrar a Lua Cheia.

A Lua está repleta de crateras e pequenos mares, mas existem alguns mais fáceis de serem identificados e com um pequeno binóculo diversos acidentes interessantes podem ser vistos e pesquisados.

Com um telescópio podem-se ver as suas crateras com maior detalhe, mas ela continua cinzenta, mesmo numa fotografia comum. Mas com fotografias digitais e com um simples filtro para aumentar a saturação de cores, descobrimos que nosso satélite tem tons muito ténues que realçados, incluem mesmo azuis-marinhos e vermelhos.

A Lua gira em torno da Terra e existe uma parte de sua superfície (cerca de 40%), que nunca se volta para a Terra, devido a uma rotação sincronizada com a terra.

Durante muitos anos fantasiou-se sobre o "lado escuro" da Lua. Na verdade, o Sol ilumina todos os lados da Lua enquanto ela gira. Entretanto, existe um "lado distante da Lua" que nunca é visto da Terra. Com o passar das eras, as forças gravitacionais da Terra reduziram a rotação da Lua sobre seu eixo até que o período rotacional fosse exatamente igual ao período de sua órbita em torno da Terra.

A atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra tem efeito principalmente sobre as águas. No ponto da Terra mais próximo da Lua, a água atraída irá se concentrar, subindo de nível e descendo quando a Lua se afasta do planeta. É o chamado fenómeno das marés.

É do senso comum que a Lua acompanha as fases das mulheres, tanto que o ciclo menstrual se completa a cada 28 dias, tempo necessário para a Lua dar uma volta em torno da Terra. Existe também uma íntima relação entre as fases da Lua e a gravidez: Lua Nova no momento da conceção; Crescente em relação ao desenvolvimento do feto; Cheia quanto ao nascimento da criança e Minguante, depois do parto – quando toda a vitalidade se transfere para o leite materno.

Na agricultura, muitos são os que adaptam o seu calendário de cultivo e poda às fases da Lua, baseando-se no aproveitamento correto da sua luminosidade que, embora menos intensa do que a do Sol penetra mais fundo no solo e pode acelerar o processo de germinação das sementes. As culturas são também influenciadas pela atração que a Lua exerce sobre os líquidos, sabendo-se que as plantas são compostas de grande percentagem de água. Encontra-se assim o dia mais propício para cada tipo de atividade agrícola, observando e conhecendo a ação das várias fases da Lua sobre as plantas.

Estudar e conhecer a Lua é sempre para todos nós uma tarefa muito prazerosa. Boa visualização.
 


Fonte: http://www.youtube.com/; http://www.vocesabia.net/ http://alquimistaspontocom.blogspot.pt/

Sem dúvida, uma bela fotografia


O fotógrafo português Daniel Rodrigues, distinguido hoje pelo júri do World Press Photo, espera que o prémio lhe traga «trabalho», porque, contou à Lusa, está desempregado desde setembro e teve que vender o seu material fotográfico.

Sem dúvida que “algo está errado”.

 

Os asteroides do dia...


Um asteroide de 45 metros de diâmetro - vigiado pela NASA - "roçou" a Terra esta sexta-feira sem fazer estragos, contrariamente ao meteorito que hoje, cerca das 09h00 caiu na Rússia e fez pelo menos de 1200 feridos.

Com um peso aproximado de 135 mil toneladas e batizado como "2012 DA 14", o segundo asteroide passou a cerca de 27 mil quilómetros da Terra, pelas 19h25 TMG, indicou a agência espacial americana (NASA).

A queda do primeiro asteroide que caiu na Rússia foi acompanhada de fortes explosões, segundo testemunhas citadas pela rádio Eco de Moscovo, que num primeiro momento consideraram que um avião havia explodido durante o voo.

O meteorito pesava várias toneladas e poderia ter várias dezenas de metros de comprimento, segundo cientistas consultados pelos meios de imprensa russos.

«Era um meteorito bastante grande, com várias dezenas de metros de comprimento. (...) Os corpos de menos de 50 metros desintegram-se quase sempre na atmosfera, e não se queimam totalmente, chegam à Terra só pequenos fragmentos», disse Nikolai Zheleznov, especialista do Instituto de Astronomia Aplicada.

Sergei Smirnov, cientista do Observatório Astronómico de Pulkovo, afirmou que o objeto «tinha uma massa de várias dezenas de toneladas e que seguramente se pôde ver com clareza no céu».

No entanto, alguns meios de imprensa informaram que sobre os Montes Urais havia caído uma chuva de meteoritos.

«Não foi uma chuva de meteoritos, mas um meteorito que se desintegrou na camadas baixas da atmosfera», disse à agência Interfax a porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, Elena Smirnij. No entanto a queda do meteorito não influiu nos níveis de radiação, que se mantêm dentro dos parâmetros de normalidade para a região.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/


Ler e ouvir mais em:
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=628197&tm=7&layout=123&visual=61

Talmont Sur Le Gironde - 6º Dia - Parte III



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O caminho junto da muralha a beijar Le Gironde, leva-nos mais rapidamente à Igreja, uma joia românica, do séc. XII, construída pelos monges da Abadia de Saint Jean d'Angely. A bela igreja de claro calcário está construída no final da península e envolta por penhascos que caem a prumo sobre as águas de Le Gironde.
Lá chegados, observamos as esculturas do portal, que ali estão disponíveis como um livro aberto, para peregrinos e visitantes de todas as idades. A fachada oeste do edifício da igreja foi reconstruída em estilo gótico no séc. XV, depois de uma falésia ter caído no estuário.
A bela igreja românica tem assim sido ameaçada pela erosão das falésias corroídas por correntes do poderoso estuário, que ali se começa a encontrar com o Oceano Atlântico, mas têm sido feitos trabalhos que ajudaram a restaurar o seu esplendor.
Com vista para a aldeia, a igreja fica no pico São Radegund acima do Gironde e é cercada por um pequeno cemitério selvagem e belo, imbuído de uma poesia impar, pois encontra-se cheio de flores da espécie hollyhocks, que no verão nos mostram uma enorme perfusão de maravilhosos tons. Deste pequeno cemitério a vista sobre o estuário Le Gironde e as falésias que cercam Meschers sur Gironde, é absolutamente fabulosa.
Atrás da igreja, junto da muralha e rodeada pelos restos de uma passarela, oferece-nos uma vista única sobre o estuário e da costa do Médoc. Neste lugar, Le Gironde atinge sua maior largura, 12 km.

Esta igreja servia de etapa obrigatória para os peregrinos que, em cada ano, faziam a peregrinação para São Tiago de Compostela, na Galiza.
Depois é hora de se percorrerem as ruas medievais, estreitas, empedradas e por vezes sinuosas, que nos levam pelo interior do pequeno povoado na descoberta da sua peculiar arquitetura, com casas baixas, caídas de branco de portadas pintadas de azul clara ou mais profundo. Ladeando as portas também azuis, mais uma vez a preferência pelas hollyhocks de várias cores, marcam para sempre presença nas recordações daqueles que visitam Talmont.

Nas ruelas artesãos e artistas, pintores e ceramistas, lojas de cartões postais e souvenirs, cafés e restaurantes aguardam os tão esperados visitantes, que vão trazendo vida em todas as estações à antiga vila e animando pacientemente aquele lugar, que vai domesticando os perigos e sobrevivendo aos séculos.
Foi para um destes restaurantes que caminhámos quando anoiteceu e mais uma vez os “moules frits” (mexilhões com batatas fritas) eram o prato mais servido e mais fresco. Parece que nos restaurantes franceses mais populares não só os moules frits são o prato forte, como parece haver pouco tempo, paciência ou arte para coisa diferente.

Pretendíamos pernoitar na vila, e ali ficámos pelo menos até depois da meia-noite. O parque de estacionamento relvado fronteiro à village era extraordinariamente convidativo à pernoita, mas estava estranhamente vazio. Já passava da meia-noite quando sensitivamente me apercebi que havia perigo, e essa desconfiança foi confirmada um pouco mais tarde, com um murro dado do lado de trás à autocaravana, possivelmente para experimentarem se estava alguém acordado. Abrimos a porta e viemos ver o que se passava, mas só vimos um carro arrancar a grande velocidade.
O parque de estacionamento vazio e alguns letreiros a anunciarem cuidados com os pertences deixados dentro dos automóveis, foram o suficiente para deixarmos a bela village e rumarmos a Royan.
Em Royan descobre-se que todos os arredores são hostis à presença de autocaravanas. Rumámos então ao centro da cidade para pernoitar em lugar de sugestão do GPS, registado a partir de um Site de ACs francês.
Acordar, tomar o pequeno-almoço e tomar banho “no meio da rua”, no centro da cidade enquanto esta acontece e labora, é uma sensação única, de invisibilidade e liberdade, difícil de descrever…
Ali mesmo ao nosso lado, dois pequenos carros servem durante a noite, à vez e por turnos, de quarto de dormir a rapazes e raparigas que por ali, tinham o seu emprego estival. Todas as épocas e todos os países têm gerações de sacrifício...
Fonte: http://www.pays-royannais-patrimoine.com/ ; http://www.location-et-vacances.com/ ; http://villagesdefrance.fr/ www.espacoerrante.blogspot.com/