Dia Mundial da Justiça Social



Hoje 20 de fevereiro é Dia Mundial da Justiça Social. Todos temos direito a igualdade social.

A justiça social é um princípio fundamental para a convivência pacífica e próspera entre, e nas nações.



Promovemos a justiça social quando eliminamos as barreiras enfrentadas pelas pessoas por motivos de género, idade, raça, etnia, religião, cultura ou por portar alguma deficiência.

O Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, abrange este ano o tema da "Proteção Social", destacando especialmente a vulnerabilidade da mulher neste contexto.


Ban Ki-moon cita as 18 políticas de proteção social inovadoras lançadas este ano pela OIL (Organização Internacional do Trabalho) e o PNUD (Programa das NNUU para o Desenvolvimento); e recorda que para obter os Objetivos do Milénio, é necessário reduzir as desigualdades e a exclusão social, o que se faz somente com sistemas de proteção social.

“A justiça social é mais do que um imperativo ético, é um alicerce para a estabilidade nacional e a prosperidade global” - frisa. E neste sentido, Ban Ki-moon pede ao mundo ações firmes, contra toda forma de discriminação religiosa, étnica e económica.


O Secretário-geral da ONU conclui: “A justiça social é fundamental para maximizar o potencial de crescimento com igualdade e minimizar o risco de desordem social. Juntos, devemos acolher este desafio e garantir que o nosso trabalho pelo desenvolvimento sustentável assegure a justiça social para todos”.

Fonte: http://umasalaespecial.blogspot.pt/ ; http://www.adital.com.br/

Nenhum comentário: