Mistérios da Lua


Vista a olho nu a Lua é cinzenta e cheia de manchas escuras. Mesmo assim encanta os observadores que se admiram sempre ao vislumbrar a Lua Cheia.

A Lua está repleta de crateras e pequenos mares, mas existem alguns mais fáceis de serem identificados e com um pequeno binóculo diversos acidentes interessantes podem ser vistos e pesquisados.

Com um telescópio podem-se ver as suas crateras com maior detalhe, mas ela continua cinzenta, mesmo numa fotografia comum. Mas com fotografias digitais e com um simples filtro para aumentar a saturação de cores, descobrimos que nosso satélite tem tons muito ténues que realçados, incluem mesmo azuis-marinhos e vermelhos.

A Lua gira em torno da Terra e existe uma parte de sua superfície (cerca de 40%), que nunca se volta para a Terra, devido a uma rotação sincronizada com a terra.

Durante muitos anos fantasiou-se sobre o "lado escuro" da Lua. Na verdade, o Sol ilumina todos os lados da Lua enquanto ela gira. Entretanto, existe um "lado distante da Lua" que nunca é visto da Terra. Com o passar das eras, as forças gravitacionais da Terra reduziram a rotação da Lua sobre seu eixo até que o período rotacional fosse exatamente igual ao período de sua órbita em torno da Terra.

A atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra tem efeito principalmente sobre as águas. No ponto da Terra mais próximo da Lua, a água atraída irá se concentrar, subindo de nível e descendo quando a Lua se afasta do planeta. É o chamado fenómeno das marés.

É do senso comum que a Lua acompanha as fases das mulheres, tanto que o ciclo menstrual se completa a cada 28 dias, tempo necessário para a Lua dar uma volta em torno da Terra. Existe também uma íntima relação entre as fases da Lua e a gravidez: Lua Nova no momento da conceção; Crescente em relação ao desenvolvimento do feto; Cheia quanto ao nascimento da criança e Minguante, depois do parto – quando toda a vitalidade se transfere para o leite materno.

Na agricultura, muitos são os que adaptam o seu calendário de cultivo e poda às fases da Lua, baseando-se no aproveitamento correto da sua luminosidade que, embora menos intensa do que a do Sol penetra mais fundo no solo e pode acelerar o processo de germinação das sementes. As culturas são também influenciadas pela atração que a Lua exerce sobre os líquidos, sabendo-se que as plantas são compostas de grande percentagem de água. Encontra-se assim o dia mais propício para cada tipo de atividade agrícola, observando e conhecendo a ação das várias fases da Lua sobre as plantas.

Estudar e conhecer a Lua é sempre para todos nós uma tarefa muito prazerosa. Boa visualização.
 


Fonte: http://www.youtube.com/; http://www.vocesabia.net/ http://alquimistaspontocom.blogspot.pt/

Nenhum comentário: