Os asteroides do dia...


Um asteroide de 45 metros de diâmetro - vigiado pela NASA - "roçou" a Terra esta sexta-feira sem fazer estragos, contrariamente ao meteorito que hoje, cerca das 09h00 caiu na Rússia e fez pelo menos de 1200 feridos.

Com um peso aproximado de 135 mil toneladas e batizado como "2012 DA 14", o segundo asteroide passou a cerca de 27 mil quilómetros da Terra, pelas 19h25 TMG, indicou a agência espacial americana (NASA).

A queda do primeiro asteroide que caiu na Rússia foi acompanhada de fortes explosões, segundo testemunhas citadas pela rádio Eco de Moscovo, que num primeiro momento consideraram que um avião havia explodido durante o voo.

O meteorito pesava várias toneladas e poderia ter várias dezenas de metros de comprimento, segundo cientistas consultados pelos meios de imprensa russos.

«Era um meteorito bastante grande, com várias dezenas de metros de comprimento. (...) Os corpos de menos de 50 metros desintegram-se quase sempre na atmosfera, e não se queimam totalmente, chegam à Terra só pequenos fragmentos», disse Nikolai Zheleznov, especialista do Instituto de Astronomia Aplicada.

Sergei Smirnov, cientista do Observatório Astronómico de Pulkovo, afirmou que o objeto «tinha uma massa de várias dezenas de toneladas e que seguramente se pôde ver com clareza no céu».

No entanto, alguns meios de imprensa informaram que sobre os Montes Urais havia caído uma chuva de meteoritos.

«Não foi uma chuva de meteoritos, mas um meteorito que se desintegrou na camadas baixas da atmosfera», disse à agência Interfax a porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, Elena Smirnij. No entanto a queda do meteorito não influiu nos níveis de radiação, que se mantêm dentro dos parâmetros de normalidade para a região.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/


Ler e ouvir mais em:
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=628197&tm=7&layout=123&visual=61

Nenhum comentário: