Royan - Les Jardins du Monde - 7º Dia - Parte II

 
O conhecimento de Royan não estaria completo sem uma visita aos seus famosos Les Jardins du Monde, e foi para lá que nos encaminhámos. Estes famosos jardins visitam-se em cerca 2horas e 30 minutos e contam com mais de sete hectares, onde se podem ver muitas plantas e estilos de jardim de todo o mundo, incluindo um jardim japonês e uma floresta da Indonésia, um labirinto de bambu e coleções de orquídeas e uma sala envidraçada com muitas borboletas.

Para descrever Les Jardins du Monde de Royan não se poderá dizer que é somente um parque botânico, porque não se lhe faria justiça. Na área de Marais Pousseau, em terrenos que outrora eram de sapal, é constituído por um complexo de estufas envidraçadas, rodeadas de terrenos com jardins temáticos e canais cheios de água que os rodeiam.

Para adultos e crianças há barcos elétricos que navegam através nos canais e que os jovens a partir dos 16 anos podem tripular.

Numa das estufas, designadaserre aux papillons” ou casa das borboletas, onde nos sentimos absolutamente fascinados por estarmos cercados por borboletas exóticas de todo o mundo.

A estrela desta exposição é na verdade uma mariposa - a gigante do Atlas (Attacus atlas), uma traça da Ásia, que tem uma envergadura de até 30cm. Mas não é apenas o tamanho da mariposa que é impressionante, é também a forma de suas asas em ponta, que lembram a cabeça de uma cobra para deter os predadores.

As principais atrações, no entanto, são, naturalmente, as variadíssimas espécies de plantas,. Além disso possuem uma grande variedade de estilos diferentes de jardim para admirar, sendo o jardim japonês e o jardim Inglês de enorme beleza. Tem também um labirinto de bambu, uma floresta inundada, uma coleção maravilhosa grandes bonsais.

Lá também podemos observar uma bela oliveira de 1.800 anos. No contexto histórico esta árvore, que tem uma copa que faz uma circunferência de 7 metros e segundo consta foi originalmente plantada numa vila espanhola de nome Cálig, no auge do Império Romano, de onde veio.

Os Jardins du Monde também são conhecidos por ter uma enorme coleção de orquídeas, que se encontram todas numa grande e bela estufa dedicada às mais exóticas orquídeas da Europa. Nela podemos ver cerca de 3.000 plantas que se encontram em exposição no orquidário, mas nele também existe um lago cheio de peixes das mais variadas cores.

Fonte: http://www.discover-poitou-charentes.com/ ; http://www.jardinsdumonde.com/ http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário: