Após termos saído de Marselha, resolvemos fazer a costa mediterrânica até Saint-Tropez. Por estradas estreitas em cima de falésias, lá fomos até Cassis. A viagem entre Marselha e Cassis é inesquecível, pois a costa forma "as calanques", pequenas enseadas rodeadas de falésias que chegam a ter 400 metros de altura. De todas elas destacam-se as calanques de Sourmiou e de d'En-Vau, que são absolutamente encantadoras.
Muitas das vilas costeiras desta região foram urbanizadas sem qualquer tipo de planeamento, tendo perdido o seu encanto original, mas Cassis permaneceu inalterada, mantendo o aspecto do seu pequeno porto, que já seduziu tanta gente famosa.
Nele pode-se aproveitar para relaxar numa esplanada á beira-mar, observando os pescadores ou os artistas de rua, nas suas lides, enquanto se saboreia marisco fresco e vinho branco seco local, devido ao qual Cassis é famosa.
O Chateau de Cassis, que fica no alto de uma falésia, junto à vila de Cassis, foi outrora um castelo medieval, originalmente construído em 1381, sendo hoje um elegante hotel. Este magnífico hotel dispõe de cinco luxuosas suites, cada uma delas com vista para o mar Mediterrâneo e para a pequena vila de Cassis, onde os acessos aos quartos são feitos por escadas ou túneis.
A fauna selvagem da região é muito rica, com aves aquáticas, raposas, martas, morcegos, serpentes e lagartos. A flora também é impressionante, com mais de 900 espécies, das quais 50 são classificadas como raras. A não perder...
Nenhum comentário:
Postar um comentário