A Côte d'Azur

A Côte d'Azur (Costa Azul), assim chamada pela cor das águas do Mediterrâneo, que aí são claras, mornas e tranquilas, é também conhecida como Riviera francesa. Compreende um trecho do litoral da França (inclusive o principado de Mónaco), entre Cannes e Menton, no departamento dos Alpes Marítimos, e é a mais importante região turística da França.

Juntamente com a costa da Provença, constitui um conjunto topográfico de aspectos variados: cabos, angras e baías onde se abrigam barcos de pesca e de recreio, cidades, estações balneárias e estradas que se prolongam pelo litoral.

A Côte d'Azur apresenta dois trechos distintos, a este e a oeste da embocadura do rio Var. O trecho oriental é montanhoso e nele se localizam Menton, Mónaco, Cap d'Ail, Beaulieu, Eze-la-Sarrazine, Nice e Villefranche. No trecho ocidental encontram-se Cagnes, Antibes, Juan-les-Pins e Cannes. A influência do Mediterrâneo na região, que ao norte é protegida pelos Alpes Marítimos, manifesta-se por Invernos curtos e brandos, Verões secos e quentes e violentos mas breves temporais na Primavera e no Outono.

A vegetação do litoral é tipicamente mediterrânea, com algumas plantas tropicais como cactos, palmeiras, laranjeiras e limoeiros. A temperatura é sempre elevada, mas nos pontos onde a montanha atinge o mar, o clima torna-se temperado. A poucos quilómetros do mar encontram-se, nos Alpes, cumes cobertos de neves eternas.

No século XIX, nos melhores círculos da sociedade europeia, falava-se sempre de um país mágico onde o Inverno não existia. A partir de então, a estrela da Côte d'Azur nunca mais se apagou.

O azul do sul define esta terra. Luminosa a ponto de confundir o céu com o mar. A Côte d'Azur está destinada à felicidade estival ao longo do ano inteiro, sendo uma das zonas mais turísticas e glamorosas de França, onde as suas praias mediterrâneas, o seu glamour, as suas marinas e os seus restaurantes de alta cozinha francesa atraem cada ano uma boa parte da elite do turismo europeu a cidades como Nice, Marselha, Mónaco (Monte Carlo), Cannes...
A Costa Azul é um local em que o turismo é a principal fonte de receita, assim como os diferentes eventos que se produzem anos após ano, eventos como o Festival Internacional de Cinema de Cannes (um dos mais importantes do Mundo), o Rally de Monte-Carlo, O GP de Fórmula 1 do Mónaco...

A Costa Azul é, desde o Século XX, destino de numerosos artistas, pintores e personalidades do mundo do espectáculo e da aristocracia também, assim como da realeza. Personalidades em todos esses âmbitos já passaram férias nesta regiao que começa na fronteira espanhola e termina na italiana.

Nenhum comentário: