Nice é muito mais do que a capital da Côte D'Azur, é a quinta maior cidade francesa e encerra uma rica arquitectura, além de ser um importante pólo cultural. Reúne os ricos e famosos de todo o mundo por causa de seu clima ameno, uma vegetação subtropical e o indescritível azul de seu mar, transformaram-na na maior estância da costa mediterrânica.
Localizada na baía dos Anjos, entre Mónaco e Cannes e distando apenas 30km da Itália, Nice é cortada pelos rios Pail lon e Magnan, que desaguam no Mar Mediterrâneo e tem como pano de fundo os Alpes.
Com lindas paisagens, a cidade é uma das mais turísticas de França e tem o segundo aeroporto mais movimentado do país. Cercada por lojas de alta costura e por Ferraris conversíveis por todos os lados, a cidade tem sotaque próprio e um estilo de vida glamoroso.
Nice foi fundada em 350 a.C. pelos gregos, para servir de entreposto comercial. A cidade de Nizza como se chamava naquela época, pertenceu à Itália até 1860 e esta influência italiana está presente na sua arquitectura, em especial nos edifícios da cidade antiga, junto da Colina do Château, que deve o seu nome ao castelo que em tempos aí existiu. Este bairro foi em grande parte restaurado, e os seus edifícios estreitos alojam galerias de arte, lojas e restaurantes.
A cidade também conta com muitos parques, museus e monumentos. Concentra ruínas romanas do século IV a.C. e cafés instalados em edifícios dos séculos XVII e XVIII, frequentados pela "beautiful people", que são a característica fundamental da cidade.
O seu passeio marítimo, a "Promenade des Anglais", que foi construído por volta de 1830, com fundos reunidos pela comunidade inglesa da cidade, é hoje uma estrada que se estende por 5 Km ao longo do mar, ladeada por praias de cascalho e um mar de um azul incrivel, de onde vem um premanente cheirinho a maresia, mas também rodeada de lojas, praças, galerias de arte e hotéis de luxo, como o Negresco, que evidencia a prosperidade de Nice.
Nesta viagem estivemos por duas vezes em Nice, uma quando íamos para o Mónaco e a outra quando fizemos o caminho de volta. Na segunda vez que por Nice passámos, era dia de Ano Novo e a multidão que ocupava a Promenade des Anglais, passeando ao sol de Inverno e gozando da brisa marítima, era imensa.
As suas praças de estilo veneziano estão sempre lotadas no Verão, até altas horas da madrugada. No entanto o seu Carnaval, em Fevereiro, é o ponto alto da animação de Nice, com 18 dias de festividades que terminam na terça-feira gorda, com carros alegóricos, um soberbo fogo de artifício e a famosa Batalha das Flores, que atrai visitantes de todo o mundo.
Discotecas sempre cheias fazem da vida nocturna da cidade uma das mais animadas da França. Em Nice, o sol aparece durante 300 dias por ano. E para aproveitar esse sol todo, a cidade oferece as suas lindas e famosas praias de cascalho.
A cidade também é uma excelente base para visitar outras atracções da Riviera, como Mónaco, Cannes, Antibes e Saint-Tropez, que ficam a pequena distância desta cidade. No interior, que não foi visitado por nós, por não haver tempo, há Grasse, berço do perfume francês, e Saint Paul de Vence, vila medieval, situada no alto de uma montanha da qual se tem a melhor vista da região.
Um comentário:
Estive em Nice, é um dos lugares mais lindos que já estive, pretendo voltar la, com meu filho agora, se puder conheçam vcs vão amar
Postar um comentário