Catedral de Saint-Pierre


A Catedral de Saint-Pierre de Genéve é uma Igreja Reformada, que foi construída como igreja católica. Foi iniciada no século XII, e inclui uma eclética mistura de estilos. É conhecida como a igreja e lar adoptivo de Jean Calvin, um dos líderes da reforma protestante. Dentro da igreja existe uma cadeira em madeira, que era habitualmente usada por Calvin.
A área abaixo da Catedral foi recentemente escavada por arqueólogos, revelando uma rica história do local, que remonta ao tempo do Império Romano.

A partir dos séculos VIII ao X, foi uma das três catedrais a coexistir no local. O actual edifício tem crescido a partir de uma catedral dedicada ao culto cristão e uso eclesiástico. As outras duas estruturas, são do séc. XII e correspondem ao crescimento do edifício sobrevivente e que eram, aparentemente, para diferentes usos, para sacramentos e para os ensinamentos da igreja.
No início da reforma, os serviços protestantes foram comemorados em celeiros pertencentes aos membros da congregação para o distrito de Saint-Pierre, mas na sequência da assinatura do "Edito de Nantes”, um primeiro templo foi construído em 1606. Este edifício foi queimado em 1626 para evitar que fosse transformado numa igreja católica.

Depois de 1803, devido à "Concordata", em que Napoleão permitiu a liberdade de culto, a Igreja Protestante de Saint-Pierre foi reformada para o culto protestante. Este novo edifício foi inaugurado em 12 de Maio de 1833.
Actualmente, nos cultos de Verão, está presente um pastor protestante alemão, tornando possível a realização de serviços bilingues e reuniões de alemão e francês destinados a fiéis protestantes.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: