Interlaken

A estadia em Brienz, que era para durar, terminou no início do terceiro dia. A chuva intensa e o forte vento que se faziam sentir, fizeram com que decidíssemos mudar de poiso.

Resolvemos então ir para a pequena e concorrida cidade de Interlaken a poucos quilómetros de distância, que como o nome indica, é uma cidade situada entre dois lagos suíços, o BrienzerSee e o ThunerSee e aos pés de três das montanhas mais célebres dos Alpes.
A AS da cidade encontrava-se junto ao parque de campismo municipal, com o rio Aare e com o cais de embarque dos elegantes barcos a vapor, tão característicos da Suíça, mesmo ali ao lado.

Interlaken é então uma pequenina cidade turística, que se estende num istmo (o Bodeli), que é uma planície verdejante entre altas montanhas, atravessada pelo rio Aare e localizada a 570 m acima do nível do mar e que serve como ponto de partida para muitos passeios pelos Alpes. É também conhecida pelo seu incrível comércio, com as suas lojas que vendem os famosos relógios de cuco e muitos outros objectos de fabrico suíço.

“Quem não visitou Interlaken não conhece a Suiça”, afirmou numa carta o compositor alemão Félix Mendelssohn.

Os Alpes dominam a cidade como pano de fundo e a sua excelente situação geográfica, no centro da Suiça, torna este pequeno povoado no ponto de partida ideal para uma infinidade de excursões para os glaciares mais incríveis, cascatas de 400 metros de altura, lagos de uma singular cor azul turquesa e três das montanhas mais majestosas dos Alpes: o Eiger, o Monch e a Jungfrau.

Destes três, o pico mais alto é o Jungfrau, que atinge os 4158 metros. Como tal, é nesta cidade onde se fazem muitos e variados passeios em teleférico ou de comboio encosta acima pelas cordilheiras.

Nos tempos pré-históricos, foi habitado pelos celtas, no entanto a cidade actual deve o seu nome a um convento de Agostinianos, denominado Inter Lacus, que em latim quer dizer "entre lagos", ali construído em 1130 e que ali permaneceu até 1528.

No passado, a impressão de produtos têxteis e a relojoaria foram de grande importância, mas o turismo é hoje a mais importante fonte de rendimento e Interlaken é uma das estâncias turísticas mais antigas na Suíça, e continua a ser uma das mais populares.

Escusado será dizer que os passeios de barco á volta desta cidadezinha são excelentes. A neve no topo das montanhas, junto com o verde das árvores e o azul dos lagos, fazem com que a máquina de fotografar não pare, em especial, se a chuva e o nevoeiro, muito frequente por ali, não se intrometer e nos estrague a estadia, como aconteceu connosco, levando-nos a abandonar esta zona mais cedo do que o esperado por nós, pois ali queríamos ficar muito mais tempo…

Nenhum comentário: