Thun

Como continuava a chover, a estadia em Interlaken foi também curta, no entanto a chuva resolveu por vezes parar, o que permitiu visitar, conhecer e sentir a cidade o suficiente.

Estávamos na Suíça central, no meio dos Alpes e o lago que se seguia era o Thunersee, um pouco maior que o Brienzersee.

Interlaken e Thun encontram-se ligadas por estrada, via férrea e barco. A estrada serpenteia junto à margem norte do lago Thunersee na base de altas montanhas escarpadas de um verde intenso, com férteis pastagens verdes claras na base das montanhas e a meia encosta, e revestidas na sua quase totalidade com florestas de um profundo verde-escuro.

Por vezes, aqui e ali encontramos pequenos vilarejos que se estendem de um e outro lado da estrada, com típicas casas de madeira de dois a três pisos com telhados que descem até ao rés-do-chão.

No outro topo do lago Thunersee encontra-se a cidade que lhe dá o nome, a cidade de Thun. Continuava a chover a cântaros e por isso não podemos explorar a cidade como queríamos, pelo que resolvemos seguir viagem.

Thun é uma das cidades mais originais na Suíça e está maravilhosamente situada na extremidade ocidental do lago com o mesmo nome e oferece uma impressionante vista para os Alpes cobertos de neve e é muito negligenciada pelos visitantes, a favor da cidade de Interlaken.

As lindas vistas das montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau, bem como a gigante e piramidal montanha Niesen (2362m) e a achatada montanha Stockhorn (2190m) são sem dúvida um prelúdio suave, para as vistas alpinas mais para sul.

A cidade tem um castelo medieval. As torres do imponente castelo, destacam-se sobre a cidade, em estilo medieval tardio, com quatro torres de ângulo. Na cidade também se destacam as pitorescas ruas no centro de Thun, que merecem bem uma atenta visita.

O centro histórico de Thun estende-se abaixo do castelo, na margem direita do rio. A cidade velha de Thun é fascinante e apresenta uma arquitectura especial, principalmente a arquitectura da cidade velha. O seu estilo arquitectónico com dois a três pisos com águas furtadas e ainda muitas vezes com um piso subterrâneo, pintadas com cores vivas ou simplesmente brancas, é único em toda a Europa.

Nos pisos térreos estas casas possuem atractivas boutiques e lojas de roupa em segunda mão. Além disso, a cidade velha de Thun é uma cidade preparada e adequada para se viver. Pessoas que gostam de viver o amor da cidade, o charme das casas da cidade velha e seus arredores, com cafés ao virar da esquina, com shoppings perto e muitas outras oportunidades culturais. Cafés e restaurantes encontram-se por toda a cidade, mas também bares modernos e discotecas que animam a cidade velha de Thun.

A rua principal, a Obere Hauptgasse, paralela ao rio, está dividida em dois níveis. O passeio foi construído num nível elevado sobre os telhados dos edifícios ao longo da rua, de forma a que os peões desçam as escadas para entrar nas lojas, no nível inferior. As ruas com degraus à saída da Obere Hauptgasse levam ao castelo, o Schloss Thun, de onde se podem obtêm esplêndidas vistas da cidade e dos Alpes Berneses.

Thun é uma histórica e antiga cidade mercantil, situada nas margens do rio Aare. As suas origens remontam a 1191. A cidade de Thun existe desde o séc. XII, quando o duque Berchtold V von Zähringen mandou construir o castelo, numa colina sobranceira ao rio. O seu nome deriva da palavra celta "dunum", que significa quase o mesmo que "ponto fortificado”.

A seus pés, o lago Thunersee, é um dos mais belos lagos da Suíça e muito apreciado por turistas e locais. Localizado dentro de verdes montanhas e picos nevados, o lago apresenta muitas oportunidades desportivas, em especial os desportos náuticos e a natação.

Uma rede bem documentada de rotas pedestres e caminhos ao longo do lago, acima das aldeias e no sopé das montanhas que o rodeiam, convidam a uma enorme variedade de actividades.

Thun abriga a mais antiga escola de vela da Suíça. A praia de banhos é bonita e atrai um grande número de banhistas no Verão. Também se recomenda uma caminhada ao longo das margens do rio Aare, com vista para o lago, que resulta sem dúvida numa experiência refrescante.

Nenhum comentário: