Riviera suíça - Vevey

Chegámos a Vevey já de noite e encontrámos a cidade praticamente já adormecida. Depois do habitual reconhecimento da cidade encontrámos o local de pernoita, num estacionamento recatado e silencioso na marginal do lago Lémam, à sombra de plátanos artisticamente podados, um lugar muito tranquilo e atraente.

No dia seguinte pegámos nas bicicletas e percorremos toda a marginal da cidade. Primeiro para sul até à Grande Place e cidade histórica e já à tarde, foi vez da marginal para Norte até à praia. A cidade fica situada na região que é conhecida como Riviera suíça e é uma das mais caras do país.

Vevey é uma das mais conhecidas estâncias de férias da Riviera suíça. Situada na margem norte do lago Léman, a curta distância da cidade de Montreux, que viu nascer, no decorrer do XIX, inúmeras indústrias, com destaque para uma pequena fábrica de leite em pó que se tornaria, com o decorrer dos anos, no maior grupo alimentar a nível mundial, a Nestlé. A cidade é desde então a sede da Nestlé, onde tem até uma rua e praça, com o nome da empresa.

A cidade estende-se numa faixa que segue ao longo da marginal noroeste do lago Lémam, desenvolvendo-se como centro turístico desde o séc. XIX. Era a estância de férias de figuras famosas como o escritor Ernest Hemingway e o actor Charlie Chaplin (Charlot), que ali passou os últimos 25 anos da sua vida e que também ali foi sepultado em 1977.

A cidade já existia com o nome de Viviscus, na época romana e foi outrora um importante porto do lago Lémam. Floresceu na época medieval e por volta do séc. XIX, tornou-se a cidade mais importante do cantão de Vaud.

A zona mais atractiva de Vevey é a Grande Place ou Place du Marche, uma enorme praça, ocupada quase sempre por estacionamento automóvel e onde se encontra o edifício do mercado do peixe. Neste edifício e no dia da nossa visita ali decorria uma feira de velharias, por sorte minha. Às terças-feiras e sábados esta enorme praça enche-se de bancas com os mais diversos produtos regionais, com provas e degustações gratuitas de vinhos, queijos e outras iguarias.

No centro histórico da cidade, encontramos antigas e bonitas ruelas empedradas que se prolongam para leste da Grande Place. Na marginal do lago, onde passámos a noite e a caminho da la Grand Place, encontra-se o Quai Perdonnet, onde junto de um bonito roseiral encontramos a estátua em bronze de Charlot.

Também ali em frente se encontra o museu alimentício, onde se conta a história dos alimentos e onde é possível conhecer os mecanismos do aparelho digestivo, testar o tacto, o olfato, o paladar e até se arriscar na cozinha. Em frente ao museu, há um garfo enorme em aço espetado no lago, que se tornou um dos símbolos da cidade de Vevey.

Percorrendo a marginal para Sul da Grande Place, encontramos a praia mais concorrida de Vevey, onde se destacam no lago, três cavalos-marinhos em bronze, que transportam no dorso nuas e atléticas amazonas, que são fontes de água. Na calçada junto à praia podemos desfrutar de um belo gelado ou lanche, em bares com cerca de madeira e esplanadas em chão de areia, com guardas sol e espreguiçadeiras, tal como se na praia estivéssemos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tive a oportunidade de conhecer Vevey. É realmente encantadora.