Visita a Roma - 4º Dia, Parte X





Ainda na Piazza di Spagna procurámos pela Via Condotti. A Via Condotti é a rua que se encontra em absoluta perpendicularidade com a Fontana della Barcaccia e por isso situada mesmo em frente da Scalinata della Trinità dei Monti (Escadaria Espanhola) sendo assim muito fácil encontra-la.

Segue-se então pela Via Condotti, que se encontrava com muita gente que saia ou entrava na Piazza di Spagna. Nos tempos da Roma Antiga, a Via dei Condotti era uma das ruas que cruzaram a antiga Via Flaminia e permitia que as pessoas que cruzavam o rio Tibre chegassem à Colina Pincio. Ela inicia-se na Piazza di Spagna e recebeu o seu nome, devido às condutas que nela passavam e que transportavam água para as Termas de Agripa.

A Via Condotti é um dos centros da moda em Roma e nela se encontram as lojas das melhores marcas da moda italiana e mundial, desde que o atelier da Bulgari, que ali foi aberto em 1905. Agora, além de Valentino, outros estilistas, como Zara, Armani, Hermès, Cartier, Louis Vuitton, Fendi, Gucci, Prada, Chanel, Dolce & Gabbana e Salvatore Ferragamo, têm lojas na Via Condotti. Outros ainda, como Laura Biagiotti, têm seus escritórios no local.No segundo edifício do lado direito da Via Condotti, a partir da Piazza Di Spagna, encontra-se o Antico Caffè Greco. O Antico Caffè Greco (muitas vezes apenas referido como Caffè Greco) é um marco histórico da cidade, que foi inaugurado em 1760, no nº 86 da Via dei Condotti. É talvez o mais conhecido e antigo café de Roma.

Ali tomaram café figuras históricas entre as quais se incluem, Stendhal, Goethe, Thorvaldsen Bertel, Mariano Fortuny, Lord Byron, Shelley, Franz Liszt, Keats, Henrik Ibsen, Hans Christian Andersen, Felix Mendelssohn e María Zambrano , e ainda hoje, continua sendo um refúgio para escritores, políticos, artistas e pessoas notáveis em Roma. Ao entrarmos fomos muito bem acolhidos por um simpático empregado de mesa com a idade de quem já deu as boas vindas a muitas dessas figuras históricas, mas que sem qualquer diferenciação continua a bem receber quer simples visitantes, quer figurões.

O ambiente de início do séc. XX, o belo mobiliário, os magníficos doces expostos e depois por nós escolhidos, o seu capuccino, o sossego e o fresco do ar condicionado, fizeram com que me viesse à memória a tão conhecida frase italiana: "Quanto è dolce non far niente" (como é doce não fazer nada).Este belo café não poderia existir noutro local que não fosse Roma, pois como se sabe um dos grandes prazeres da vida romana é saborear um café de preferência num dos seus cafés elegantes a ver o mundo passar. Assim sendo, ninguém deve passar por Roma sem experimentar dar um passeio através de Via Condotti com as suas magníficas lojas e de passar um fim de tarde descansado dentro do histórico Antico Caffè Greco. E como foi bom despedirmo-nos de Roma, neste belo e antigo café…


À saída o turbilhão de movimento da Via Condotti e um cheirinho inesquecível a castanhas assadas, ali bem próximo de nós. Depois o regresso ao parque de campismo, onde nos esperavam os preparativos para a partida no dia seguinte. No final do dia, o jantar no restaurante do parque, saboroso e bastante italiano. Fonte: http://trifter.com/practical-travel/world-cuisine/a-trip-to-caffe-greco / Wikipédia.org

Nenhum comentário: