Visita a Roma - 4º Dia, Parte III


O Panteão de Roma é sem dúvida um dos melhores locais para compreender a grandiosidade de Roma, uma obra simplesmente magnífica e capaz de arrancar a admiração até mesmo do mais frio dos visitantes, que nos dias de hoje foi convertido em igreja católica.

Depois da visita ao Pantheon, foi o momento de descansar algum tempo numa simpática esplanada situada na Piazza della Rotonda, frente ao magnífico Panteão de Roma, para se saborear mais um dos famosos "gelattos" italianos. A praça estava bem animada por alguns artistas de rua, que tocavam para animar os inúmeros turistas que por ali deambulavam.

Em seguida seguimos pela Via Giustiniani a caminho da Piazza Navona, que não queríamos deixar de visitar de dia, embora sabendo que à noite ela é mais bonita e glamorosa. No caminho e já perto da Piazza Navonna, passa-se pela pequena Piazza San Luigi dei Francesi, onde se encontra a igreja do mesmo nome. Entrámos na igreja para a visitarmos, mas por mero acaso. No entanto lá dentro foi o real encantamento, ao sermos surpreendidos por inúmeras obras de excelente pintura, entre as quais se encontravam 3 obras-primas do grande Caravaggio.

A chiesa di San Luigi dei Francesi (Igreja de São Luís dos Franceses), é uma igreja da comunidade francesa em Roma, de fachada renascentista e interior barroco, situada bem perto da Piazza Navona.

A igreja foi projectada por Giacomo della Porta e Domenico Fontana e construída entre 1518 e 1589. As obras foram concluídas com a intervenção pessoal de Catarina de Médici, que lhe doou algumas posses dentro da área. É a igreja da comunidade francesa em Roma e está dedicada à Virgem Maria, a São Dionigis Areopagitas e a St. Louis IX, rei da França.

A igreja, do ponto de vista artístico, é uma exaltação da própria França, através da representação de seus santos e suas maiores figuras históricas. A frente mostra a estátua de Carlos Magno, São Luís, Santa Clotilde e Santa Joana de Valois. Dentro, há belíssimos frescos representando a "Apoteose de St. Louis e St. Denis" e que também representam a história da vida de Clovis.


Existem dois lugares que contêm obras-primas da arte do século XVII. Na segunda capela do lado direito, há o fresco de Santa Cecília de Domenichino (1616 - 17), enquanto na quinta capela à esquerda (a Capela Contarelli), há três obras-primas de Caravaggio, "O Martírio de São Mateus", "São Mateus e o Anjo" e "O Chamado de São Mateus".

A igreja também abriga vários túmulos, incluindo o túmulo de Pauline de Beaumont,(uma aristocrata, mulher de letras e de sociedade, que morreu de tuberculose) mandado construir por seu amante, François-René de Chateaubriand (escritor, ensaísta, político e diplomata francês) que foi embaixador, em Roma, e o túmulo do Cardeal Joachim François de Bernis, embaixador do rei Luís XV e Luís XVI, em Roma.

Fonte: Wikipédia.org / http://www.lonelyplanet.com

Nenhum comentário: