A principal atracção da Piazza Navona são as suas três fontes. A fonte central e maior é a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios). A fonte tem quatro grupos de esculturas, cada um representando um rio de um continente diferente, o Nilo,o Ganges, o Danúbio e o Rio da Prata. As estátuas estão na base de uma rocha que apoia um obelisco, originalmente localizado no Circo Massenzio, perto da Via Appia Antica.
As duas outras fontes são a Fontana di Nettuno (Fonte de Neptuno), na extremidade norte e a Fontana del Moro (Fonte do Mouro), no extremo sul. A Fontana del Nettuno, também conhecida como a Calderari, foi construída em 1576 por Giacomo della Porta. As estátuas representam Neptuno rodeado por ninfas do mar, que foram adicionadas no séc. XIX.
Giacomo della Porta também construiu a Fontana del Moro. A estátua central representa um mouro, segurando um golfinho, um projecto de Bernini, acrescentado no séc. XVII. Os tritões são adições do séc. XIX.
A fachada frontal da igreja barroca foi desenhada por Borromini, principal rival de Bernini. A construção começou apenas dois anos após a conclusão da Fontana de Bernini dei Quattro Fiumi, mesmo em frente do edifício. A igreja foi concluída em 1670.
A Piazza Navonna é um lugar muito animado, onde os habitantes locais e turistas gostam de passear. É também muito popular entre vendedores de souvenirs, músicos e pintores, que se reúnem na praça para pintar ou tocar, ou outros artistas de rua como as já habituais “estátuas vivas”, que se encontram em todos os locais famosos e que fazem pequenos movimentos por pouco de dinheiro.
À noite a praça ganha mais vida, encontrando-se repleta de pessoas, sendo por isso imperdível um começo de noite na Piazza Navonna. Mas se se quiser realmente apreciar a beleza da praça em si, é melhor visita-la de dia para evitar as multidões.
Fonte: http://www.aviewoncities.com/rome / Wikipédia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário