Visita a Roma - 4º Dia, Parte IX





Depois o subir da escadaria e entrar na Chiesa de San Trinità dei Monti. A Igreja da Santissima Trinità dei Monti é um templo do renascimento tardio, mais conhecida pela sua bela posição de comando em acima das escadarias que nos conduzem à Piazza di Spagna. A igreja foi encomendada por Charles VIII no final do séc. XV e a construção durou até 1585.


O complexo inclui uma igreja e convento situado em Monte Pincio, com vista sobre a famosa Scalinata della Trinità dei Monti e a Piazza di Spagna, oferecendo ainda uma vista fabulosa sobre a Cidade Eterna.

Em 1494, São Francisco de Paula, um eremita da Calabria, comprou um vinhedo e, em seguida obteve a autorização do Papa Alexandre VI para ali estabelecer um mosteiro para os Frades Minimos (a Ordem fundada por São Francisco de Paula). Em 1502, Luís XII de França, começou a construção da Chiesa dei Trinità dei Monti próximo a esse mosteiro, para celebrar a sua invasão bem-sucedida de Nápoles.

A famosa fachada da igreja com suas duas torres simétricas foi um trabalho de Carlo Maderno. O interior combina arcos góticos, com uma decoração clássica renascentista. É o lar de várias obras de Cesare Nebbia inclusive a "Crucificação" do altar-mor de Daniele da Volterra, bem como obras do pupilo de Michelangelo. As suas bonitas esculturas e os frescos da cúpula são dignos de particular interesse.Novamente na Piazza di Spagna, caminhamos até à Piazza Mignanelli, situada do lado direito e mesmo ao lado da praça anterior. Pelo caminho do lado esquerdo, vê-se uma camisaria com o nome de Byron, por certo uma homenagem a Lord Byron, um destacado poeta britânico e uma das figuras mais influentes do Romantismo que ali esteve hospedado na praça (quando realizou o seu Grand Tour), em casa de seu amigo Percy Bysshe Shelley, também um dos mais importantes poetas românticos ingleses.

A Piazza Mignanelli tal como a sua visinha Piazza di Spagna, fica no sopé da Colina Pincio, à direita da Escadaria Espanhola e dela também parte uma escadaria que acede à Chiesa dei San Trinità dei Monti. Todos os anos, no dia 8 de Dezembro o Papa e milhares de católicos, visitam a Piazza Mignanelli, a fim de ali comemorar o dia da Imaculada Conceição, que está simbolizada pela imagem de Nossa Senhora no pilar que se encontra no meio da praça e por isso o pilar é chamado de dell' Immacolata Colonna.

O palácio que domina a Piazza Mignanelli e que possui o mesmo nome da praça, foi construído no início do séc. XVII. Foi encomendado pela família de Gabrielli, uma família rica de industriais de Siena. O terceiro andar do edifício só foi construído em 1887, pelo arquitecto Andrea Busiri Vici, que também reconstruiu a fachada. O palácio é agora popularmente chamado de Palazzo di Valentino, por pertencer ao famoso estilista do mundo da moda, e na fachada pode ser visto um grande "V" de Valentino.


A tarde começava a cair e a Piazza di Spagna ali ao lado a receber ainda mais visitantes, e nós já com algum apetite, resolvemos procurar o Caffè Greco para um lanche e pequeno descanso condignos. Abre-se o Guia da American Express, lê-se sobre a localização do Caffè Greco e em seguida procura-se a Via Condotti, onde do lado direito se encontra o antigo e histórico café.

Fonte: Wikipédia.org / http://tecnologia.terra.com.br

Nenhum comentário: