Visita a Roma - 4º Dia, Parte VI




Logo a seguir ao Palazzo di Giustizia, mesmo ao lado, encontra-se outro palácio, o Palazzo dei Uffici della Profezione Civile, ou simplesmente Palazzo del Ministério do Interior, o Ministério do Interior do governo italiano, que ali funciona desde 1925 e é o órgão de execução da política interna da República, que olha pela segurança e prevenção da criminalidade, mas também trata da regulamentação das denominações religiosas, os cultos permitidos na Itália. Encostada a este palácio uma linda igreja branca, a Chiesa del Sacro Cuore dell Suffragio. Foi construída em estilo do gótico, entre 1894 e 1917, pelo arquitecto Giuseppe Gualandi e, apesar de sua aparente brancura de mármore, a igreja é toda de betão. A fachada é caracterizada pela presença de pináculos, nichos e estátuas, que lembram a fachada do Duomo de Milão, parecendo até uma pequena réplica desta basílica e talvez por isso esta igreja é também designada pelos romanos por "Pequena Catedral".

Na realidade a singularidade desta igreja está ligada a algo transcendente, pois ela é um verdadeiro museu do submundo, o Museo delle Anime del Purgatorio (Museu das Almas do Purgatório). Este é o principal motivo de interesse da igreja e junto da sacristia o museu reúne documentos e relíquias relacionadas com a existência das almas do Purgatório, com uma colecção de livros, roupas, fotos, pequenas tábuas de madeira e tecidos em que estão gravadas impressões das almas do purgatório, que dizem conter provas da existência do "além mundo", colectadas em toda a Europa.Tudo começou em 1894, quando o Pe. Victor Jouet fundou esta igreja. Mas em 1897, deflagrou um incêndio na capela de Nossa Senhora do Rosário. Uma vez extinto o fogo, o padre Jouet deparou com um fenómeno para ele verdadeiramente surpreendente. Na parede, viu a imagem de um rosto sofredor numa mancha produzida pelo fogo. A partir dai começou a recolher documentos e objectos relacionados com a existência de espíritos do Purgatório e a sua presença no mundo sob a terra em forma de aparições que deixaram marcas da sua presença em tecidos, livros e objectos, cada um com sua incrível história.

Chegados ao final do Lungotevere Marzio chega-se à Ponte Cavour. Ela liga a área em redor da Piazza Cavour com a área em redor do Ara Pacis no Campo de Marte.
Tem 110 metros de comprimento e foi projectada pelo arquitecto Angelo Vescovali. Apresenta cinco arcos em travertino e foi construída entre 1896 e 1901 para substituir a Passerella di Ripetta. Foi inaugurada em 25 de Maio de 1901 e foi nomeada Ponte Cavour, em homenagem a Camillo Benso, Conte di Cavour, um dos pioneiros da unificação italiana.


Fonte: Wikipédia.org / http://www.06blog.it

Nenhum comentário: