Spoleto




Um pouco antes da hora de almoço partimos de Roma, com o intuito de chegarmos a Assissi (Assis) ao final do dia. Pelo caminho queríamos parar durante a tarde na pequena cidade medieval de Spoleto, que nos ficava no caminho.


A tarde estava quente e foi muito agradável parar para um lanche depois de muitos quilómetros realizados, a que se seguiu a visita à cidade. A cidade estava calma, com alguns jovens na Piazza del Mercato, e só na rua de maior comércio é que se encontrava mais movimento.
Spoleto é uma esplêndida cidade enquadrada por belas florestas e localizada no centro da Itália, na região da Úmbria, uma região que se destaca pelo equilíbrio entre homem e natureza, no tratamento que seus cidadãos sempre tiveram com sua terra e seu rico passado.

Na Idade Média e na Renascença, foi uma activa região no coração histórico, cultural e religioso da Itália, onde as cidades se desenvolveram de forma extraordinária, acumulando uma enorme riqueza artística.
Spoleto está localizada no extremo sul do Valle Umbra, uma vasta planície aluvial criada em tempos pré-históricos pela presença de um grande lago, o Umber Lacus, que secou na Idade Média.

A cidade está construída sobre o Monte St. Elias, um promontório baixo, no sopé da Colina Monteluco, e que vai descendo até às margens do rio Tessino, sendo a leste cercada pelas montanhas que cercam a Valnerina.
Apesar de apresentar traços da era romana na sua estrutura urbana, Spoleto ainda mantém uma forte aparência medieval, herdada do próspero período do Ducado "Longobardi" e, depois, por ter sido uma importante cidade dentro do Estado Papal.


Possui elementos arquitectónicos bastante antigos, que remontam à época imperial, como o Arco de Druso, de 23 d.C., encontrado perto da Igreja romana de Sant'Ansano, a casa romana que pertenceu à mãe de Vespasiano e o esplêndido Teatro Romano, construído antes dos primeiros anos do Império e a Basílica de San Salvatore do séc. IV, são testemunhas das mais antigas origens de Spoleto. Perto da igreja de San Gregorio Maggiore, do séc. XII e caracterizada pelo elevado presbitério, há uma ponte romana (também chamada de "a sangrenta") que consiste em 3 arcos construídos em blocos de pedra e o anfiteatro do séc. II d.C., também pode ser ali encontrado.



O seu Duomo é um raro exemplo que sintetiza a arquitectura românica e conserva frescos do Pinturicchio e de Filippo Lippi, natural da cidade e que ali morreu depois de ter pintado os belos frescos da catedral. Na área encontrada em frente à Chiesa di San Pietro tem-se um amplo panorama de toda a Spoleto e da poderosa e esplêndida Ponte delle Torri (Ponte das Torres), do séc.XIV, com dez arcos com um total de 80 metros de altura e 230 de comprimento, que liga ao Forte (Rocca Albornoziana) construído em 1352, sob as ordens do Cardeal Egidio Albornoz e desenhado por Matteo Gattaponi, nos declives da montanha que domina a cidade. Um passeio por estes lugares oferece um admirável panorama da cidade de Spoleto e do lindo vale do rio Tessimo.


Monumentos mais modernos, tão fascinantes quanto os outros, são as igrejas de San Domenico e San Ponziano, ambas construídas durante o séc. XII. Fonte: http://www.initalytoday.com / http://www.spoleto.com.br/

Nenhum comentário: