Visita a Florença - 4º Dia, Parte II





Após a saída da Chiesa di Santa Maria di Montesanto, deixámos a Piazza del Popolo e enveredámos pela Via del Corso, uma das ruas mais comerciais da cidade, a caminho de outras praças da cidade de Roma.


Pelo caminho encontra-se a Basílica dei Santi Ambrogio Carlo al Corso, uma linda igreja, com uma magnífica acústica e uma luminosidade incrível, como aliás é próprio de quase todas as basílicas italianas. Da porta desta igreja avista-se já bem perto a Piazza di Spagna e a Chiesa Santi Trinità dei Monti.



A Basílica dei Santi Ambrogio Carlo al Corso é uma igreja que pertence à “casa” de Milão (ao Arcebispo de Milão), e que foi iniciada em 1612, para substituir uma antiga igreja do séc. X. Esta antiga igreja mencionada em documentos papais do séc. X, foi rebaptizada com o nome de Santo Ambrósio à qual se adicionou o nome de Santo Carlo, após a canonização de Carlo Borromeo em 1610. Foi criada pela Irmandade (que mais tarde se tornou Confraria de Santo Ambrósio e Charles Lombard da Nação) para a construção de uma nova igreja, no mesmo local da anterior, que foi demolida.


Pelo caminho as inúmeras lojas das grandes marcas, que por toda a Via del Corso se encontram representadas. Embora pessoalmente não ligue muito a marcas, é sempre agradável ver o que cada uma delas apresenta para a nova estação, pois na realidade são elas que influenciam a moda mundial.
Pela Via del Corso, chegamos à Piazza Colonna, que deve seu nome à Coluna de Marco Aurélio, que ali se encontra desde a antiguidade. É uma praça rectangular com a Coluna de Marco Aurélio no centro, e rodeada por alguns dos mais importantes edifícios históricos da cidade. Entre a coluna e a Via del Corso há uma pequena fonte construída em 1575, por Giacomo Della Porta.

Em seguida passa-se novamente pela praça vizinha, a Piazza di Monte Citorio, mesmo ali ao lado, onde se encontra o Parlamento italiano. Além do magnífico edifício da Camera dei Deputati (Parlamento italiano), não nos podemos esquecer que ali também se encontra o Palazzo della Galleria Colonna, agora Galleria Alberto Sordi, um dos mais bonitos e antigos centros comerciais da Europa. Toma-se de seguida o caminho do Pantheon de Roma, cujo nome significa "para todos os deuses". É um edifício encomendado por Marco Agripa como um templo de todos os deuses da Roma Antiga, e mais tarde reconstruído pelo Imperador Adriano, em cerca de 126 d.C..É um edifício circular com uma grande cúpula, que é encimada por uma abertura em óculo de onde se vê o céu. O seu pórtico é constituído por três fileiras de enormes colunas coríntias de granito (oito na primeira fila e dois grupos de quatro atrás).

Quase dois mil anos depois de ter sido construído, o Panteão de Roma é um edifício cuja cúpula é ainda nos nossos dias, a maior do mundo. A altura até ao óculo e o diâmetro do círculo interior têm a mesma medida (43,3 metros). É também um dos edifícios romanos, mais bem preservados, embora tenha estado em uso contínuo ao longo de sua história. Desde o séc. VII, o Panteão foi usado como igreja católica romana, dedicada a "Santa Maria e os Mártires", mas informalmente conhecida como "Santa Maria Rotonda".
A praça em frente do Panteão é designada por Piazza della Rotonda. É uma praça muito movimentada e cheia de turistas que aqui ocorrem para visitarem um dos edifícios mais antigos e mais bem preservados de Roma.


No centro da praça está uma fonte, encimada por um obelisco egípcio, chamado Obelisco Macuteo, devido à sua localização anterior. O obelisco, mandado construir originalmente pelo faraó Ramsés II, para o Templo de Ra, em Heliópolis, foi trazido para Roma no tempo dos antigos imperadores romanos. Fonte: Wikipédia.org

Nenhum comentário: