História de Bologna, entre o mito e a lenda

Bologna está situada numa localização central, que desde os tempos antigos, a fazia favorável ao tráfico comercial com o resto da península. A cidade está delimitada pelos rios Reno e Savena, no sopé dos Apeninos.

Existem várias lendas sobre o nascimento de Bologna, alguns atribuem a sua fundação, aos umbros, que se puseram em fuga aquando da invasão etrusca, e que fundaram uma aldeia onde agora está situada Bologna, e posteriormente ocupada pelos etruscos.


Acredita-se também que tenha sido fundada pelos etruscos, com o nome de Felsina, por volta de 510 a.C.. Essa é outra história que fala de Felsina, uma descendente de Bianore, o lendário fundador da Pianoro, Parma e Mantua, que deu à cidade o seu nome alterado mais tarde por seu filho Bono, para Bononia.

Talvez haja alguma verdade em todas essas lendas, mas a mais fascinante é definitivamente a que nos fala do rei etrusco Fero que acampou na planície entre os rios Aposa e Ravone. Fero e seus homens começaram a construir cabanas num local de vegetação densa e com óptima localização.

A aldeia foi expandida em torno de um rio (o Aposa que ainda hoje corre no por baixo de alguns locais de Bologna) e um dia, para ligar os dois lados do rio, Fero construiu uma ponte, às vezes erroneamente lembrada como Ponte de Ferro (em vez de Fero), localizada na Via Farini provavelmente onde está situada hoje a Piazza Calderini. Mas um dia Aposa, amante de Fero, foi arrastada por uma inundação do rio quando ele se aproximava de casa. Fero tentou encontrar o seu corpo, mas este nunca foi encontrado. Desde então, o rio tomou o nome de sua mulher, Aposa.

A vila cresceu e Fero decidiu protegê-la com um muro, e apesar de velho, sempre trabalhou na sua construção. Enquanto trabalhava num dia quente de verão, a filha de Fero foi oferecer a seu pai um recipiente com água fresca, pedindo a Fero para que desse o seu nome à cidade. Fero concordou e manteve a sua promessa e a partir desse momento a cidade tomou o nome de sua filha, Felsina.

Bologna é uma das cidades mais antigas da Itália, com quatro milénios de história, quatro mil anos de glórias, de vicissitudes intensas e por vezes adversas, e rica em vestígios da sua história. Como a generalidade das cidades italianas, Bologna dispõe de uma história extremamente rica.

Com os etruscos tinha o nome de Felsina. Depois conquistada pelos gauleses, que fizeram de Bologna a sua capital, adquire o nome de Bononia. Bononia da era imperial romana floresce e desenvolve-se. Marcus Valério Marcial, poeta latino, chamava-a de "Culta Bononia". Os romanos de 189 a.C. nominaram-na como uma colónia, que prosperou com a abertura da Via Emilia.

No século IV a.C., Bologna e os arredores foram conquistados por uma tribo celta. A tribo estabeleceu-se e misturou-se muito bem com os etruscos, povos que viviam na península Itálica. Após a Batalha de Telamon, onde esta tribo e os seus aliados foram violentamente derrotados, os celtas aceitaram com resistência a influência da República Romana. A população céltica acabou então por ser absorvida na sociedade romana, mas a língua sobreviveu até hoje no dialecto bolonhês.

Em 88 a.C., Bologna tornou-se um município com um plano de ruas rectilíneas, com seis a oito cardi decumani (intersecção de ruas), que ainda hoje são visíveis. No seu auge, Bologna foi a segunda cidade de Itália, e uma das mais importantes de todo o Império, com vários templos, um teatro e uma arena.

Depois de um longo declínio, Bologna renasceu no séc. V, ao abrigo do bispo Petronio. Segundo a lenda, San Petronio construiu a Igreja de San Stefano. Após a queda de Roma, Bologna foi uma fortaleza da fronteira do Exarcado de Ravenna, na planície do Pó, e foi defendida por uma linha de muralhas.

Em 728, a cidade foi capturada por lombardos, pelo rei Liutprando, tornando-se parte do Reino Lombardo. Os conquistadores germânicos formaram uma jurisdição chamada "longobarda addizione" perto do complexo de San Stefano.

Bologna é brutalmente saqueada pelos húngaros, em 902, e mais tarde retomada. A recuperação da cidade coincidiu com o nascimento de sua famosa e conhecida universidade, a mais antiga do mundo, cuja fundação remonta a 1088, a que foi dado o apelido de "Dotta" (dotada, erudita), onde estudarem notáveis eruditos da Idade Média como Irnerius, Dante, Boccaccio e Petrarca.

No século XI Bologna começou a crescer novamente, como um município livre, juntando-se à Liga Lombarda contra Frederico Barbarossa, em 1164. A discórdia política, em várias ocasiões, da cidade com a Igreja, fez com que Bologna, em 1513 se tornasse um Estado Papal.

Proclamada capital das Províncias Unidas, em 1831, derrotou os austríacos a 8 de Agosto de 1848. Sede de um governo provisório em 1859, Bologna foi anexada em seguida, após o plebiscito de Março de 1860, ao reino da Itália.

Nos dias de hoje e na nova situação política, Bologna ganhou importância pelo seu papel cultural e tornou-se um importante pólo comercial, industrial e de comunicações. A população desta cidade italiana começou a crescer de novo e no início do século XX, as antigas muralhas foram destruídas, a fim de serem construídas novas casas para a população da cidade.
Bologna é por isso hoje uma cidade orgulhosa da sua antiguidade, cheia de carácter, aberta e tolerante, o que é bem expresso pelos seus epítetos tradicionais, Bologna la dotta (a erudita), la grassa (a gorda), ou ainda la rossa (a vermelha). Bologna a erudita, devido à sua prestigiada universidade fundada em 1088, que hoje oferece 250 programas de graduação para mais de 100 mil alunos e ainda por ser uma das capitais culturais da Europa. Bologna a senhora gorda, porque ela é uma amante dos prazeres da vida, uma cidade onde a comida é arte. Bologna a vermelha, pela cor vermelha de seus edifícios e arcadas, com cerca de 40 Km, mas também pela cor da maioria dos seus governos desde 1945 até à data.

Fonte: http://www.pitoresco.com.br / http://rio-bologna.blogspot.com / http://www.nozio.it/europa/italia/emilia_romagna/bologna/guide_turistiche

Nenhum comentário: