Visita a Bologna - Parte VII





Deixamos a Piazza Verdi e a partir do Largo Alfredo Trombetti aparecem de ambos os lados da Via Zamboni, os vários edifícios da Universidade de Bologna (Università di Bologna) que é a universidade mais antiga em funcionamento na Europa e que remonta a cerca de 1088. Actualmente cerca de 100.000 alunos frequentam esta Universidade.O campus está distribuído por vários edifícios, estando os serviços académicos concentrados na sua maioria, no Palazzo dell’Università. Junto da Piazza Antonino Scaravilli, está situada a faculdade de Economia, junto da Piazza Puntoni encontra-se a Academia das Belas Artes e mais à frente, já no final da zona antiga de Bologna e perto da Porta di San Donato, fica o Departamento de Matemática.


A Porta de San Donato, conhecida na cidade como Porta Zamboni por se destacar no final da Via Zamboni, é uma das portas da muralha da antiga cidade medieval. Como todas as cidades medievais, Bologna possui várias portas que parecem grandes arcos, onde cada uma é direccionada para uma outra cidade. Foi construída no séc. XIII, em tijolo, ao lado do alojamento para os guardas e no final do séc. XIV, foi-lhe colocada uma ponte levadiça.

Fechada e reaberta várias vezes entre 1952 e 1959, foi-lhe derrubado mais de um metro das paredes para permitir um melhor fluxo de veículos nas ruas Via Zamboni e Via San Donato. No entanto através do trabalho de restauração realizado entre 2007 e 2009, foi concedida à Porta San Donato a sua antiga glória.


Pela Porta San Donato, saímos em direcção à Via Irnerio onde apanhámos um autocarro que nos levou até à Via dell’ Indipendenza onde apanharíamos o autocarro 68, que nos levaria de volta ao parque de campismo.


Já no parque e como se avizinhava a hora de jantar, fomos para o restaurante, que embora não tivesse uma ementa diversa, servia comida saborosa. Depois o descanso, pois no dia seguinte partia-mos para Pádua.

Fonte: http://www.travelchannel.com / http://www.ricettebolognagrasse.it/storia / Wikipédia.org

Nenhum comentário: