Visita a Padova - Parte IV





Após a visita à Basílica di Santo Antonio, dirigimo-nos para o Oratório de San Giorgio e Scuola del Santo. O Oratório de San Giorgio, no lado sul da praça ao lado da Basílica di Sant'Antonio é uma pequena capela, possuidora de bonitos frescos, que se encontra geralmente com poucos ou nenhuns turistas.

Os seus frescos foram feitos por dois alunos de Giotto, e embora não sejam tão magníficos como os da Capella degli Scrovegni (situada a norte do centro da cidade, com frescos que são a obra prima de Giotto), podemos estar sentados a olhar para eles sem se ser perturbado, o tempo que se quiser.

A Scuola del Santo ou Scoletta, é uma pequena casa histórica, destinada às reuniões no Salão do Priorado dos membros do Arco de Santo Antonio, situada ao lado do Oratorio di San Giorgio. A Scoletta, é uma sala espaçosa que foi erigida pela Irmandade em 1427, com um tecto em caixotões, segundo o costume da época, esculpido por G. Cavaleiros e pintado por D. Bottazzo, entre 1506 e 1510. As cenas pintadas nas paredes são divididas em painéis de madeira com molduras douradas, que foi decorada com um ciclo de frescos pintados, onde entre 1510 e 1511 trabalhou o jovem Ticiano. Do lado direito da Scuola del Santo, existe ainda uma pequena igreja.

Cá fora na Piazza del Santo são muitas as barraquinhas com artigos religiosos, onde a figura de Santo António está sempre presente. É caso para dizer que na cidade de Padova, respira-se a devoção por "il Santo".

Esta cidade construída em volta da basilica tem como ponto de referência, Santo António, que começou por ser de Lisboa e que os italianos, e muito bem adoptaram como "il Santo de Padova", o padroeiro de toda a Itália. Apesar da presença de muitos monumentos de grande importância, a cidade jamais assumiu um aspecto monumental e o seu desenho urbano é abundantemente irregular, alternando largas praças e pequenas ruazinhas porticadas e pitorescas, especialmente na zona velha central à volta da basílica, actualmente restaurada onde existem galerias de arte, lojas de antiguidades e cafés.


Fonte: http://www.padovanet.it / Wikipédia.org / http://www.basilicadelsanto.org / www.initalytoday.com

Nenhum comentário: