Visita a Padova - Parte VII




O autocarro continua a visita à cidade de Padova. No final da Piazza della Frutta, vira à esquerda na Via San Clemente e cerca de 100 metros à frente observa-se a bela Piazza dei Signori, do lado direito. É uma praça quadrada no coração nobre de Padova e uma das áreas mais bonitas e vitais da cidade.

A Piazza dei Signori é uma das praças mais históricas da cidade e um símbolo do seu presente vivo e activo, sendo assim chamada porque ali se encontra o "Palazzo della Signoria", o Palácio de Carrara, dos senhores que no Renascimento dominavam Padova (1318-1405). Chegou a ser denominada Piazza della Unità d'Italia, mas voltou ao seu antigo nome.


No século XIX a praça era o coração da cidade e sob as arcadas, havia muitos cafés famosos, como o My, o Navio ou o Vitória. Nesta praça no coração do antigo centro da cidade, não devemos deixar que a pressa ou a distracção diminua o bom hábito da observação detalhada da arquitectura de casas ou dos prédios históricos que formam o pano de fundo desta praça. Ela é uma praça fechada ao longo dos dois lados com belas fachadas de casas com arcadas, elegantemente decoradas com terraços antigos e varandas em ferro forjado.


Ao fundo destaca-se a pequena Chiesa di San Clemente, que remonta a 1190 e que se encontra elegantemente incorporada em edifícios de uso residencial. Como parte do processo de reestruturação na Piazza dei Signori, procurado pela República de Veneza no final do século XVI, foi construída a fachada actual, marcada por pilastras, o elemento decorativo vertical que tem a aparência de uma coluna parcialmente embutida numa parede, que culmina com um frontão de grandes dimensões, com imagens de San Clemente, Santa Giustina e San Daniel.


Em frente à Chiesa di San Clemente, ocupa um lugar privilegiado nesta praça o Palazzo del Capitanio, assim chamado porque foi a sede de um dos dois capitães da cidade de Veneza. O antigo e belo Palácio de Carrara é dividido por uma torre central, alterada entre 1427 e 1430. Já em 1426 o edifício sofreu várias remodelações e em 1427 foi realizada a instalação do relógio, seguida da decoração pintada e o douramento da marcação do relógio. O relógio da Piazza dei Signori tem a capacidade de não só marcar as horas e minutos, mas também o mês, dia, as fases da lua e até mesmo o "lugar" astrológico. A construção e operacionalização do relógio foram baseadas no cálculo dos pesos que foram aplicados a um sistema de alavancas e articulações. Este magnífico exemplo ainda trabalha com o seu antigo sistema e as suas engrenagens podem ser visitadas e admiradas.


Na fachada da Torre do Relógio, a entrada foi redesenhada em forma de arco de triunfo, de acordo com o gosto e os cânones clássicos do século XVI. Por baixo da fachada da Torre do Relógio, entra-se num dos pátios do Palácio de Carrara, onde se encontra a sede da Cúria, o Registro e os quartos dos guardas, a partir dali desenvolvem-se os celeiros e estábulos, os jardins e outros pátios. À frente da Torre do Relógio observa-se um Leão de São Marcos encimando uma alta coluna em mármore, que domina a praça e que recorda a memória da República de Veneza, uma obra de Giorgio da Treviso. A Piazza dei Signori na parte da manhã é um verdadeiro ponto de encontro para aqueles que querem fazer compras nas muitas lojas dentro de arcadas ou nas barracas que enchem a praça em cada manhã, deambulando entre as várias mercadorias em exposição. Pela tarde, quando os vendedores ambulantes fecharam seus negócios retirando as barracas, a praça muda de vestido, adequirindo uma maior harmonia, deixando que se vislumbre as belas arcadas.


Os edifícios com vista para a praça, de várias idades, especialmente do século XIX, têm o privilégio de estar na primeira fila, tendo o privilégio de assistirem à festa de cada dia, quando a praça oferece a alternância das cores do mercado tradicional e a outra face com as lojas elegantes, a beleza dos monumentos que a rodeiam e que completam o cenário.A Piazza dei Signori ainda mantém um papel central na vida da cidade, sendo um canto de Padova onde são mantidas e onde se reúnem provas significativas da história, tradições e arte da cidade. No lado sul observa-se a elegante Loggia del Consiglio, ou Guarda Grande, um edifício do séc. XVI, onde esteve sediado o Conselho Maior da cidade, recentemente restaurada.


Fonte: http://www.padovanet.it / http://guide.travelitalia.com/it/guide/padova

Nenhum comentário: