Visita a Padova - Parte XIV




Concluída a visita de autocarro turístico na Piazza del Santo, lugar de início e final da viagem, encaminhámo-nos a pé para a Piazza Prato della Valle, onde estavam a acontecer os preparativos para o início das festas da cidade.Pelo caminho uma paragem para um lanche de pizzas quentinhas, a sair do forno, como não podia deixar de ser… A pizzaria situada na Via Beato Luca Belludi a poucos metros do Prato della Valle, era uma pequena loja antiga num dos bonitos e antigos prédios porticados, que oferecia uma pequena esplanada em local fresquinho e protegido do sol forte, por baixo de arcadas.


À frente da pizzaria e a partir de uma antiga ponte, observa-se a Riviera del Businello, onde corre o rio Bacchiglione, com lindas casas antigas de cores claras que bordejam o rio, com janelas e varandas floridas em ferro forjado, num cenário muitíssimo romântico, dando vontade de ali ficarmos a olhá-lo perpetuamente. Por baixo de galerias porticadas voltamos a caminhar para o Prato della Valle. Lá chegados, encontramos na periferia à sua volta, cafés, pizzarias e restaurantes cheios de turistas e habitantes locais, que tomavam seus aperitivos para o jantar.

Muitos ocupavam lugares nos jardins, bancos e muros que protegem o canal que acompanha o formato oval da enorme praça. Quatro pontes que coincidem com os pontos cardeais atravessam o canal dando acesso ao interior da praça, a “Isola Memmia”, em homenagem a Andrea Memmo, que a pensou e projetou. No centro, um lago com chafariz, uma área bastante frequentada por famílias, crianças e visitantes. A Festa da Anunciação, que é realizada todos os anos em Agosto, que já se preparava desde a manhã, começava a estar próxima do começo, com o concerto que se esperava para o início da noite. A música fazia-se ouvir bem alto e preparavam-se também os fogos-de-artifício que ali iriam decorrer. No Verão é comum verem-se muitos jovens a bronzear-se ao sol, deitados nos relvados ou grupos de adolescentes que ali se reúnem muitas vezes até ao amanhecer.


Fomos até à autocaravana que estava num parque automóvel muito bem guardado, com zona destinada a autocaravanas, perto do Prato della Valle e situada na Piazza Isaac Rabin, que possui uma imponente e bonita porta de entrada. A Piazza Isaac Rabin deve o seu nome a uma homenagem da cidade de Padova ao inesquecível general e político de Israel, que foi o quinto primeiro-ministro de seu país, entre 1974 e 1977, tendo regressando ao cargo em 1992, exercendo funções até 1995, ano em que foi assassinado. Passada a porta para o parque, estranhámos que estivesse vazio e sem carros e sem qualquer autocaravana. Depois à medida que caminhávamos para a nosso carro, ficámos um pouco assustados, pois ao lado dela encontrava-se um carro de polícia e um “casal” de polícias que observava atentamente a nossa autocaravana. Apressámos o passo e quando lá chegámos encontrámos os mesmos polícias a quem recorremos para a queixa do roubo das nossas bicicletas. Não estavam ali para nos dar nenhuma boa nem má notícia, mas esperavam-nos para dali tirarmos o carro, o mais depressa possível, por ser perigoso devido ao fogo-de-artifício que dali iria ser lançado.

Resolvemos a partir desse momento não assistir à festa e ao fogo-de-artifício, partindo para a cidade de Venezia (Veneza), que ficava a apenas a 26 Km de distância. Fonte: Wikipédia.org /http://viajantecronica.com/2011/03/16/prato-della-valle-em-padua/

Nenhum comentário: