Carnac - 12º Dia




No dia seguinte ao da chegada a Le Croisic, acordou mais ensolarado e fomos até ao porto para um melhor reconhecimento do lugar mais pitoresco da cidade.


Le Croisic fica situada numa pequena península, La Baule, que faz o acabamento sul da entrada de uma baia de águas brandas, a Baia de Pouliguen, que faz com que os portos daquela região sejam de fácil acesso por mar. O outro lado da baia é uma restinga que faz o “fecho” da baia.


O pequeno e belo porto de Le Croisic protege a cidade do oceano, circulando em torno do canto norte de um baixo promontório. É um lugar muito atraente para ficar de La Baule. É um verdadeiro prazer observar os barcos de pesca que ainda navegam a partir deste porto, observando-se o percurso de navegação desde a boca fina da baía até à sua chegada. À entrada do porto, há um mercado de peixe moderno, onde se pode assistir à exposição do pescado capturado no dia sendo leiloado.

Os montes de ambos os lados do porto, Mont Lenigo e Mont Esprit, não são naturais, tendo sido formados a partir do lastro deixado pelos navios do comércio do sal.

Para norte, todo o litoral é rochoso sendo conhecido como Costa Grande, onde existem uma série de parques de campismo de grande qualidade e um Oceanógrafo. Na pequena povoação de Saint-Marc-sur-Mer, encontra-se o familiar Hotel de la Plage, onde em 1953, Jacques Tati filmou grande parte do filme “Les Vacances deMonsieur Hulot”, uma espécie de sátira ao turista. 

 
Seguimos depois rumo a Carnac e Vannes, onde iriamos pernoitar. Chegámos cedo a Carnac e fomos direitos à zona dos alinhamentos, que é a principal atração do lugar. Uma das curiosidades desta zona é que esses alinhamentos se estendem por vários quilómetros em volta de Carnac, constituindo um enorme conjunto de menires conhecido como Rochas de Carnac.

A Bretanha é por si só, o lar de muitos monumentos megalíticos (os menires, famosos entre nós por causa das historias do Astérix), que estão espalhados por toda a região. No entanto é perto de Carnac que se encontram os maiores alinhamentos. O porquê destes monumentos terem sido ali colocados em tão grande quantidade ainda é desconhecida, e muitos habitantes locais são relutantes em especular sobre o assunto, ou seja, não adianta perguntar por lá que ninguém sabe.

Carnac (do celta cairn ou carn, que significa morrinho ou elevação) é habitada há mais de 450 mil anos. O local de alinhamentos de menires, de dólmens e de alamedas cobertas, (alguns deles associados ao culto dos mortos), estende-se por mais de quatro quilómetros e conta com cerca de 4 mil megálitos, constituindo o maior conjunto deste tipo do mundo.


As Rochas de Carnac foram erguidas no período pré-histórico por comunidades sedentarizadas, entre o quinto e o segundo milénio a.C.. Os megálitos foram erguidos durante o período Neolítico,que durou de 4500 aC até 2000 aC. A data precisa das Rochas de Carnac é difícil de determinar, pois como material datável pouco foi encontrado debaixo delas.

Existem dois grupos principais de alinhamentos de pedra em Carnac, que são conhecidos como o Menec e alinhamentos Kermario. Alinhamentos ainda menores estão espalhados pela área, incluindo o Kerlescan e o Menec Petit.

Os alinhamentos Menec são 12 linhas convergentes de menires de alongamento com mais de 1 quilómetro, com os restos de um círculo de pedra em cada extremidade. As pedras maiores, com cerca de 4 metros de altura, encontram-se na extremidade mais larga ocidental, tornando-se menores ao longo do comprimento do alinhamento, atingindo cerca de 60 cm de altura. No extremo leste crescem também em altura.

Estas comunidades aproveitaram a presença na região de grande quantidade de granito existente no subsolo, propício à construção de grandes blocos, (o maior deles todos, o gigante do Manio), deixando para a posteridade estes magníficos testemunhos da sua ancestral existência e religiosidade.

Talvez jamais saibamos quais eram os seus objetivos exatos, mas eles são claramente expressões de um sistema de crença, assinalando as estações e os movimentos cíclicos do Sol, da Lua e das estrelas.

Fonte: http://france-for-visitors.com http://maps.google.pt/ http://pt.wikipedia.org/ http://www.france.fr/pt/ http://www.sacred-destinations.com/

 

Saint-Nazaire e Le Croisic - 11º Dia - Parte II


Deixámos Pornic a caminho de Saint-Nazaire onde iríamos passar para o outro lado do estuário do rio Loire. A cidade situada a sul de "la Brière”, o segundo maior pântano na França, tem um grande porto, na margem direita do estuário. Dada a sua localização, Saint-Nazaire tem uma longa tradição de pesca e construção naval.
Os arqueólogos acreditam que Saint-Nazaire é construído sobre os restos de “Corbilo”, uma antiga cidade gaulesa povoada pela tribo Namnetes, que de acordo com o navegador grego Pytheas, foi a segunda maior cidade gaulesa, depois de “Massilia”, a atual Marselha.
Em Saint-Nazaire e antes de passarmos a sua comprida e elegante ponte, apanhámos a hora de ponta e com ela tivemos que aguentar algum tempo numa imensa fila de automóveis que atravessava a passo de caracol o largo estuário.
St. Nazaire é uma cidade de trabalho de estivadores e metalúrgicos, sendo por isso uma cidade que abriga muitos imigrantes de várias etnias. Foi precisamente sobre a ponte em andamento lento, que um carro branco no mesmo sentido que nós, mas um pouco mais atrás, se fartava de apitar…, afinal era uma matrícula portuguesa (a segunda que vimos) que seguia só com o condutor, que envergava uma T’shirt com a bandeira portuguesa vestida, literalmente um bom compatriota!...
Não fosse a complicação em plena ponte, aquele homem teria tido o costumeiro comprimento merecido e o abraço que nunca se dá a desconhecidos na sua própria terra… Um emigrante é sempre uma pessoa dividida, entre a terra onde ganha a vida e a terra de saudade onde nasceu e onde tem os seus familiares. Será a saudade que o faz sentir ali tão português? Não deveriam ser os do seu país que lhes deveriam fazer a festa? Afinal não são as remessas dos emigrantes que têm um “peso económico” muito maior do que aquilo que se pensa? Mas como não somos de todo políticos, lá seguimos depois de simpaticamente acenarmos para agradecer a festa.  
Não parámos em Saint-Nazaire e seguimos para oeste pela beira-mar até Le Croisic, onde iríamos pernoitar.
Para se ter uma ideia de como é Le Croisic, pode dizer-se que tudo parece começar no seu porto, que aliás levou a cidade a grande proeminência no séc. XVI. É a partir dali que o sal das zonas de sapal próximas, foi sendo exportado e para ali que os comerciantes do Norte da Europa traziam madeira, ferro e carvão.
Graças a esse comércio e à pesca, que Le Croisic gozou de autonomia administrativa e financeira relativa durante muitos anos. Foi com esses ganhos que a cidade pode construir a sua bela igreja e os dois molhes no extremo do porto. No entanto, o seu período afortunado declinou no séc. XVIII, mas voltou a subir novamente no séc. XIX com o advento do turismo, da pesca da sardinha que fez abrir fábricas de conservas.
Hoje embora Le Croisic seja mais conhecida pela sua indústria de pesca e do marisco, tem um porto muito típico e atraente, sendo por isso uma zona turística por excelência e um dos resorts turísticos de primeira da Bretanha. A cidade é uma base que facilita a exploração de La Baule na Península de Guérande que oferece praias selvagens e acidentados passeios costeiros.
A noite do 11º dia foi passada na AS de Le Croisic, situada em frente à “Marie”, um lugar de pernoita absolutamente tranquilo.

Fonte: http://en.wikipedia.org http://www.brittanytourism.com www.espacoerrante.blogspot.com/

Nantes e Pornic - 11º Dia - Parte I




 
Na noite do 10º dia de viagem e depois da visita ao Grand Park de Puy du Fou, ainda dormimos na AC do lugar, e logo que acordámos rumámos a Nantes, para depois nos dirigirmo-nos mais uma vez para o litoral.


Porta de entrada do vale do Loire e da Bretanha, Nantes é reconhecida como a capital europeia do bem-estar.

Situada às margens do rio Loire, perto da costa do Atlântico, Nantes é uma cidade “verde”, por impedir o trânsito no seu interior, só deixando circular dentro da cidade bicicletas e transportes públicos elétricos. É a sexta maior cidade da França e em 2004, a revista Time Magazine classificou Nantes como "a cidade mais habitável na Europa", tendo adquirido este ano (2013) o título de Capital Verde Europeia.

Os ventos vindos de oeste trazem para Nantes o perfume do iodo e sal do Atlântico próximo. O rio Loire navegável desde a costa oeste ilumina a cidade, e as suas margens propiciam a existência de muitas esplanadas e cafés.

A cidade guarda ainda as aventuras marítimas do séc. XVIII, vendo-se ainda alguns barcos dessa época de três mastros, misturando a sua história antiga com a louca modernidade cultural...

Embora Nantes tenha muito que ver e visitar, optamos por uma passagem ligeira pela cidade, a caminho de outras paragens mais marítimas. Assim Nantes, capital da Bretanha foi uma cidade somente de passagem e dela se recorda sobretudo a modernidade e as belas varandas naturais, nas margens do Loire.

Pornic é uma típica terra de pescadores para onde nos dirigimos a partir de Nantes e que sem qualquer dúvida justificou a visita, mas como ainda era cedo preferimos nos retermos ali a pernoitar.

Pornic, é a verdadeira joia da Costa Jade e é o mais meridional dos portos da Bretanha Atlântica. Um dos cantos os mais encantadores de Pornic é sem dúvida o seu velho porto. Dominado pela cidade medieval e o Castelo de Gilles de Rais, é particularmente animado por uns vinte arrastões que vêm ali abrigar-se.

O Porto de Pornic é frequentado a partir da Antiguidade. Primeiro como refúgio de corsários, sendo mais um porto de partida dos pescadores para a Terra Nova, desde o séc. XVI ao séc. XX, que deixavam a costa europeia em cada ano para irem pescar bacalhau nos Grandes Bancos da Terra Nova. Seguidamente acolheu numerosos navios comerciais provenientes dos portos britânicos, holandeses e escandinavos.

Pornic, que se estende sobre a vasta baía de Bourgneuf, é um sítio ideal para a vela e a prática de regatas e além do porto velho, possui ainda mais dois portos: o Porto de Gourmalon que pode acolher cerca de 350 embarcações e o porto de águas profundas de La Noëveillard, que pode receber cerca de 900 embarcações.

No cume do penhasco, vale a pena percorrer a velha cidade ao encanto medieval e descobrir, sobretudo os dias de mercado, os mercados que datam de 1609. No casario típico, admiram os tetos vermelhos e azuis, mistura da telha e da ardósia, e as escadas que ligam a alta cidade ao porto de pesca que constituem um labirinto particularmente pitoresco.

Mas não podemos esquecer que estamos no Vale do Loire, que é sinónimo de casas senhoriais encantadoras. E Pornic, tal como Nantes, não são exceção à regra, e mostram-nos também os seus belíssimos exemplares.

O Châteaux de Pornic, é um belíssimo castelo, também conhecido como o "Castelo do Barba Azul", porque pertenceu a Gilles de Rais.

Gilles de Rais, ou Gilles de Retz (1404 - 1440), foi um nobre e aguerrido soldado francês que lutou em diversas batalhas ao lado de Joana D'Arc contra os ingleses. Embora fosse em criança muito dócil, após a morte de sua mãe e, posteriormente, a trágica morte de seu pai, foi criado tal como o seu irmão, pelo avô materno, Jean de Craon, que ensinou aos garotos o narcisismo, a soberba, o poder, o orgulho, moldando negativamente a personalidade de Gilles. Gilles de Rais o senhor do castelo no séc. XV, ficou conhecido por Barba Azul por ser acusado e condenado por torturar e estuprar um grande número de crianças, sendo considerado o precursor do assassínio em série.

Localizado numa pequena encosta rochosa na costa norte do porto de Pornic, o castelo tem sido um símbolo da cidade, mas outrora foi uma espécie de fortaleza que fazia a defesa medieval do antigo porto. 

Na periferia da cidade, na estrada que liga Pornic às cidades de Sainte-Marie e de Clion, é um prazer descobrir os megálitos que atestam de uma presença humana extremamente antiga em Pornic.

Fonte: http://ec.europa.eu/ http://pt.franceguide.com/ http://fr.wikipedia.org/

A morte como instante de vida

A vida de hoje já não é a de ontem. Então a vida não é mais do que uma caminhada para a morte.

Os antigos diziam que a filosofia era uma longa meditação sobre a morte; os modernos quiseram afastá-la das suas preocupações; nós, contemporâneos, procuramos bani-la de nosso mundo. Mas a morte acha-se profundamente ligada à vida, colocando em causa o sentido da própria existência, propondo ao homem o desafio de pensar a sua própria condição.
Mas hoje em dia nós vivemos a morte de forma paradoxal. De um lado vivemos uma certa banalização da morte, e fala-se de morte o tempo todo, parecendo até que a morte para nós é uma coisa banal.
Ouvimos então falar permanentemente de morte, nos jornais, nas televisões... São as notícias de guerras, são as mortes de personalidades do mundo da política, do mundo do espetáculo, das artes… São as notícias de cataclismos, tsunamis… Enfim, fala-se permanentemente da morte!...
Cabe então a pergunta: Por é que a morte é sempre vista como uma espécie de escândalo? Por que é que esse acontecimento banal, provoca ao mesmo tempo horror e curiosidade?
Neste Café Filosófico, a filósofa e professora universitária Scarlett Marton, dá-nos o seu parecer sobre a forma como devemos encarar a morte nos nossos dias.
Scarlett Marton é professora titular de filosofia contemporânea da Universidade de São Paulo (USP) e é considerada uma das maiores conhecedoras brasileiras do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Publicou trabalhos na Alemanha, Áustria, França, Espanha, Estados Unidos, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Argentina e Chile.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=A46dfe8B5Us ; http://pt.wikipedia.org/

A crise e as crianças


 
Não é novidade para ninguém que a crise económica, financeira ou social afecta, em primeiro lugar, as populações mais vulneráveis. Nestas, incluem-se as crianças, em especial as que pertencem a meios desfavorecidos ou que têm alguma forma de deficiência ou handicap.

Acresce que estes “meios desfavorecidos” não são apenas os tradicionais, mas abrangem hoje muitas famílias anteriormente pertencentes a uma classe social com algum (mesmo que pequeno) desafogo e que, agora, estão estranguladas pelo desemprego, cortes sociais, aumentos incomportáveis da carga fiscal e das múltiplas falências.

Convém, no entanto, ter presentes três factos: um, é que sempre houve, ao longo da História, períodos de crise. Portugal, durante a II Grande Guerra, por exemplo, apesar de não ter estado directamente envolvido no conflito, passou tempos muito difíceis, com racionamentos de leite e de pão e com todo o tipo de restrições ao bem-estar. Segundo facto: a actual crise “apanha” a população portuguesa num estádio de desenvolvimento muito bom, com capacidade, portanto, de lhe fazer face. Mesmo com a redução do poder de compra ou de algumas benesses, e perspectivando-se um certo grau de empobrecimento geral, iremos, na pior das hipóteses, ficar muito acima do nível de vida da esmagadora maioria da população mundial. Terceiro facto: as crises servem também para reflexão, definição de novos paradigmas, para mudança e crescimento, e para nos libertarmos de erros e falhas passadas, de modo a que, pelo menos estes, não se voltem a repetir.

Recusando qualquer argumento arrogante e insuportável, do tipo “aguenta, aguenta”, e criticando, sem cerimónias, a insensibilidade social deste Governo, que, para mim, tem uma agenda política muito bem definida, para lá de uma incompetência igualmente explícita, estou, de qualquer forma, em crer que a actual crise poderá ser uma oportunidade para as famílias repensarem as suas prioridades, designadamente os seus hábitos de consumo, e, também, para evitarem uma coisa terrível: o desperdício.

Por outro lado, pode servir para ensinar as crianças a distinguir entre o que é essencial e o que é acessório: por exemplo, uma ida a um parque colher folhas secas, fazer colagens ou apanhar pedras e pintar, ou ir a uma praia apanhar conchas, podem ser actividades de “custo zero” que dão prazer e conhecimento, entretenimento e gozo e que não se compram. Ou seja, têm um grande valor, mas um pequeno preço.

Com excepção para as famílias em situações-limite – e que são cada vez mais –, que poderão vir a passar por dificuldades extremas e carências em bens essenciais, a crise pode ser uma forma para reflectir sobre o que se gasta em consumos desnecessários e permitir às crianças valorizar o que têm e perceber que não são mais felizes por terem mais roupa ou brinquedos.

Vale também a pena explicar aos nossos filhos que a crise resulta, em parte, da ganância do “quero tudo, já!”, que atingiu muitas pessoas, levando-as a pensar que eram deuses a quem tudo era devido, e que desembocou numa escalada de consumo de bens apenas para ostentar um determinado estilo de vida ou mero show-off. Também será uma boa oportunidade (dependendo da idade, claro) para explicar, com verdade, mas sem entrar em pormenores ou áreas que as crianças não compreendam, as causas e as consequências da crise e explicar a interdependência dos vários fenómenos sociais e políticos. E de como, se não lutarem por uma sociedade democrática e equitativa, de que são exemplo as escandinavas, irão ter um país empobrecido, desigual, iníquo e injusto.

Mas se, por um lado, é importante que as crianças percebam que os pais têm menos poder de compra, por outro, também devem sentir que isso não vai afectar o seu bem-estar ou as suas necessidades básicas. O impacte psicológico da crise será maior se os pais se lamuriarem e vitimizarem perante as crianças – estas têm de sentir que têm pais que conduzem o barco e que os protegem e promovem segurança.

Encaremos a crise com lucidez, esperança e vontade de a vencer. O derrotismo, a desilusão e o pessimismo só servirão para aumentar a nossa infelicidade. Para isso, já basta a própria crise…

Mário Cordeiro, in Púbico de  21/02/2013 (Foi mantida a ortografia original)
O autor é médico e professor de Pediatria.

Le Puy du Fou - Os Espetáculos - 10º Dia - Parte IV


Le Bal des Oiseaux Fantômes  (Balé dos Pássaros Fantasmas) é um espetáculo que nos faz passar por momentos verdadeiramente mágicos.

As bancadas repousam sobre as ruínas de um velho castelo, cujas memórias assombram o misterioso lugar. O espetáculo é então feito através da memória de muitas aves que regressam ao lugar e que vão aparecendo alternadamente. Deslumbrantes falcões, corujas, águias e abutres num formidável e poderoso espetáculo que nenhum dos que têm a sorte de o ver, jamais esquecerão.

O espetáculo decorre envolvendo de forma espantosa todos aqueles que assistem nas bancadas, num contínuo balé celestial, com dezenas de aves de rapina e muitas outras de várias espécies.

No final o balé continua com aves aquáticas onde não faltam pelicanos, cegonhas, marabus… Muitas das aves maiores são libertados a partir de um balão que flutua muito alto. This ends with around a hundred birds flying at once around the audience. O espetáculo acaba, com cerca de uma centena de pássaros voando em volta do público.


Depois de um jantar numa das tascas medievais existentes no Grand Park, seguimos para o espetáculo final, Le spectacle de la Cinescenie du Puy du Fou. É um espetáculo grandioso de luz e cor, seguido de muito fogo-de-artifício, que nos conta a história do lugar, desde os momentos mais calmos aos mais tumultuosos.




Fonte: http://www.youtube.com/ http://en.wikipedia.org/

 

Hipácia de Alexandria (Alexandria, 355 – Alexandria, 415 d. C.)

"Defende o teu direito de pensar, porque mesmo pensar de modo erróneo é melhor do que não pensar..."

Hipácia de Alexandria



"Vestida com o manto dos filósofos, abrindo caminho no meio da cidade, explicava publicamente os escritos de Platão e de Aristóteles, ou de qualquer filósofo a todos os que quisessem ouvi-la… Os magistrados costumavam consultá-la em primeiro lugar para administração dos assuntos da cidade".

 
Hesíquio, o hebreu (aluno de Hipácia)



 
Hipácia, também conhecida como Hipátia, nasceu na cidade de Alexandria, então o epicentro cultural da região que hoje corresponde ao Egipto, em cerca de 355 d.C. Ela era filha de Theon, famoso filósofo, astrónomo e mestre de Matemática na Biblioteca de Alexandria e graças à sua influência, Hipácia veio a destacar-se no cenário intelectual posterior.
 
Adepta da corrente neoplatónica, Hipácia cresceu num ambiente repleto de vida cultural e filosófica. Mantinha estreitos vínculos com a figura paterna, fonte de seu saber e de sua incessante procura de soluções para as questões ignoradas.
 
A sua formação cresceu em volta dos saberes filósoficos, demonstrando um imenso gosto pelo conhecimento, sendo pioneira na arte de desbravar os árduos caminhos da Matemática. Cultivava não somente um cérebro privilegiado, mas também um corpo saudável, visando implantar na sua própria existência uma antiga aspiração helénica, “mente sã em corpo são”, transmitida por seu pai, de nacionalidade grega.
 
Hipácia estudou na Academia de Alexandria, onde devorava conhecimento, tornando-se a maior pesquisadora de Alexandria, em especial nos campos da Matemática e da Filosofia, legando ao futuro grandes descobertas nestas ciências, bem como na Física e na Astronomia. Devotou-se igualmente à prática da Poética e ao exercício das Artes, sobressaindo ainda na Oratória e na Retórica.
 
Na adolescência ela foi para a cidade de Atenas, atual capital da Grécia, com o objetivo de concluir seus estudos na Academia Neoplatónica. Aí Hipácia logo se destacou, tentando unir a Matemática do algebrista Diofanto ao neoplatonismo de Plotino. Melhor dizendo, ela empreendeu a adequação da razão matemática à ideia da mónada das mónadas, cultivada pelos adeptos do neoplatonismo.
 
De volta a Alexandria, iniciou-se a lecionar na Academia onde havia estudado, conquistando justamente a cadeira anteriormente ocupada por Plotino. Ao completar 30 anos, Hipácia já atingira o posto de Diretora da Biblioteca de Alexandria. Ao longo deste tempo ela criou várias obras, popularizando-se por resolver intrincadas questões da Matemática.
 
Ficou famosa por ser uma grande solucionadora de problemas Matemáticos confusos e eram vários os cientistas que quando tinham dúvidas sobre determinado assunto, lhe escreviam pedindo uma solução para os seus problemas, e raramente os desapontava. Obcecada pelo processo de demonstração lógica, quando lhe perguntavam porque jamais se casara, respondia que já era casada com a verdade.
 
Infelizmente essa trajetória brilhante teve um desfecho sinistro, que parece ter sido configurado a partir de 412, com a ascensão do Patriarca Cirilo ao poder. Ele era um cristão fanático, árduo defensor da Igreja e acirrado adversário dos que ele considerava serem hereges.
 
Neste contexto, os ideais científicos de Hipácia, converteram-na num alvo fácil para Cirilo, principalmente no que se refere à sua formação neoplatónica, vista como pagã, em especial pelos seus pontos de vista relativos ao Universo.
 
De facto Cirilo contribuiu para que o povo de Alexandria acreditasse que Hipácia estava por trás da decisão de Orestes, o Governador romano da cidade e seu amigo, quando este ordenou a execução de um monge cristão chamado Amónio, ato que tinha enfurecido o bispo Cirilo e seus correligionários.
 
De acordo com o relato de Sócrates, o Escolástico, numa tarde de março de 415, quando regressava do Museu de Alexandria, Hipácia foi atacada em plena rua por uma turba de fanáticos cristãos enfurecidos. Foi arrastada pelas ruas da cidade até uma igreja, onde foi cruelmente torturada até a morte. Depois de morta, o seu corpo foi lançado a uma fogueira.

Fontes: http://www.infoescola.com/biografias/hipatia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipátia
http://www.librarising.com/spirituality/hypatia.html
http://sexoforte.net/mulher/index.php?option=com_content&view=article&id=219:hipacia-de-alexandria-o-direito-de-pensar&catid=79:grandes-mulheres&Itemid=113

 
 
Carl Sagan fala-nos deste episódio de fanatismo irracional que motivou a morte de Hipácia:




No “Dia Internacional da Mulher” a ONU escolheu o tema da "Violência contra as Mulheres" para assinalar a data.
 
Como a violência e a discriminação contra as mulheres é ainda nos nossos dias uma realidade, proponho que vejam o filme "Àgora", sobre a vida de Hipácia de Alexandria, como homenagem a esta grande mulher, muito à frente no seu tempo e a todas as mulheres vítimas em várias épocas de violência, quer física, quer psicológica.

Podem ver o filme  em:

 

As Origens da Vida


Neste episódio, o 2º da série Cosmos, Carl Sagan já no nosso planeta, comenta sobre as Origens da Vida e fala-nos sobre a Evolução das Espécies, especulando sobre a hipótese da existência de seres vivos noutros planetas.
Faz-nos o relato épico japonês de Heike Monogatari, sobre a luta entre os clãs Taira e Minamoto pelo controle do Japão no final do séc. XII, durante as Guerras Genpei e como isso aparece nas lendas em torno dos caranguejos da espécie Heikea japónica.
Fala-nos no mecanismo da evolução das espécies, nas mutações ocasionais e nas séries de lentas adaptações ao meio de muitos seres vivos. Diz-nos que a origem de novas espécies e a seleção natural, faz a música da vida mais bonita com o passar das Eras.
Daí, parte-se para a representação de seu calendário cósmico, para então comentar as semelhanças moleculares entre as diferentes formas de vida, levando-nos a visitar com ele o Royal Botanic Gardens, o jardim botânico londrino.
Ao sair da magnífica estufa do jardim botânico real, Carl Sagan senta-se num enorme e belíssimo carvalho, edificando-se de imediato com ele.
Depois, quando propositadamente fura o dedo com o espinho de uma roseira, dá o início a uma viagem virtual ao mundo molecular, apresentando-nos os mecanismos de replicação do DNA.
Por fim, após o químico Bishun Khare demonstrar a experiência de Urey-Miller num laboratório da Universidade de Cornell, Carl Sagan especula sobre vida extraterrestre, quando exibe então três seres imaginados por ele e seu colega físico E. E. Salpeter, também da Universidade de Cornell, que seriam capazes de viver na superfície gasosa do planeta Júpiter: os flutuadores, os caçadores e os afundadores.

Boa visualização!...



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ByJnOZNVioI http://w3.ufsm.br/

Le Puy du Fou - Os Espetáculos - 10º Dia - Parte III


O séc. V d,C. é mercado pela glória e pelo esplendor do Império Romano. No Império Romano, Roma trouxe para as terras conquistadas o gosto pelos desfiles teatrais e militares, construindo circos e anfiteatros de dimensões colossais, que eram lugares de entretinimento público.

Esses usos e costumes que difundiram pelo mundo romano continuam a ter uma grande influência sobre o mundo de hoje. São exemplo disso, os circos e as praças de touros e touradas, bem como as paradas militares que ainda se observam por vezes no mundo moderno.

Nessa altura o Cristianismo ameaçava crescer gradualmente no Imperio Romano. No séc. III, o Imperador Diocleciano (245-313), deu origem a inúmeras perseguições contra cristãos.

O terceiro espetáculo designado de “Os Gladiadores” faz alusão a esta época. Assim, neste espetáculo uma dúzia de prisioneiros cristãos são condenados a ir para a arena lutar pelas suas vidas. Nas arquibancadas do grandioso estádio Galo-Romano, sentado num trono, um cruel Governador romano, prepara-se para assistir ao desenrolar dos acontecimentos, debaixo de toldo gigante de lona vermelha. Depois levanta-se e dá a ordem de começo ao espetáculo…



Fonte: http://www.france-for-visitors.com http://www.youtube.com/http://viagens.travel-vacation.org/

Le Puy du Fou - Os Espetáculos - 10º Dia - Parte II


Como parque temático o Puy du Fou, nas suas várias vertentes, celebra sobretudo a história da França. O lugar combina história, diversidade, animais, beleza e um pouco de magia numa perfeita harmonia de conjunto.

Os locais destinados aos espetáculos estão rodeados de ambiente natural, e neles podemos assistir a várias demonstrações de falcoaria, saltos de cavalo, corridas de carroças, visitas a reconstruções medievais e a um anfiteatro romano. Podemos participar em batalhas e visitar lagos, zonas de floresta, e claro, assistir a diversos espetáculos medievais com muitos efeitos especiais à mistura.

O primeiro lugar que visitamos foi a cidade medieval de Puy du Fou, que surpreende pelo seu realismo, com ruas cheias de vida, com almocreves e malabaristas, e lojas com artesãos que fazem reviver habilidades há muito esquecidas, como que perdidas no tempo.



Dirigimo-nos então para os espetáculos temáticos. O primeiro foi espetáculo foi o designado por “La Bataille du Donjon”.

É passado em 1429, como que se fossemos convidados a assistir a uma festa de cavalaria. De repente, aparecem máquinas de guerra gigantes e a torre, onde se prendiam os mais terríveis prisioneiros, torna-se palco de uma batalha feroz.

É então que assistimos a um verdadeiro espetáculo de “arte de bem cavalgar em toda a sela”. Volteio a cavalo, lutas acavalo e acrobacias em cima dos mesmos, estão previstas neste incrível show.



Dirigimo-nos então para  o segundo espetáculo escolhido por nós, “os Vikings” é realizado junto de uma fortaleza antiga reconstruída, que é atacada por um grande barco Viking.
No ano mil, a aldeia prepara-se para celebrar o casamento de Aldéric e Cibele, pouco antes da chegada dos vikings. Mas a festa está apenas a começar quando terríveis guerreiros vikings chegam com seus escaleres para saquear a vila.

 Provenientes dos sues grandes barcos em chamas, como que emergindo entre as chamas, os vikings encetam um feroz e gigantesco ataque à pacífica aldeia de casas com telhados de colmo e ao milenário Forte.

O ataque ao Forte e à sua torre de 22 metros, a raivosa batalha provoca um dilúvio de efeitos especiais.

 Os efeitos especiais dão enfase ao aparecimento de um bardo viking maior que de forma mística emerge das águas para levar os seus bárbaros tripulantes, que roubaram e destruíram a aldeia, mas que depois se afunda diante dos nossos olhos… Depois e ainda das águas, emerge também uma arca sagrada e dela sai um homem santo, que celebra o matrimónio e trás consigo a paz ao lugar…


Fonte: http://www.youtube.com/ http://viagens.travel-vacation.org/