As Origens da Vida


Neste episódio, o 2º da série Cosmos, Carl Sagan já no nosso planeta, comenta sobre as Origens da Vida e fala-nos sobre a Evolução das Espécies, especulando sobre a hipótese da existência de seres vivos noutros planetas.
Faz-nos o relato épico japonês de Heike Monogatari, sobre a luta entre os clãs Taira e Minamoto pelo controle do Japão no final do séc. XII, durante as Guerras Genpei e como isso aparece nas lendas em torno dos caranguejos da espécie Heikea japónica.
Fala-nos no mecanismo da evolução das espécies, nas mutações ocasionais e nas séries de lentas adaptações ao meio de muitos seres vivos. Diz-nos que a origem de novas espécies e a seleção natural, faz a música da vida mais bonita com o passar das Eras.
Daí, parte-se para a representação de seu calendário cósmico, para então comentar as semelhanças moleculares entre as diferentes formas de vida, levando-nos a visitar com ele o Royal Botanic Gardens, o jardim botânico londrino.
Ao sair da magnífica estufa do jardim botânico real, Carl Sagan senta-se num enorme e belíssimo carvalho, edificando-se de imediato com ele.
Depois, quando propositadamente fura o dedo com o espinho de uma roseira, dá o início a uma viagem virtual ao mundo molecular, apresentando-nos os mecanismos de replicação do DNA.
Por fim, após o químico Bishun Khare demonstrar a experiência de Urey-Miller num laboratório da Universidade de Cornell, Carl Sagan especula sobre vida extraterrestre, quando exibe então três seres imaginados por ele e seu colega físico E. E. Salpeter, também da Universidade de Cornell, que seriam capazes de viver na superfície gasosa do planeta Júpiter: os flutuadores, os caçadores e os afundadores.

Boa visualização!...



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ByJnOZNVioI http://w3.ufsm.br/

Nenhum comentário: