Nantes e Pornic - 11º Dia - Parte I




 
Na noite do 10º dia de viagem e depois da visita ao Grand Park de Puy du Fou, ainda dormimos na AC do lugar, e logo que acordámos rumámos a Nantes, para depois nos dirigirmo-nos mais uma vez para o litoral.


Porta de entrada do vale do Loire e da Bretanha, Nantes é reconhecida como a capital europeia do bem-estar.

Situada às margens do rio Loire, perto da costa do Atlântico, Nantes é uma cidade “verde”, por impedir o trânsito no seu interior, só deixando circular dentro da cidade bicicletas e transportes públicos elétricos. É a sexta maior cidade da França e em 2004, a revista Time Magazine classificou Nantes como "a cidade mais habitável na Europa", tendo adquirido este ano (2013) o título de Capital Verde Europeia.

Os ventos vindos de oeste trazem para Nantes o perfume do iodo e sal do Atlântico próximo. O rio Loire navegável desde a costa oeste ilumina a cidade, e as suas margens propiciam a existência de muitas esplanadas e cafés.

A cidade guarda ainda as aventuras marítimas do séc. XVIII, vendo-se ainda alguns barcos dessa época de três mastros, misturando a sua história antiga com a louca modernidade cultural...

Embora Nantes tenha muito que ver e visitar, optamos por uma passagem ligeira pela cidade, a caminho de outras paragens mais marítimas. Assim Nantes, capital da Bretanha foi uma cidade somente de passagem e dela se recorda sobretudo a modernidade e as belas varandas naturais, nas margens do Loire.

Pornic é uma típica terra de pescadores para onde nos dirigimos a partir de Nantes e que sem qualquer dúvida justificou a visita, mas como ainda era cedo preferimos nos retermos ali a pernoitar.

Pornic, é a verdadeira joia da Costa Jade e é o mais meridional dos portos da Bretanha Atlântica. Um dos cantos os mais encantadores de Pornic é sem dúvida o seu velho porto. Dominado pela cidade medieval e o Castelo de Gilles de Rais, é particularmente animado por uns vinte arrastões que vêm ali abrigar-se.

O Porto de Pornic é frequentado a partir da Antiguidade. Primeiro como refúgio de corsários, sendo mais um porto de partida dos pescadores para a Terra Nova, desde o séc. XVI ao séc. XX, que deixavam a costa europeia em cada ano para irem pescar bacalhau nos Grandes Bancos da Terra Nova. Seguidamente acolheu numerosos navios comerciais provenientes dos portos britânicos, holandeses e escandinavos.

Pornic, que se estende sobre a vasta baía de Bourgneuf, é um sítio ideal para a vela e a prática de regatas e além do porto velho, possui ainda mais dois portos: o Porto de Gourmalon que pode acolher cerca de 350 embarcações e o porto de águas profundas de La Noëveillard, que pode receber cerca de 900 embarcações.

No cume do penhasco, vale a pena percorrer a velha cidade ao encanto medieval e descobrir, sobretudo os dias de mercado, os mercados que datam de 1609. No casario típico, admiram os tetos vermelhos e azuis, mistura da telha e da ardósia, e as escadas que ligam a alta cidade ao porto de pesca que constituem um labirinto particularmente pitoresco.

Mas não podemos esquecer que estamos no Vale do Loire, que é sinónimo de casas senhoriais encantadoras. E Pornic, tal como Nantes, não são exceção à regra, e mostram-nos também os seus belíssimos exemplares.

O Châteaux de Pornic, é um belíssimo castelo, também conhecido como o "Castelo do Barba Azul", porque pertenceu a Gilles de Rais.

Gilles de Rais, ou Gilles de Retz (1404 - 1440), foi um nobre e aguerrido soldado francês que lutou em diversas batalhas ao lado de Joana D'Arc contra os ingleses. Embora fosse em criança muito dócil, após a morte de sua mãe e, posteriormente, a trágica morte de seu pai, foi criado tal como o seu irmão, pelo avô materno, Jean de Craon, que ensinou aos garotos o narcisismo, a soberba, o poder, o orgulho, moldando negativamente a personalidade de Gilles. Gilles de Rais o senhor do castelo no séc. XV, ficou conhecido por Barba Azul por ser acusado e condenado por torturar e estuprar um grande número de crianças, sendo considerado o precursor do assassínio em série.

Localizado numa pequena encosta rochosa na costa norte do porto de Pornic, o castelo tem sido um símbolo da cidade, mas outrora foi uma espécie de fortaleza que fazia a defesa medieval do antigo porto. 

Na periferia da cidade, na estrada que liga Pornic às cidades de Sainte-Marie e de Clion, é um prazer descobrir os megálitos que atestam de uma presença humana extremamente antiga em Pornic.

Fonte: http://ec.europa.eu/ http://pt.franceguide.com/ http://fr.wikipedia.org/

Nenhum comentário: