Älesund, a Veneza da Noruega


Situada no centro da Noruega, é conhecida por ser a cidade da "Art Nouveau" da Noruega, sendo conhecida pela sua arquitectura única. O seu museu de história, ao ar livre, Sunnmore Musseum, abrange um lugar fascinante, com quarenta casas antigas provenientes de várias partes do país, e de arrumações de barcos e ainda trinta barcos de pesca.
Típica cidade de pescadores que se estende sobre três ilhas, está situada na costa ocidental da Noruega. Älesund tem paisagens magníficas, museus variados e uma história muito interessante. Segundo as normas da Noruega, Älesund é uma cidade bastante grande, embora para nós, uma cidade com a sua dimensão, seja considerada pequena.

Ela remonta ao século IX, quando Rolf Gang, aqui construiu um castelo, perto da zona onde hoje se estende a cidade, que foi crescendo até 1848, quando foi elevada a cidade. A história de Älesund, no entanto, é marcada por um grande incêndio: No início do século XX, num sábado 23 de Janeiro de 1904, raios de uma violenta tempestade acabaram por causar a destruição da cidade. Num período de 12 horas, o incêndio transformou em cinzas mais de 900 construções que eram feitas de madeira.

A ajuda e os donativos europeus chegaram rápidamente e em apenas três anos a cidade foi quase toda reconstruída a partir dos escombros, por um grupo de arquitectos, em pedra em vez de madeira, num estilo muito contemporâneo. Älesund teve seu estilo arquitectónico influenciado pelo estilo "arte nova" e é hoje classificada de património mundial pela UNESCO, com seus prédios pequenos e coloridos. Debruçada no mar, tem 36 mil habitantes e fica a 45 minutos de avião de Oslo.

Porto pesqueiro, Älesund está na boca de um fjord e está dividida em duas zonas, Norvoya e Aspoy,(que são ao mesmo tempo duas ilhas), que estão ligadas por pontes. Älesund é talvez a cidade que mais reflecte o modo de vida estreitamente ligado ao mar e bem característico da Noruega. Com efeito, foi da pesca que esta cidade surgiu, se desenvolveu e consolidou como o maior centro exportador de pescado e derivados de toda a Noruega.

A cidade orgulha-se da tradição pesqueira com sofisticadas instalações portuárias, técnicas avançadas, modernos equipamentos, enorme frota pesqueira e inúmeras indústrias de processamento que fazem dela a capital mundial do bacalhau.

Älesund, onde se pode comprar belíssimo artesanato norueguês é um ponto de partida para fazer caminhadas, nas montanhas da região Sunnmore, no Vale Norang, nas geleiras Hey, na Runde Island e até à aldeia de Viking Giske. É um porto base para a pesca do bacalhau e para operações CJE da frota de navegação no Árctico. O Parque do Mar de Atlanta, oferece grandes aquários, possibilidades de mergulhar e fazer belas fotos. O famoso fiorde Gayranger situado não muito longe da cidade, é classificado pela Unesco, como um dos mais belos lugares do mundo. A partir da cabana de montanha Fjellstua, obtém-se uma impressionante panorâmica da cidade, onde se podem fazer fotos espectaculares.


Nenhum comentário: