Cabo Norte


A estrada entre Honningsvag e Cabo Norte é de uma beleza particular, cheia de surpresas agradáveis, viajando-se através de terreno selvagem e solitário, um dos poucos lugares no continente europeu onde a paisagem e a flora revelam o seu carácter árctico mais profundo, podendo observar-se muitas renas livres que pastam na tundra, desde as cercanias da cidade de Honningsvag até ao Cabo Norte.

O Cabo Norte (North Cape ou Nordkapp), é um cabo na ilha de Magerøya no norte da Noruega. Tem um promontório com 307 m de altura, caindo a pique sobre o Mar da Noruega e o Mar de Barents, e com frequência é referenciado como o mais setentrional ponto da Europa. Porém, o cabo vizinho de Knivskjellodden situa-se a cerca de 1.500 metros mais a norte. Além disso, ambos estes pontos encontram-se em ilhas, o que significa que o ponto mais a norte da Europa continental é o Cabo Nordkinn.

Nesta zona o Oceano Atlântico Norte junta-se com o Oceano Árctico, e com bom tempo, pode observar-se uma espectacular e chocante vista, do alto de falésias, com contrastes de luz e sombras, que revelam a gravidade do primitivo, qualidade tão rara dos dias de hoje, e que aqui pode ser apreciada.

O apelativo Cabo Norte foi assim chamado pelo explorador britânico Richard Chancellor em 1553, quando passou o cabo em busca da Passagem do Noroeste, o caminho para o Novo Mundo. Desde então, ocasionalmente recebeu visitas de exploradores que subiam ao planalto, para observar o cabo no alto da falésia, e de visitantes famosos, como o foram o rei Óscar II da Suécia e Noruega em 1873 e o rei Chulalongkorn da Tailândia em 1907.

Hoje em dia, o Cabo Norte é uma importante atracção turística que inclui um amplo (e caro) centro turístico (North Cape Hall), que alberga grande número de exposições sobre a história do lugar. Em 15 de Junho de 1999, foi inaugurado o Túnel do Cabo Norte, que possibilitou ligar a ilha de Magerøya à parte continental e facilitar o acesso por automóvel.
No Cabo Norte podemos ver ainda uma série de sete esculturas, feitas por crianças, (com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, de sete terras diferentes), e que foram lá colocadas em Junho de 1988, simbolizando a amizade, a esperança, a alegria e o trabalho em conjunto. Em 1988, essas crianças passaram sete dias no Cabo Norte para esculpir estas esculturas, dedicadas às crianças de todo o mundo, e à Paz na Terra. Junto delas, um monumento intitulado "mãe e filho" é uma obra da escultora Eva Rybakken.

O sol da meia-noite no Cabo Norte espalha a sua luz clara sobre as impressionantes formações insulares, os fiordes cavados, as montanhas cobertas de neve, os pastos luxuriantes e as vastas charnecas. A qualidade mágica da luz nesta região serviu de inspiração a muitos escritores, músicos e poetas.

Nenhum comentário: