Honningsvag, o berço do Sol da Meia-Noite



Quando chegámos a Honningsvag, eram 9h00 e ainda dormíamos. Nunca mais me vou esquecer da sensação que tive quando cheguei à sala de refeições do Century e olhei para o exterior, pois tive a mais agradável das surpresas, ficando absolutamente encantada com a beleza natural desta cidade, com as suas pequenas casas de madeira pintadas das mais variadas cores. Um encanto...
Honningsvag é uma aldeia de pescadores que está localizada na Ilha Mageroya. Esta região, em fins do século XIX, foi utilizada como lugar para o exílio de vagabundos, condenados e presidiários. Trata-se de um lugar de alvas neves invernais, envolta em escuridão permanente durante os meses de Inverno. O sol não sobe no horizonte a partir de meados de Novembro até Janeiro. No entanto também comemoram 24 horas de "sol" de 15 de Maio a 30 de Julho. Encontra-se na costa, próximo do ponto mais a norte da Europa setentrional, com deslumbrantes vistas para o mar de Barents.

Profundamente na "Terra do Sol da Meia Noite", Honningsvag é a aldeia mais a norte do mundo, com mais de 1000 barcos de cruzeiro chegando durante a temporada de Verão, é também um dos maiores e concorridos portos do norte da Europa. A sua paisagem é belíssima, e oferece um habitat natural para renas, morsas, ursos polares, baleias e dezenas de espécies de pássaros únicas desta região.

Honningsvag é um importante porto de pesca, que ostenta o título de "a cidade mais setentrional do mundo". O porto de Honningsvag reside dentro do Círculo Polar Árctico, no meio da grandeza da região de Finnmark na costa das frontierlands, e é a última paragem antes do Cabo Norte, a apenas 34 Km de distância.

Honningsvag é o ponto de partida privilegiado para o Cabo Norte, que as populações antigas diziam ser o "fim do mundo" conhecido, e o ponto de partida da viagem em direcção ao infinito. Os 34 Km percorridos em aproximadamente 45 minutos de viagem numa estrada que é de uma beleza inegável, tratando-se efectivamente do único passeio realmente polar na Europa. A estrada termina sobre um promontório rochoso que se joga a prumo no Oceano Árctico a uma altura de 307 m, o Cabo Norte.

Nenhum comentário: