Tromsø, a Paris do Norte




A chegada a Tromsø, fez-se pelas 8h00 da manhã, e pelas 10h30, saímos para visitar a cidade considerada a Capital do Norte. Como a partida estava prevista para as 6h00 da tarde, optámos por conhecer a cidade em visita planeada pelo Century, uma vez que o tempo era curto.
Tromsø é uma cidade da Noruega, com 2 557 km² de área e 61 897 habitantes (censos de 2004). É a oitava maior cidade da Noruega por população, assim como também é sede da uma universidade (Universidade de Tromsø), tendo também uma indústria cervejeira, um jardim botânico e um planetário, no ponto mais ao norte do mundo.

Justamente acima do Circulo Polar Árctico, na terra do sol da meia-noite, a metade do caminho entre a ilha Lofoten e o Cabo Norte, encontra-se Tromsø. É uma cidade viva, assente sobre uma ilha no norte da Noruega. Além de ser formosa, converteu-se num dos centros mais importantes de pesquisa meteorológica, pois é ali que se encontra o Radar Eiscat, o mais potente do mundo. Realizam-se importantes estudos das zonas altas da atmosfera, enquanto que o Instituto de Geofísica, conta com um observatório especial para o estudo das Auroras Boreais, junto do Lago Prestavnet.

Quem a visita fica surpreendido em encontrar cultura, juventude multilingue, e o uso da última moda internacional, e talvez por isto tudo, ela é denominada por "Paris do Norte". Tromsø é também designada por "Porta do Árctico" e a maior cidade na região polar escandinava.

Fica situada a 300 Km no interior do círculo polar árctico, à mesma latitude que o Norte do Alasca. O centro de Tromsø, abrange uma ilha em Tromsøy-sund, que está rodeada por belas paisagens árcticas, com fjords, ilhas e montanhas com picos alpinos. Subindo a montanha a oeste no teleférico, podemos apreciar lá de cima a paisagem e a cidade e fazer belíssimas fotos.

Tromsø foi edificada sobre uma ilhota comprida e estreita, entre a costa e uma ilha maior que a protege, Tromsøya. Aqui havia uma propriedade rural viking e a primeira igreja foi construída por volta de 1250. Na época da Liga Hanseática, o comércio floresceu e Tromsø tornou-se uma cidade de mercado em 1794. A partir da década de vinte do séc. XIX, a cidade cresceu como um porto de navegação do árctico.

Foi com a actividade dos baleeiros que a cidade teve sempre grande importância transformando-se numa cidade jovem, cheia de vida, rica e de intensa vida cultural. Tromsø foi desde sempre uma base de partida para as expedições rumo ao Pólo, sendo por isso chamada "A Porta do Norte", e foi daqui que Nansen e Amundsen partiram nas suas explorações polares. Mas é sobretudo a Universidade, (inaugurada em 1972), que faz dela a maior cidade do Norte da Europa.

Hoje, Tromsø é uma cidade universitária, com um casco histórico muito colorido com casas de madeira, uma intensa vida cultural, atracções variadas, a possibilidade única, nesta zona, para realizar compras de nível internacional, e com uma animada zona de cafés e bares. Os seus habitantes são conhecidos pelo seu alto nível de educação, interesses culturais e excelente sentido de humor.

Tromsø é muito conhecida na Noruega por ter muita neve durante o Inverno, apesar da quantidade variar muito de um ano para o outro. No Inverno de 1996/1997 um novo recorde foi estabelecido, quando a estação meteorológica no topo de Tromsøya registou, com alguma dificuldade, 240 cm de neve.

A temperatura mais baixa registrada foi -18,4°C, e a média de Janeiro é -4°C, devido ao calor trazido pela corrente quente do Atlântico Norte, uma extensão da corrente quente do golfo. A proximidade com o mar modera as temperaturas. Sommarøy, na costa oeste de Kvaløya possui uma média de -1,9°C em Janeiro.

O Verão também é relativamente fresco, com uma média de 12°C em Julho, mas as temperaturas durante o dia são um pouco mais quentes, embora variem muito (de 9°C a 25°C). No entanto por vezes as temperaturas também sobem, e no Verão de 1972, a temperatura chegou a 30°C.

O monumento mais famoso da cidade é a Catedral Árctica (Ishavskatedralen), que possui uma arquitectura que evoca a neve e os icebergs. Consagrada em 1965, a Catedral também conhecida por Igreja de Tromsdalen, foi projectada pelo arquitecto Jan Inge Hovig. É feita em betão e a forma do seu telhado simboliza o modo como a aurora boreal ilumina os dias escuros de Inverno em Tromsø.

A sua arquitectura é belíssima, com altas e estreitas janelas oblíquas, em relação ao solo e paralelas entre si, e tem um enorme vitral triangular com 23 m de altura de Victor Sparre (1972), que preenche toda a parede leste. É formado por 86 painéis de peças de vidro que ilustram o Segundo Advento de Cristo, e é considerado o maior vitral da Europa.

Além do seu magnífico Jardim Botânico, Tromsø ainda tem o Tromsø Museum Universitetsmuseet, que é um museu regional, dedicado à cultura Sami. Foi inaugurado em 1872, e possui boas colecções da Idade da Pedra e Alta Idade Média, e o Nordlysplanetariet, que é o Planetário da Aurora Boreal, situado no campos universitário de Breivika, e que é famoso por exibir o filme "Luz Boreal", que proporciona uma experiência realista, quer da Aurora Boreal, muitas vezes visível no céu, nos escuros meses de Inverno, quer do Sol da Meia-Noite, responsável pelas claras noites de Verão.


Nenhum comentário: