Molde, a Cidade das Rosas

Chegámos a Molde pelas 07h00 da manhã do dia 17 de Julho, terça-feira. Desembarca-mos por volta das 13h00, e encontrámos uma cidade cheia de vida, com as ruas repletas de transeuntes, que enchiam as lojas e todos os espaços públicos. Era dia de festa na cidade, uma vez que decorria o Festival de Jazz, e um Festival Folk, com danças e cantares no centro da cidade.
Os cafés e restaurantes estavam todos abertos, servindo sem parar os clientes que partiam e chegavam a todo o momento e a qualquer hora. Foi num destes restaurantes, (situado junto ao porto, com esplanada virada para o caís), que no final da nossa visita à cidade, saboreámos um prato de marisco fesquíssimo das águas nórdicas, e onde vimos servir a famosa sopa de bacalhau.
Molde é uma cidade situada na zona central de um dos mais belos fjords da Noruega, e é conhecida pelo nome de Cidade das Rosas, devido a uma grande quantidade de roseirais e à sua vegetação luxuriante. Na cidade, em quase em todas as portas, encontramos bonitas roseiras trepadeiras, e jardins de roseiras. No entanto é também muito conhecida pelo seu festival anual de jazz de Verão, o Moldejazz, que em Julho abre as portas da cidade a excelentes músicos estrangeiros.

Molde é uma cidade e município no condado de Møre og Romsdal, Noruega. A cidade é o centro administrativo de Møre og Romsdal, e o pólo comercial de Romsdal. Molde teve um crescimento considerável nos séculos XVIII e XIX, tornando-se um centro de indústria têxtil e de vestuário, sendo ainda o centro administrativo da região, e um importante destino turístico.

É uma cidade que foi reconstruída duas vezes. A primeira vez, foi em 1916, depois de ter sido incendiada, durante a Primeira Guerra Mundial, e a segunda vez foi em 1946, depois de ser bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Devido à última reconstrução, a cidade parece muito mais moderna do que as outras cidades da costa norueguesa.

Após a II Guerra Mundial, Molde teve um enorme crescimento, tornando-se um centro de actividades administrativas e de serviços públicos, mas também de recursos académicos e produção industrial. A cidade está localizada na costa norte da Romsdalsfjord sobre a Península Romsdal.

Molde possui um clima temperado marítimo, com Verões ligeiramente quentes e Invernos relativamente suaves. As precipitações anuais são entre moderadas a altas, com uma média de 1640 mm por ano. A estação mais quente e seca dá-se no final do Verão até ao início do Outono, quando se registam em Molde, as temperaturas máximas, (tendo-se registado em Outubro de 2005, uma máxima de 25.6°C).

Durante alguns dias de Inverno, também com alguma frequência acontece um outro fenómeno meteorológico em Molde e nos distritos adjacentes. As temperaturas são por vezes superiores a 15°C, devendo-se este fenómeno ao "föhn", um vento quente que sopra de Su-Sudoeste.
Durante a visita à cidade, os sítios de maior interesse são: A Igreja Moderna, o edifício da Câmara Municipal e o Museu Folk ao ar livre. Próximo da Câmara Municipal temos o bonito Jardim das Rosas, numa zona que é uma espécie de varanda sobre a cidade, de onde se desfruta uma magnífica vista. O Museu Folk ao ar livre, possui várias casas em madeira, do século XV, contém uma colecção fascinante de trajos nacionais, e oferece-nos o conhecimento da história de Molde.

Como locais de interesse perto de Molde, temos: O mirante de Varden Viewpoint, (a 407 metros do nível do mar), situado a Oeste da montanha onde se situa a cidade, e de onde se pode observar uma maravilhosa vista, dos fiords em redor da cidade e dos 87 picos cobertos de neve, dos Alpes Romsdals. O Trollstigen (A Estrada dos Trolls), situada em Åndalsnes, é uma estrada, esculpida na rocha e reforçada com muros de pedra, que se percorre num total de onze curvas que se dirigem até ao cimo do Stigrøra (a 858 m.). A catarata de Mardalsfossen, com uma altura de 665 metros, com a queda contínua mais elevada da Europa, situada no vale Eikesdalen, e que é mais impressionante entre 20 de Junho e 20 de Agosto. A Atlanterhavsvegen (Estrada Atlântica) de Averoy a Kristiansund, é espectacular. Construída sobre as ilhotas e rochedos no fiorde de Molde, atravessa 12 pontes baixas construídas no mar.

Nenhum comentário: