Molde é uma cidade e município no condado de Møre og Romsdal, Noruega. A cidade é o centro administrativo de Møre og Romsdal, e o pólo comercial de Romsdal. Molde teve um crescimento considerável nos séculos XVIII e XIX, tornando-se um centro de indústria têxtil e de vestuário, sendo ainda o centro administrativo da região, e um importante destino turístico.
É uma cidade que foi reconstruída duas vezes. A primeira vez, foi em 1916, depois de ter sido incendiada, durante a Primeira Guerra Mundial, e a segunda vez foi em 1946, depois de ser bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Devido à última reconstrução, a cidade parece muito mais moderna do que as outras cidades da costa norueguesa.
Após a II Guerra Mundial, Molde teve um enorme crescimento, tornando-se um centro de actividades administrativas e de serviços públicos, mas também de recursos académicos e produção industrial. A cidade está localizada na costa norte da Romsdalsfjord sobre a Península Romsdal.
Molde possui um clima temperado marítimo, com Verões ligeiramente quentes e Invernos relativamente suaves. As precipitações anuais são entre moderadas a altas, com uma média de 1640 mm por ano. A estação mais quente e seca dá-se no final do Verão até ao início do Outono, quando se registam em Molde, as temperaturas máximas, (tendo-se registado em Outubro de 2005, uma máxima de 25.6°C).
Como locais de interesse perto de Molde, temos: O mirante de Varden Viewpoint, (a 407 metros do nível do mar), situado a Oeste da montanha onde se situa a cidade, e de onde se pode observar uma maravilhosa vista, dos fiords em redor da cidade e dos 87 picos cobertos de neve, dos Alpes Romsdals. O Trollstigen (A Estrada dos Trolls), situada em Åndalsnes, é uma estrada, esculpida na rocha e reforçada com muros de pedra, que se percorre num total de onze curvas que se dirigem até ao cimo do Stigrøra (a 858 m.). A catarata de Mardalsfossen, com uma altura de 665 metros, com a queda contínua mais elevada da Europa, situada no vale Eikesdalen, e que é mais impressionante entre 20 de Junho e 20 de Agosto. A Atlanterhavsvegen (Estrada Atlântica) de Averoy a Kristiansund, é espectacular. Construída sobre as ilhotas e rochedos no fiorde de Molde, atravessa 12 pontes baixas construídas no mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário