Jardim Botânico Ártico-Alpino de Tromsø


O Jardim Botânico de Tromsø, (Tromsø Botaniske Hage), foi o primeiro local a ser visitado na cidade de Tromsø. É um local muito belo, e fiquei completamente apaixonada por ele, não só pela paisagem que dele se desfruta, mas também pela colecção impressionante de plantas alpinas que ali se podem encontrar levando-nos a viajar num só lugar, pela enorme diversidade da flora nórdica e árctica. As várias colecções de plantas que preenchem cada espaço, transportam-nos para as diferentes zonas de toda a região norte da Europa, transformando este Jardim num verdadeiro museu vivo.

Foi inaugurado no ano de 1994, e é o mais setentrional jardim botânico do mundo. O local permanece aberto a partir do mês de Maio até início de Outubro, e também é conhecido por Jardim Botânico Ártico-Alpino. O jardim tem uma vasta gama de plantas árcticas além de plantas que crescem em todas as regiões do hemisfério norte. O lugar está ao cuidado do Museu Universitário de Tromsø.

A entrada é livre, e está situado na parte oriental a sul da Universidade. O local oferece uma bonita vista das montanhas com os seus cumes nevados, que se encontram a leste e a sul do local. O lugar é definitivamente uma das atracções turísticas mais populares em Tromsø.

A sua localização, na costa norte da Europa, na mesma latitude do Alasca, faz com que este local tenha um clima do tipo árctico, que ajuda ao desenvolvimento adequado das plantas árcticas que aqui se encontram, e que fazem as delícias dos amantes de plantas.

Algumas das espécies de plantas mais populares e incluídas na colecção especial do jardim, são os Rhododendron (por exemplo, R. Lapponicum), os Meconopsis, as Aster, o Polemonium, o Erigeron, o Codonopsis, as Rose cultivares, o Allium, a Saxifraga, a Silene, a Tellima e o Heu.

O Jardim é também um espaço de muita tranquilidade, repleto de recantos que nos convidam simplesmente a um passeio, quando se tem mais tempo, e as suas belíssimas plantas permitem que se façam óptimas fotos.

Nenhum comentário: