Bergen, a Porta dos Fiordes



Chegámos ao porto de Bergen, pelas 07h00 da manhã, do dia 19 de Julho, e esta foi a última cidade a ser visitada da Noruega, neste cruzeiro. Depois do desembarque, foi feita a visita a Bergen de autocarro, que nos levou a visitar as áreas mais emblemáticas da cidade. Seguimos até Bergen numa viagem pelos casarios recuperados de Bryggen, na zona portuária da cidade, pelas vistas do alto do monte Floyen, pelo mercado do peixe e, claro está, pelos belos cenários naturais em que se enquadram alguns recantos desta bela cidade.

Foi uma viagem tranquila onde podemos observar o essencial da cidade de Bergen. Após esta visita guiada, o autocarro deixou-nos no centro da cidade para que se fizesse-mos a descoberta das zonas mais pitorescas da cidade, ficando a tarde destinada a compras.

Situada numa bela baía natural e protegida do Mar do Norte por uma península, Bergen está localizada na orelha ocidental da Noruega. A cidade está cercada por sete montanhas e vários fiordes, o que lhe confere uma bela paisagem, mas também o título da cidade mais chuvosa da Europa. A montanha amarela é maior das sete montanhas que rodeiam a cidade, com 987 metros de altura.

O seu clima é temperado devido à corrente quente do golfo que modera, (em toda a zona ocidental da Noruega), os Invernos duros e que ajuda a manter os canais livres de gelo. No entanto os Verões são chuvosos e localmente até se diz que "as crianças nascem já, com um guarda-chuva".

Cidade composta de uma mistura de aspectos singulares, Bergen é simultaneamente tão íntima e acolhedora, quanto cosmopolita e internacional. E são tantos os contactos com o exterior, que os seus habitantes a consideram um Estado à parte, e é vulgar dizerem sorrindo, a um qualquer visitante:- "Eu não sou norueguês, sou de Bergen".

Trata-se de uma cidade internacional plena de história e tradição com o encanto e o ambiente de uma pequena localidade, situada num anfiteatro espectacular, empoleirada nas encostas das colinas com vista para o mar, estendendo-se pela zona baixa até aos braços da baía.

É a segunda maior cidade da Noruega, com uma população de quase 250.000 habitantes e é um centro universitário, de cultura e comércio da costa oeste da Noruega. Bergen teve a sua própria universidade em 1946, que tem hoje cerca de 17 000 estudantes.

Os habitantes de Bergen são abertos, bem dispostos e comunicativos, mau grado uma geografia de sete colinas que limitou a abertura da cidade ao exterior. O compositor Edvard Grieg é um dos seus filhos, que nasceu e viveu na cidade, e lá compôs várias de suas peças mundialmente famosas.

Devido à sua localização na baía, o sustento de Bergen depende do mar, e hoje em dia, a indústria pesqueira continua sendo importante, no entanto a verdadeira prosperidade de Bergen provem da indústria petroleira do Mar do Norte e do turismo. Em 2000, Bergen recebeu o título de Cidade Europeia da Cultura, e apesar de ser cosmopolita, possui o encanto de uma cidade pequena.

Elevada a cidade pelo rei Olav Kyrre em 1070, Bergen era nessa época a maior cidade do país e a capital de Norgesveldet, uma região que incluía a Islândia, a Gronelândia e parte da Escócia. Durante os séculos XII e XIII, Bergen foi um porto pesqueiro e comercial importante, assim como a capital da Noruega.

Mesmo após Oslo se ter tornado a capital da Noruega, em 1299, Bergen continuou a crescer como um centro de comércio, especialmente graças à exportação de peixe seco, quando se tornou um dos portos da Liga Hanseática. Após um período de declínio no séc. XV, a cidade entrou numa nova época de prosperidade como um centro de navegação.

É uma cidade muito popular quer para turistas noruegueses, quer para turistas estrangeiros, sendo um do principais pontos de paragem para os barcos de cruzeiro que percorrem os mares do norte da Europa. É o ponto de partida do barco Hurtigruten, que viaja pelas costas norueguesas até ao Cabo Norte, sendo também a estação final da linha ferroviária de Bergen (Bergensbanen), que a liga a Oslo, por paisagens de grande beleza natural.

Bergen é uma cidade histórica e encantadora, com sua pitoresca Bryggen Wharf com suas atractivas construções coloridas de madeira que são reflexo da Idade Média, e que foi classificada de Património Mundial da Humanidade pela Unesco, em 1979. Aqui, largas filas de edifícios junto ao caís onde cargueiros e navios mercantes realizam suas actividades, conferindo a Bergen parte do seu característico encanto.

Bergen ainda possui peculiares ruelas empedradas com casas antigas, encontrando-se algumas das mais notáveis junto da estação do funicular de Floibanen, num bairro com ruas e ruelas serpenteantes. A subida no funicular, até ao cimo do monte Floien (320 m), propõe a observação de uma vista soberba de toda a cidade.

Tradição e iniciativa fizeram de Bergen uma das cidades culturais mais energéticas da Noruega, e não é por mera casualidade que o maior evento cultural do país, o Festival Internacional de Bergen, se celebre aqui todos os anos. Nele a cidade oferece uma ampla variedade de actividades, desde eventos culturais a buliçosas partidas de futebol no Brann Stadium. Bergen tem uma companhia de ballet, um estimulante ambiente de jazz e blues e teatros.

A área de Bryggen sofreu um incêndio e foi reconstruída em 1972 e hoje apresenta um dos melhores mercados de peixe e marisco ao ar livre da Noruega. É um destino turístico muito popular e é o ponto de partida para se explorar os fiordes, ou visitar Troldhaugen, a casa do ilustre compositor norueguês, Edvard Grieg.

Frente ao porto encontra-se a Torre Rosenkrantz, construída na década de 1560 pelo governador de Bergen, Erik Rosenkrantz, e incorpora restos de um edifício muito mais antigo, de 1260 e outro de 1520. Perto dela encontra-se uma ampla sala de cerimónias mandada construir pelo rei Hakon Hakonsson em 1261 para a cerimónia de casamento de seu filho. O Bergen Kunstmuseum, que possui magníficas colecções de arte internacional e norueguesa dos séc. XVIII e XIX.

Nenhum comentário: