Olden, um Paraíso na Terra



A paisagem do oeste da Noruega é incomparavelmente bela e surpreendente. Há estradas sinuosas que ligam dois dos fiordes mais conhecidos da Noruega, o Sognefjorden e o Geirangerfjorden, e perto deles encontram-se as pequenas cidades de Byrkjelo, Olden e Loen, e Stryn um pouco maior que as outras três.

Olden é um povoado pitoresco situado nas margens do braço interior do Nordfjord, e está rodeada de alguns dos cenários mais extraordinários e belos da Escandinávia, com seus campos verdejantes, lagos serenos verde esmeralda, cascatas saltitantes que brotam dos montes em todas as direcções, e as suas maravilhosas montanhas coroadas de neve que caiem abruptamente sobre fiordes profundos. Um paraíso de tirar o fôlego...

É uma região com muitos hotéis, cafés e parques de campismo, por ser a zona utilizada como acesso e entrada para a visita ao glaciar, e também para se conhecer o Parque Natural Jostedalbreen. Este parque com 487 Km2, é a região glaciar mais extensa da Noruega, que domina as terras altas da província de Sogn og Fjordane, que em alguns locais apresenta uma capa de gelo de 400 m de espessura e se eleva a 1950 m acima do nível do mar.

A atracção turística por excelência é o glaciar de Briksdalbreen, (um dos braços do glaciar Jostedalsbreen, a maior área glaciárica do continente europeu, próximo de Olden, que muitos, tal como nós, consideram um dos lugares mais extraordinários e belos que alguma vez visitaram. Os rios e os lagos deste lugar são famosos por sua incrível cor verde-esmeralda. Um bom ponto de partida para a visita deste glaciar, e a zona que o rodeia, é o Briksdalsbre Fjellstove, complexo turístico onde se encontra um bom restaurante e uma loja de recordações.

Aqui podemos optar por percorrer a pé o longo caminho até ao glaciar, ou apanhar um 4x4 (veículo sem capota, mistura de pequeno jipe e tractor, da John Deere), mediante o pagamento de avultada quantia (25 € por pessoa), conduzido no nosso caso, por uma senhora simpatiquíssima e experiente condutora, que nos levou por longa, estreita e sinuosa estrada íngreme, até a um caminho em terra batida, que se percorre a pé (cerca de 1 Km) até ao glaciar de cor azul clara. É uma experiência única e inesquecível.

Em algumas épocas do ano, os agricultores, donos das quintas do vale de Oldendal, reúnem-se aqui com os seus cavalos e carroças e levam os visitantes até ao pé do glaciar. Outras actividades muito populares na zona, são as espectaculares caminhadas pela montanha, a pesca, o campismo e os passeios a cavalo.

Outros locais a visitar na região são: A Singersamlinga, a casa de William Henry Singer, de Pittsburg, Peensilvania, que aqui viveu de 1913 até 1943, ano de sua morte. William Singer, foi um pintor e milionário americano, grande benfeitor da comunidade local, cuja extensa obra possui muitas representações de Olden e seus arredores. Algumas delas são exibidas em seu ateliê, na Casa Museu em Olden (aberto ao público durante todo o Verão das 10h00 às 15h00).


Nenhum comentário: