Noruega, um País Idílico



A Noruega é uma estreita e comprida faixa de terra, onde o mar penetra e desenha uma infinidade de fiordes, arquipélagos e ilhotas, num perfil costeiro único no mundo. Esse fenómeno da natureza aumenta em muito o contacto da terra norueguesa com o oceano.

Toda a vida na Noruega depende do perfeito equilíbrio entre o homem e a natureza. O interior é muito frio: Uma cadeia de montanhas, os montes Escandinavos, atravessa o país em todo o seu comprimento. O litoral é mais ameno: Os fiordes penetram por toda a Noruega e formam um cenário de extraordinária beleza.

Estes profundos golfos, que começaram a ser formados na era glacial, são antigas depressões escavadas nas montanhas pelas grandes massas de gelo (glaciares) e posteriormente invadidas pelo mar. O fiorde de Geiranger é um dos mais belos do mundo, e penetra quase 20 km entre montanhas de mais de 1,5 mil metros de altura, sendo possível passear de barco em todo o seu trajecto e ver as cascatas baptizadas de Sete Irmãs, que descem pelas montanhas, um espectáculo da natureza maravilhoso, que atrai turistas de todo o mundo.

O clima da faixa litoral e dos fiordes é temperado e agradável, amenizado pela corrente quente do Golfo do México, vinda do Oceano Atlântico, que traz águas mornas para a costa norueguesa. Por isso, os noruegueses preferiram viver ao longo de seu recortado litoral e aprenderam a aproveitar ao máximo os recursos do mar, desenvolvendo a indústria da pesca, que é uma das principais actividades económicas do país.

Os principais produtos exportados são: Petróleo bruto, gás natural, barcos, metais, produtos químicos, maquinaria, peixe e marisco, ligas metálicas, papel e transportes marítimos.

Uma das únicas regiões do mundo onde se pode ver o "sol da meia-noite", devido à sua proximidade com o Pólo Norte. A Noruega, cujo nome significa "caminho do norte", é o local onde os primitivos habitantes do sul achavam que o mundo acabava.

Até o fim do século IX, a Noruega não era mais que uma vaga referência geográfica. Este quadro modificou-se inteiramente, quando o período de expansão marítima dos povos nórdicos se estendeu até finais do século XI e ficou conhecido como época viking.

Os noruegueses de uma maneira geral apreciam muito a vida ao ar livre. Todos têm direito às terras não cultivadas sem necessitarem pedir autorização ao proprietário para acampar ou colher frutos silvestres para seu próprio consumo. Existe no país uma vida de clube muito activa e variada.

Os noruegueses também são grandes leitores, vendendo-se por ano na Noruega 40 milhões de livros, quase 10 livros por habitante. A cultura norueguesa também é identificada na dramaturgia com Henrik Ibsen (1828-1906), e na música com Edvard Grieg (1843-1907), compositor que criou harmonias e sons de música folclórica norueguesa, de quem podemos ouvir a sequência midi de "Anitra Dance".

Na pintura seu expoente maior é Edvard Munch (1863-1944), um dos pioneiros do expressionismo, que com sua técnica arrojada e com um colorido muito especial, pintou a angústia e a solidão que podem assolar o homem, mas também a alegria e o amor, a vida e a morte. O seu quadro mais famoso, o grito, é sem dúvida a sua obra-prima expressionista, de 1893, uma imagem densa e dramática da angústia moderna.

A Noruega é um país que encanta seus visitantes pela originalidade de sua natureza, pela cultura e nobreza de suas gentes e pelo nível de desenvolvimento político e social, um dos mais altos do mundo.

Até sempre...

Nenhum comentário: